Autor Tópico: Josefo e uma intrigante semelhança  (Lida 615 vezes)

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Josefo e uma intrigante semelhança
« Online: 10 de Novembro de 2005, 21:14:06 »
Na sua autobiografia, Flávio Josefo diz:

And when I was sent by Titus Caesar with Cerealins, and a thousand horsemen, to a certain village called Thecoa, in order to know whether it were a place fit for a camp, as I came back, I saw many captives crucified, and remembered three of them as my former acquaintance. I was very sorry at this in my mind, and went with tears in my eyes to Titus, and told him of them; so he immediately commanded them to be taken down, and to have the greatest care taken of them, in order to their recovery; yet two of them died under the physician's hands, while the third recovered.

Tradução Livre:

Quando fui enviado, por Tito César, com Cerealins (?) e milhares de cavaleiros, para uma aldeia chamada Thecoa, com a finalidade de saber se ali seria um bom lugar para um acampamento, enquanto voltava, vi muitos prisioneiros crucificados, e lembrei de três deles como meus antigos conhecidos. Aquilo muito me entristeceu e, com lágrimas nos olhos, fui até Tito falar sobre eles. Então ele imediatamente ordenou que fossem retirados e que a eles fossem dados os melhores cuidados para que se recuperassem. Porém, dois deles morreram nas mãos dos médicos, enquanto o terceiro se recuperou.

Então temos:

a) Três crucificados (Marcos 15:27);

b) Alguém pedindo por eles a um comandante romano (Marcos 15:43);

c) Um deles se recuperando (ah, isso vcs já sabem!).

O evangelho de Marcos pode ter sido composto por volta do ano 80 E.C., e a autobiografia de Josefo por volta do ano 95 E.C. Porém, como essas datações são geralmente controversas e inexatas, talvez a hipótese de que alguém tenha se inspirado em Josefo para dar uma colorida a mais na narrativa da morte de Jesus não seja um desatino.

PS: correções na tradução são bem-vindas. 8-)
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
Re.: Josefo e uma intrigante semelhança
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2005, 18:55:25 »
Josefo fala de profetas ressussitando e passeando por Jerusalém após a ressurreição de Cristo? Não?!  Que descuidado! Ainda bem que o evangelista não esqueceu desse pequeno detalhe "histórico".
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!