Autor Tópico: Como desaprender o português....  (Lida 1372 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Como desaprender o português....
« Online: 29 de Outubro de 2005, 15:49:36 »
(Especial para quem "escreve" muito no "messenger" e em "chats", ou Como Desaprender o Idioma)

Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil demais mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever, nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual.

No primeiro ano, o "Ç" vai substituir o "S" e o "C" sibilantes, e o "Z" o "S" suave.
Peçoas que açeçam a internet com freqüênçia vão adorar, prinçipalmente os adoleçentes.
O "C" duro e o "QU" em que o "U" não é pronunçiado çerão trokados pelo "K", já ke o çom é ekivalente.
Iço deve akabar kom a konfuzão, e os teklados de komputador terão uma tekla a menos, olha çó ke koiza prátika e ekonômika.

Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko "H" mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. O "CH" çera çimplifikado para "X" e o "LH" pra "LI" ke da no mesmo e e mais façil. Iço fara kom ke palavras como "onra" fikem 20% mais kurtas e akabara kom o problema de çaber komo çe eskreve xuxu, xa e xatiçe.
Da mesma forma, o "G" ço çera uzado kuando o çom for komo em "gordo", e çem o "U" porke naum çera preçizo, ja ke kuando o çom for igual ao de "G" em "tigela", uza-çe o "J" pra façilitar ainda mais a vida da jente.

No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova ortografia devera atinjir o estajio em ke mudanças mais komplikadas serão poçiveis. O governo vai enkorajar a remoçaum de letras dobradas que alem de desneçeçarias çempre foraum um problema terivel para as peçoas, que akabam fikando kom teror de soletrar.
Alem diço, todos konkordaum ke os çinais de pontuaçaum komo virgulas dois pontos aspas e traveçaum tambem çaum difíçeis de uzar e preçizam kair e olia falando çerio já vaum tarde.

No kuarto ano todas as peçoas já çeraum reçeptivas a koizas komo a eliminaçaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaçaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou kriminau ja ke afinau a jente fala tudo iguau e açim fika mais faciu.
Os karioka talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta de eskrever xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo. Os paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar com o D nos jerundio mas ai tambem ja e eskuliambaçaum.

No kinto ano akaba a ipokrizia de çe kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U ou I, i ai im vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem ke fala kum eli ki e muito milio çertu ? os çinau di interogaçaum i di isklamaçaum kontinuam pra jente çabe kuandu algem ta fazendu uma pergunta ou ta isclamandu ou gritandu kom a jenti e o pontu pra jenti sabe kuandu a fraze akabo.

Naum vai te mais problema ningem vai te mais eça barera pra çua açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai iskreve sempri çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e finaumenti todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us publiçitario us blogeru us adivogado us iskrito i ate us pulitiko i u prezidenti olia ço ki maravilia.

RSRSRS

Fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=71402&tid=2426259437483309166&start=1

Offline Atomic Garden

• Nível 18
  • *
Re.: Como desaprender o português....
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2005, 16:09:31 »
Nossa, que visão do inferno! o.o

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2005, 17:12:55 »
Eu escrevo direito!
Aki naum!

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
    • http://por-ventura.blogspot.com
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2005, 17:35:00 »
Desisti de tentar entender na metade do texto.  :parede:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2005, 17:46:38 »
Isso é do fórumpcs Álvaro?

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2005, 17:54:13 »
Claro. Peguei lá ForumPCs

Porque?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Como desaprender o português....
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2005, 17:56:29 »
Nada, só curiosidade.

Citação de: Vexille
Desisti de tentar entender na metade do texto.  :parede:

É porque a fonte no Firefox fica pequena, pega o Opera pra você ver!!!

:lol:

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2005, 01:16:10 »
Hahaha! Oceanos, seu desgraçado. Desista, que não me converterás ao Operanismo.

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2005, 01:18:12 »
Além do mais, porra, o Firefox tem opção de aumentar o tamanho da letra, ora. Mas eu não sou CEGO, feito esses malucos que usam resolução 800x600.

E também eu desisti de ler não foi pela letra pequena, foi pq tnho raiva qnd vjo palavras trturadas e maçacradas por preguissossos e peçoas que naum conhesem o portuges.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2005, 18:02:09 »
Putz... apartir da metade fica foda..

Ultimamente to com controlando ao maximo com "aki" e coisa do tipo!

o proximo passo agora é acentuação! mas esse é mais dificil! :D

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2005, 15:32:04 »
Off:
Aqui a fonte no Firefox fica tão grande quanto no Opera.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2005, 15:37:42 »
Off também:
É feito eu disse, Snake. Tem a opção de alterar o tamanho da fonte. Testa aí, Ctrl + + (leia-se tecla control mais a tecla "mais" :upset: ) pra aumentar a letra, Ctrl + - pra diminuir.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2005, 20:05:52 »
Off: Eu falei zoando. Imaginei que ficaria normal mesmo.. :P

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2005, 21:54:13 »
Citação de: Vexille
Off também:
É feito eu disse, Snake. Tem a opção de alterar o tamanho da fonte. Testa aí, Ctrl + + (leia-se tecla control mais a tecla "mais" :upset: ) pra aumentar a letra, Ctrl + - pra diminuir.

