Não é isso que vejo no darwinismo. Há uma atitude quase religiosa quando se fala do poder da seleção natural. Lembro que muitas teorias cristalizam e passam a verdades por definição. O sistema Ptolomaico durou tanto tempo porquê?
Seleção natural seleciona os melhores, não é uma entidade em si, é apenas a razão de ser das coisas. Veja bem, seleção natural está em tudo, inclusive no que o homem faz,ela está quando tem dois times jogando futebol, quando você sai na balada procurando namoradas, quando pessoas buscam promoções no trabalho, etc.
Na natureza então nem se fala. O homem usa seleção natural a seu favor a milênios, é o que ele faz quando seleciona as melhores variedades de vegetais, quando faz cruzamento entre bois campeões e suas vacas, cachorros, etc.
Seleção natural na informática permitiu ao homem uma forma nova de criar coisas, tem tópicos nesse fórum onde se fala de Programação Genética, que nada mais é do que Evolução usada na informática empenhada em resolver problemas, e resolve, há pelo menos 33 casos onde o resultado conseguido foi igual ou superior ao conseguido por seres humanos (onde nesses casos foi possível registrar a patente como invenção nova).
Seleção natural não é nenhuma divindade, não é nenhuma entidade, é apenas o resultado da equação da "sobrevivência" dos seres no meio em que vivem.
falsear algo não é o mesmo que dizer que é verdadeiro.
Não, falsear algo é o contrário de dizer que é verdadeiro. Falsear implica em dizer que uma hipótese vai estar errada se x, y e z ocorrerrem. Uma coisa verdadeira não é falseável, porque ela é verdadeira e fim de papo.
Hoje sabemos porque estamos aqui. É por atitudes destas, que não é só o Dawkins que tem, que eu acho que o Darwinismo é mais que uma teoria científica. É também uma ideologia. E a seleção natural uma espécie de Deus.
Teorias científicas explicam fatos, isso que você falou também poderia ser aplicado a Teoria da Gravidade, será a ação da Gravidade um tipo de divindade?
E a Teoria da Eletricidade? E a Teoria da Física Quântica?
Há fatos muitos simples da Evolução:
a) Espécies se adaptam ao meio via seleção natural.
b) Ocorre especiação quando a diferença genética se acentua ao longo das gerações.
c) Todos seres sofrem mutações genéticas, seleção natural fixa isso.
A obrigação de um cientista é destruir teorias, mas no Darwinismo isso parece não acontece.
Isso é impressão sua, a discussão no meio científico é grande, mas o que está sendo discutido é como ela ocorre e não se ela ocorre, já que fatos como estes acima são bem claros.
Todos os que tentam criticar o Darwinismo de uma forma ou de outra (e não falo dos criacionistas) correm sério riscos de Knockout.
Por exemplo? As críticas que eu vejo tratam de tudo menos do Darwinismo em si. É muito comum falar que a seleção natural é má, que é imoral, que ninguém quer ser filho de macaco, etc, etc. Mas Evolução não é ideologia, ninguém vive segundo as "sagradas escrituras" de Darwin, e, principalmente, nada disso torna a Evolução mais ou menos real. Uma Teoria ser "ruim" ou "má" ou "imoral", segundo algumas pessoas já que é algo subjetivo sempre, não torna uma Teoria falsa ou irreal.
A obrigação de cientistas como Dawkins seria apresentar nos seus livros os pontos menos bons da explicação Darwinista.
Não necessariamente, ele está divulgando a Teoria dele, cabe aos outros cientistas refutar se possível o trabalho dele. Se os cientistas só falassem mal de suas teorias, as coisas não iriam para frente nunca. "Pra que inventar a eletricidade? Ela dá choque, pode matar, logo eu só posso falar mal dela, sendo que o ideal é não inventá-la".