Eu na verdade não compreendo o porquê da rivalidade... A idéia é que os estudantes das particulares precisam compreender que o que eles fazem é alternativa, que só pagam fortunas em faculdade porque o governo, em vez de botar verba na pública pra abrir mais vaga, prefere privatizar o ensino.
No que, do ponto de vista econômico, o governo faz muito bem. Sinal de que ainda restam algumas cabeças pensantes lá em Brasília.
Isto está mais que claro com o ProUni. A luta pela universidade pública pra todos deveria ser deles!, e não somente nossa.
A minha luta é pela universidade PAGA pra todos, o que inclui, claro, as universidades estatais.
Pra quem não pode pagar, que o governo ofereça opções de financiamento que serão pagos quando o sujeito se formar... ou mesmo se largar o curso. Ao menos haveria mais compromisso e não haveria tanta evasão.
Quem paga particular é porque não teve ensino fundamental e médio de qualidade, isso é mais que claro.
Repito: o governador de Minas, Aécio Neves, é graduado em Direito pela PUC-MG. É bem plausível que ele tenha feito PUC porque não passou na UFMG, mas é um mito que só faz particular quem não teve uma boa base no ensino médio (imagino que o neto do Tancredo tenha estudado no melhor colégio de BH). Depende da particular: com as mensalidades que algumas, as de melhor infra-estrutura, cobram, só classe média pra riba estuda nelas.
O vestibular das universidades públicas nos cursos "vedetes" (Direito, Engenharias, Administração e, principalmente, Medicina) costuma ser bastante concorrido, de modo que muita gente "boa" fica pelo caminho e tem que recorrer a uma particular.
Aí bate um mode:aristóteles na gente e passamos a crer que tem gente que nasceu pra escravo mesmo - ou pra ser estagiário nosso, trabalhar o dobro e ganhar metade.
No órgão em que trabalho, dos procuradores novos, só um se formou em Direito em universidade pública (UFJF). Um dos que assumiu, formado pela Gama Filho do Rio, por sinal já foi embora: virou juiz em Santa Catarina.