Não é só isso, tem como colocar um tamanho mínimo para fontes.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Novembro de 2005, 22:57:49 »
Citação de: Snake
Não é só isso, tem como colocar um tamanho mínimo para fontes.

Pois é, o Firefox é bom mesmo!  :D

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2005, 11:36:15 »
Li facim,no matter...axu q a criticá u usu de ôtros modos de escrevê ou falá,baseadu num supozto caracter sacruçanto da norma culta do portugueiz demostra uma falta de conhecimentu das relações entre a existência dos códigos línguísticos e a sistematização de tais códigos através de gramáticas.

As regras gramaticais não são um conjunto penitenciário da fala.Elas existem para que se possa comunicar com um grande número de indivíduos sem que haja dificuldade de interpretação.Tais regras devem ser dominadas,mas não exigem que estejamos presos a elas.

A situação comunicativa em que os programas de mensagem instantâneas se enquadram não exige o uso da norma culta da língua...não exige norma nenhuma além daquela que diz:"c vc me intendi e eu tb ti intendo ,tah b",e isso não representa nenhum desvio comunicativo.

A gramática não é nada mais do que uma ferramenta que me está disponível para que eu consiga me comunicar com um grupo vasto e heterogêneo de falantes da língua portuguesa.

Mas se entre as pessoas com as quais estou me comunicando são adimtidos ôtros registos linguistico,eu possu mandah a gramatica pros quintus dus inferno e falah na lingua do p, pãonão popoposso?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2005, 12:14:35 »
Daniel, a questão não é que as normas da língua (Hein???) sejam sagradas ou intocáveis, mas quando o idioma perde sua principal finalidade que é a de comunicar de forma clara e rápida, quando é esta a intenção obviamente, pode ser considerado um erro sim. Se foi desenvolvido uma "linguagem de gueto" na internet pelos jovens, pelo menos são os que me parecem aderir maciçamente a essas práticas, que tornam a leitura difícil e cansativa para os "não adeptos", não se pode exigir que os outros é que mudem para se adaptar a esse novo pseudo-idioma. Algumas práticas realmente tornam a compreensão dos textos difícil, dificultando o aspecto da clareza da comunicação e inviabilizando o aspecto da rapidez dessa comunicação. Acho que essas práticas de "gueto" devem permanecer restritas às panelas que as adotam mas essas pessoas aos se comunicarem com o restante do mundo devem falar na linguagem do mundo e não querer que o mundo mude para falar com elas.

Um aspecto sinistro dessa questão é que tem jovens que já não tem uma boa formação básica no nosso idioma, já não conseguem se comunicar eficientemente pela linguagem escrita e, ao imergirem no mundo da prática dessa forma de comunicação quase-cifrada, acabam criando uma barreira para se comunicarem com as outras pessoas, o que pode prejudicar de forma grave seu desempenho acadêmico e profissional, não é fácil aprender a escrever direito só depois que estiver no curso superior. Poderia ser considerada apenas paranóia se essas jovens soubessesm distinguir a utilização dos dois meios, e tivesse mantivesse a prática e fluência em ambos, mas não é o que está acontecendo em muitos casos. Infelizmente não podemos dimensionar a real extensão do problema sem que uma pesquisa séria seja feita. Como sempre, faltam números.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Como desaprender o português....
« Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2005, 12:27:58 »
Daniel, a questão não é que as normas da língua (Hein???)
Tá bom,reconheço que ficou feioso. :D  :lol:  :D  :lol:

Daniel, a questão não é que as normas da língua (Hein???) sejam sagradas ou intocáveis, mas quando o idioma perde sua principal finalidade que é a de comunicar de forma clara e rápida, quando é esta a intenção obviamente, pode ser considerado um erro sim. Se foi desenvolvido uma "linguagem de gueto" na internet pelos jovens, pelo menos são os que me parecem aderir maciçamente a essas práticas, que tornam a leitura difícil e cansativa para os "não adeptos", não se pode exigir que os outros é que mudem para se adaptar a esse novo pseudo-idioma. Algumas práticas realmente tornam a compreensão dos textos difícil, dificultando o aspecto da clareza da comunicação e inviabilizando o aspecto da rapidez dessa comunicação. Acho que essas práticas de "gueto" devem permanecer restritas às panelas que as adotam mas essas pessoas aos se comunicarem com o restante do mundo devem falar na linguagem do mundo e não querer que o mundo mude para falar com elas.

A função da linguagem verbal (como de qualquer outra linguagem) é comunicar,é claro.Mas eu posso prescindir do uso da norma culta e ,mesmo assim, manter a qualidade do meu diálogo com alguém.Basta que este alguém e eu dominemos,igualmente,algum outro registro linguístico.

A normatização da língua não é prescindível,a gramática deve existir e ser apreendida porque é ela que possibilita que um gaúcho e um acreano se compreendam,ou que um velho de 75 anos e um garotão de 17 conversem sobre sexo... mas cabe aos comunicantes escolher o melhor registro,o registro adequado a cada situação...no final,me parece, falamos a mesma coisa de modos diferentes :) .

Offline Srta. Quaresma

• Nível 02
  • *
    • Comentários de Relevância Duvidosa
« Resposta #18 Online: 26 de Novembro de 2005, 23:07:30 »
A partir do 5º parágrafo eu já não consegui entender mais nada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!