Autor Tópico: Missões evangélicas ameaçam a cultura indígena no Brasil  (Lida 1597 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Missões evangélicas ameaçam a cultura indígena no Brasil
« Online: 13 de Novembro de 2005, 13:52:43 »
Fonte: Correio Braziliense

Paloma Oliveto
Do Correio Braziliense

13/11/2005
10h46

Mais de 500 anos após a ação de padres jesuítas, a cultura dos índios brasileiros está novamente ameaçada por crenças religiosas do homem branco. Agora, são missionários ligados a igrejas evangélicas que aproveitam a ausência do Estado em várias aldeias para prestarem assistência social e, ao mesmo tempo, propagarem a religião cristã entre os indígenas. Para evitar um novo etnocídio, a Fundação Nacional do Índio (Funai) vai recadastrar, até o final do ano, as missões que atuam entre essas populações. Uma das motivações do órgão foi a ação dos agentes da Jovens com uma Missão (Jocum), que em abril retiraram da aldeia oito índios zuruahá – considerados totalmente isolados e tutelados pelo estado – sem a autorização do governo e os levaram para São Paulo.

Na sede da Funai, há 54 missões religiosas cadastradas, mas o número pode ser maior, já que muitos missionários conseguem se infiltrar entre os indígenas, sem o conhecimento do órgão. Com um orçamento anual de pouco mais de R$ 100 milhões, a fundação reconhece a dificuldade de fiscalizar todas as 257 terras indígenas do país. E também assume que as missões acabam encontrando brechas nos lugares onde a assistência do governo é falha. “As missões não têm como finalidade levar saúde e educação aos índios. O que querem é ‘salvar almas’. Terminam fazendo trabalhos pontuais nessas áreas como moeda de troca”, acusa o indigenista Izanoel Sodré, coordenador regional da Amazônia Ociental.

Segundo a Funai, a estratégia dos missionários é contactar pequenos grupos, que acabam levando a religião para dentro das aldeias. O modelo jesuíta de traduzir a Bíblia para as línguas indígenas ainda é adotado pelas organizações, como forma de aproximação cultural. Em alguns casos, a resistência é grande.

Proibições
Durante cinco anos, o mairuna André Chapiama foi atraído por missionários da Assembléia de Deus e da Igreja Batista. Para isso, teve de abandonar sua cultura. “Eles não deixavam de jeito nenhum a gente se pintar nem fazer nossos rituais”, conta. André tentou ajudá-los a construir templos dentro da aldeia, próxima a Atalaia do Norte (AM), mas os pajés destruíram as obras. “Era uma minoria que aceitava a religião evangélica”, conta o índio, que desistiu da igreja dos brancos. “Hoje não freqüento mais, tenho a crença do meu povo”, garante.

Donos de um dos rituais funerários mais bonitos e misteriosos dos índios brasileiros, os bororo, nação que vive no Mato Grosso, foram, há 100 anos, proibidos de seguir sua cultura e falar a língua própria, depois que os padres salesianos começaram a evangelizar a etnia, em 1910. Hoje, a igreja católica continua presente entre eles, mas não interfere nos ritos. Os bororos conseguiram recuperar as tradições e voltaram a realizar funeral. “Agora, os xamãs tentam resgatar a cultura, mas continua havendo missas dentro das aldeias”, critica o xavante Jurandir Siridiwê, presidente do Instituto das Tradições Indígenas, organização não-governamental que promove o patrimônio cultural indígena.

Siridiwê, que trabalha em um projeto de revitalização da cultura dos bororo, conta que, entre os xavante, a investida das missões também é grande. “Das oito reservas, apenas duas não têm contato com missionários”, diz. “O resto, fala e canta em gospel. É muito contraditório com as tradições dos nossos povos”, critica.

Pecado
“Esse tipo de evangelização está acabando com a nossa cultura”, decreta Marinaldo Macuxi, coordenador do Conselho Indigenista de Roraima. Ele diz que os missionários evangélicos impõem a religião à medida que trabalham junto às comunidades a noção de pecado. “Na cultura indígena, não existe pecado. Mas eles dizem que comer determinada comida é pecado, beber um tipo de bebida é pecado, fazer um ritual é pecado. Isso é um absurdo, eles não podem interferir”, diz.

