Autor Tópico: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas  (Lida 1867 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Seqüestros extraterrestres e memórias falsas
« Online: 06 de Novembro de 2005, 14:24:38 »
Seqüestros extraterrestres e memórias falsas

MARCELO GLEISER
COLUNISTA DA FOLHA

Tente se lembrar de algo que aconteceu durante a sua infância, quando você tinha uns seis ou sete anos de idade. Pode ser uma cena qualquer, mas algo importante em sua vida. Por exemplo, quando eu tinha sete anos, caí na escola durante o recreio e cortei feio o joelho. Lembro-me do sangue, de chorar muito e de meu pai chegando esbaforido, bravo, porque teve de deixar os pacientes esperando. Quantos desses detalhes são, de fato, reais? Será que somos capazes de realmente recordar coisas que ocorreram há muito tempo? Ou será que muitas de nossas memórias são inventadas ou ao menos parcialmente recriadas?

Essa questão vem sendo estudada com muito cuidado por vários profissionais, de psicólogos a advogados. Isso porque memórias falsas podem criar problemas sérios, por exemplo em denúncias de crimes sexuais domésticos ocorridos no passado. A situação é complicada, pois seria de fato injusto acusar um pai ou tio de ter molestado sexualmente um menor de idade se isso não aconteceu. Por outro lado, se aconteceu, o pai ou tio criminoso tem de ir para a cadeia. Como provar se a memória é real ou fabricada? Ninguém sabe como responder a essa pergunta. Se não existem provas concretas do que ocorreu, infelizmente o criminoso pode escapar impune. Ou um inocente pode ir para a prisão e uma família ser destruída.

É muito mais fácil ver o improvável quando acreditamos nele

Foi esse tipo de questão que motivou uma psicóloga da Universidade Harvard a estudar uma outra situação na qual memórias falsas podem estar presentes, relatos de seqüestro por seres alienígenas. Na verdade, Susan Clancy, que acaba de lançar um livro chamado "Abduzidos: Como Pessoas Passam a Acreditar que Foram Seqüestradas por Alienígenas", usou esses casos para mostrar que memórias falsas não só existem como podem ter tamanha força emocional que aparentam ser verdadeiras.

Clancy entrevistou 50 pessoas que dizem ter sido abduzidas por seres extraterrestres. Algumas até acreditam terem sido vítimas de vários seqüestros. Aparentemente, nos EUA cerca de 1 milhão de pessoas declaram ter sido seqüestradas. Não conheço a estatística no Brasil, mas acredito que não seja muito diferente. Conforme afirmou Clancy, "isso não significa que essas pessoas sejam loucas. Pelo contrário, muitas delas são articuladas e altamente inteligentes. A tendência em acreditar em coisas sobre as quais a ciência não tem provas é muito comum". Imagino que o leitor possa pensar em um ou dois exemplos. Fantasmas? O monstro do lago Ness? No caso dos alienígenas, não existe mesmo nenhuma evidência concreta de que tenham visitado a Terra no passado ou que estejam no momento por aqui, apesar dos inúmeros relatos e de suspeitas de intrigas governamentais.

Clancy atribui os relatos a um estado entre a consciência e o sono, durante o qual alucinações são comuns. Em geral, os pacientes lembram-se do seqüestro quando sob hipnose. O mesmo ocorre com relatos de violência sexual.

A grande diferença é que, sem dúvida, muitos dos relatos de abusos sexuais são reais, enquanto os seqüestros por alienígenas são falsos. Pelo menos até que uma prova concreta surja, um circuito ou uma liga metálica que não exista na Terra, a solução de um grande problema matemático, o seqüestro de um cientista sério que obtenha alguma evidência que não seja apenas um relato oral. É muito mais fácil ver o improvável quando acreditamos nele. Por outro lado, se nossos olhos estiverem sempre fechados, não o veremos nunca.

Fonte: Folha On-line

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Re.: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas
« Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2005, 19:46:20 »
Como provar se a memória é real ou fabricada? Ninguém sabe como responder a essa pergunta.

Se ninguem sabe como provar uma memoria real, como pressupor a existencia de uma falsa???
Precipitado isso, nao?

Para mim, geralmente quem fantasia nao é por acreditar, ainda que inconscientemente, que a experiencia ocorreu, e sim por mentir e inventar deliberadamente, entre outras hipoteses que nao a da memoria falsa.No caso da violencia sexual citada no texto, ja defendi um cidadao exatamente na mesma situacao.Foi só eu "pressionar" a crianca, que se encontrava tutelada pela mae, que ela "revelou" que estava mentindo.Nada a ver com memoria falsa...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
Re: Seqüestros extraterrestres e memórias falsas
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2007, 12:07:22 »
 O que poderia acontecer com essas pessoas, é a falta de atenção na infancia, e quando adultos tende a querer chamar atenção. Muitos casos sobres mulheres que dizem ter sido engravida por extraterrestres, mostram que estas mulheres sofreram violência, e carencia afetiva na infância. Sua esmagadora maioria diz que seu primogênito, ira trazer uma mensagem sagrada vinda do Céu(assim como Maria). E sempre dão toques amorosos aos seres que a possuiram... Exemplo: Uma dizia; "...ele era alto e tinha olhos grandes, mas gentis..."
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Josilene

• Nível 21
  • *

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2007, 12:27:19 »
Jô!!!!!! Você voltou!!!!

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2007, 12:29:40 »
Sentiu minha falta????????????????????????????

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2007, 12:36:39 »
Er... Vou sentar e assistir de camarote a hora que você e Raph se encontrarem! :D

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2007, 12:58:03 »
Quem é Raph?????

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2007, 13:02:29 »
Olha! A Josilene é aquela que saiu quando eu entrei… :P

Raph é o Raphael...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2007, 13:09:48 »
Alguem podeme lembrar o que aconteceu com o Raphael. Pois não entendi.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2007, 19:01:47 »
 :| Eu também não.

:sleepy: faz de conta que não saímo completamente do assunto do tópico).

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2007, 20:27:51 »
Malditos coelhos marcianos!!!!!!!

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2007, 06:41:57 »
Meu Deus!!!!!!!!!!!!.............. Onde fica o botão para apagar a conta?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Raphael

• Visitante
« Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2007, 13:00:12 »
Alguem podeme lembrar o que aconteceu com o Raphael. Pois não entendi.
Oi, eu sou o Raphael, é só você ver o meu nome na minha assinatura. O que você tem pra Gui falar assim de você?

E outra, seja re-benvinda. :D

Raphael

• Visitante
« Resposta #14 Online: 24 de Abril de 2007, 13:01:04 »
Meu Deus!!!!!!!!!!!!……… Onde fica o botão para apagar a conta?

Clica com o botão esquerdo do mouse lá em cima, onde tem escrito a palavra, perfil, depois disso, clique em apagar minha conta, é fácil, tenta só. :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!