Autor Tópico: Dúvidas sobre placebo/nocebo  (Lida 2405 vezes)

Rhyan

• Visitante
Dúvidas sobre placebo/nocebo
« Online: 20 de Março de 2005, 16:30:16 »
Ontem eu assisti á um programa no Discovery Health sobre placebo. Achei o programa bem exagerado, cheio de evidências anedotas. Então surgiu algumas dúvidas sobre o assunto:

É verdade que uma cirurgia placebo pode ser melhor que uma cirurgia real em alguns casos?
É possível se curar de um câncer ou diminuir o tumor só com placebo?
É possível morrer por causa de nocebo?

Valeu!
[]'s

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Dúvidas sobre placebo/nocebo
« Resposta #1 Online: 20 de Março de 2005, 16:41:54 »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dúvidas sobre placebo/nocebo
« Resposta #2 Online: 20 de Março de 2005, 18:05:21 »
Citação de: Rhyan
É verdade que uma cirurgia placebo pode ser melhor que uma cirurgia real em alguns casos?
É possível se curar de um câncer ou diminuir o tumor só com placebo?
É possível morrer por causa de nocebo?

O Dr. Stefano seria a melhor pessoa para responder, mas vou arriscar.  Pelo que sei, uma cirurgia via de regra é um procedimento invasivo e sempre traz algum risco.  Não é tão raro que se façam cirurgias que no fim se mostram inúteis; há uma considerável pressão por realizar intervenções que "podem" ter efeito.  Portanto não chegaria a ser surpreendente que um placebo funcionasse melhor que uma cirurgia real.  O problema, claro, é que não se pode fazer experimentos conclusivos sem esbarrar em dificuldades inclusive éticas.

Cânceres e tumores podem se curar e diminuir espontaneamente, e portanto também com placebos.

Da mesma forma, tem gente que morre de susto por causa de um barulho mais alto.  Por que não nocebo?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 20 de Março de 2005, 19:55:22 »
Não sei bem se existe "cirurgia" desse tipo, mas sei que existem os "tratamentos com medicação". Uma pessoa pode se sentir melhor só de pensar que está se tratando assim como pode passar mal ao descobrir que tomou o remédio errado, mesmo não apresentando efeito...

Cirurgia é algo usado geralmente como último recurso para o que se precisa tratar.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Março de 2005, 21:18:48 »
O que é nocebo? :mona:
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 20 de Março de 2005, 21:25:54 »
Nocebo é o efeito contrário do Placebo. Placebo faz a pessoa se sentir melhor e até sarar de uma doença. Nocebo faz ela passar mal até pegar uma doença. Extremamente nocivo para os hipocondríacos...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 21 de Março de 2005, 18:27:33 »
Valeu galera!

Fernando o 1o link é muito bom!

Vou dar um ex. de nocebo:
Fizeram uma experiência com quimioterapia-placebo, ou seja, uma quimioteratia falsa. Mas mais da metada das 'cobaias' apresentaram os sintomas colaterais da quimioterapia.

[]'s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!