Marinaldo reconhece, porém, a importância de uma missão católica, o Conselho Indigenista Missionário, na luta pela homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol. “Eles (do Cimi) não fazem interferência cultural, respeitam nossas tradições”, avisa.

O coordenador da regional norte do Cimi, Günther Loebens, diz que, hoje, a Igreja Católica não presta mais o papel de conquistadora espiritual dos índios, como fez no passado. “Nosso interesse é defender a vida e a cultura dos povos. Tentar substituir as crenças indígenas por outros valores é uma agressão”, reconhece.

Já o presidente da missão evangélica New Tribes no Brasil, Eduardo Luz, não vê problemas em evangelizar os índios. “Não impomos nada. Apresentamos o evangelho e deixamos que ele faça a escolha”, justifica. Quanto às mudanças na tradição decorrentes dessa escolha, Luz defende que a cultura não é estática. “Tem razão. Mas somente quando os elementos que pertencem a essa cultura busquem a mutação, e não sejam induzidos, como acontece com as missões”, rebate Izanoel Sodré.

Fundada em 1953, a norte-americana New Tribes é uma das maiores missões evangélicas em atuação no Brasil e está presente em 47 aldeias de todas as regiões do país. Um grupo de 498 missionários atuam entre os índios, investindo também nas áreas de saúde e educação. Segundo Eduardo Luz, no ano que vem, haverá um encontro com quatro mil índios que se transformaram em pastores evangélicos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Missões evangélicas ameaçam a cultura indígena no Brasi
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2005, 15:45:07 »
Ah, paciência. Cultura está aí pra mudar, mesmo.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2005, 17:20:04 »
(...) “Tem razão. Mas somente quando os elementos que pertencem a essa cultura busquem a mutação, e não sejam induzidos, como acontece com as missões”, rebate Izanoel Sodré. (...)

Alguém traduz iss'aí pra eu, please.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2005, 22:28:09 »
Ele está dizendo que os índios podem ser assimilados pela cultura ocidental, se quiserem.  Mas não devem ser ativamente encorajados a fazê-lo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2005, 11:40:02 »
Encorajados? Eles estão é sendo forçados pelos religiosos!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2005, 11:49:18 »
Esse negócio de missionário americano em aldeia de índio é comum, o governo brasileiro não está nem aí, esses missionário vem para cá aos montes e inguém controla isso.

Depois esses crentes gringos tomam uns tiros ou umas flechadas e todo mundo fica indignado, mas ninguém  questiona o que o sujeito tava querendo ali.

Os índios deveriam ser menos bundões e mandar flecha para cima desses missionários se eles não gostam deles, por serem legalmente "silvícolas" eles podem fazer isso sem ir em cana.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2005, 12:33:26 »
se um fanático TJ vier à porta da minha casa me pentelhar, das duas uma;
ou falo que não interessado e fecho a porta, ou me deixo converter. sofri um etnocídio em miniatura? afinal, a cultura da minha casa foi mudada depois desse dia. cadê os articulistas pra escreverem em minha defesa? índio pode e eu não?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2005, 15:18:33 »
Citação de: Roberto
(...) “Tem razão. Mas somente quando os elementos que pertencem a essa cultura busquem a mutação, e não sejam induzidos, como acontece com as missões”, rebate Izanoel Sodré. (...)

Alguém traduz iss'aí pra eu, please.

Só comentado:

Esse sodré ai e outro sodré né? Não é aquele que agente conhece não certo?
"The patient refused an autopsy."

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2005, 15:28:30 »
Detesto missionários...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Re.: Missões evangélicas ameaçam a cultura indígena no B
« Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2005, 16:39:47 »
Citação de: Stéfano
Detesto missionários...

Eu idem. Pena que não existam mais tribos antropófagas (?), do tempo do bispo Sardinha!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!