Autor Tópico: o que tem de bom nas mitologias religiosas?  (Lida 968 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
o que tem de bom nas mitologias religiosas?
« Online: 14 de Novembro de 2005, 01:22:22 »
Assim como a história do "Pedrinho e o lobo" não precisa ser verídica para ser uma estorinha que demonstra que mentindo você pode se ferrar, ou como pode se ler "a arte da guerra" de Sun Tzu e aplicar os conceitos metaforicamente em outras coisas que não guerra, acho que as mitologias diversas também talvez tenham algo de útil, independentemente de serem contos fictícios.

Acho que talvez até independentemente de uma interpretação mais "literal" poderem ser muito reprováveis moralmente, talvez seja possível em muitos casos extrair algo de útil.

Alguém aqui concorda com essa perspectiva, e saberia dizer de passagens, trechos ou contos, de qualquer religião ou mitologia, dos quais possa se extrair algo de útil?

Eu não conheço muito, mas eu suponho que tenha que algo de bom no final das contas acabe contando por parte da longevidade das religiões. Não acho que sobreviveriam se fossem só sandice, pura e concentrada, ainda que possa ocorrer em muitos casos, e mesmo os religiosos possam se perder nas interpretações e extrair só o que há de pior.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: o que tem de bom nas mitologias religiosas?
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2005, 01:44:32 »
Citação de: Danniel
Assim como a história do "Pedrinho e o lobo" não precisa ser verídica para ser uma estorinha que demonstra que mentindo você pode se ferrar, ou como pode se ler "a arte da guerra" de Sun Tzu e aplicar os conceitos metaforicamente em outras coisas que não guerra, acho que as mitologias diversas também talvez tenham algo de útil, independentemente de serem contos fictícios.

Acho que talvez até independentemente de uma interpretação mais "literal" poderem ser muito reprováveis moralmente, talvez seja possível em muitos casos extrair algo de útil.

Alguém aqui concorda com essa perspectiva, e saberia dizer de passagens, trechos ou contos, de qualquer religião ou mitologia, dos quais possa se extrair algo de útil?

Concordo e ainda acho a sua afirmação tímida.  Há muita coisa de útil em quase toda verdadeira tradição religiosa.  Muito do desenvolvimento da ética estava atrelado a elas até bem recentemente.

Para citar o Cristianismo, é possível fazer diálogos e mesmo pregações bastante construtivas com base no Evangelho de Lucas (principalmente a Parábola do Bom Samaritano) - ou, de uma forma bem diferente, no Cântico dos Cânticos, também conhecido como Cantares de Salomão.

Eu gosto muito da perspectiva de Ken Wilber sobre o assunto, que em resumo diz que é preciso consolidar estágios mais primitivos e egocêntricos de formação de valores morais para poder de fato passar para os estágios seguintes, mais altruístas e ambiciosos.

Muito do motivo por que criticamos as religiões está no descuido delas em respeitar essa sequência orgânica de consolidação de valores.  Na situação estereotípica se cobra desde o início que as crianças tenham algum tipo de compreensão instintiva de modelos sofisticados de moral e sociedade.  Isso, é claro, gera culpas sem sentido.

Eu não conheço muito, mas eu suponho que tenha que algo de bom no final das contas acabe contando por parte da longevidade das religiões. Não acho que sobreviveriam se fossem só sandice, pura e concentrada, ainda que possa ocorrer em muitos casos, e mesmo os religiosos possam se perder nas interpretações e extrair só o que há de pior.

Realmente, se fossem puramente destrutivas as religiões nunca teriam durado tanto.

Há explicações para tal.  Uma delas é a tradição oral, que tanta falta faz hoje em dia.  Outra, mais cínica, é a função social da religiosidade.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
o que tem de bom nas mitologias religiosas?
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2005, 13:03:49 »
Inspiração. Como nas ficções  modernas. Quem nunca quis ser/fazer como aquele mocinho do filme? 8-)
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2005, 12:22:23 »
a única coisa boa é destruí-las.

e até isso tem sido tedioso ultimamente.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2005, 13:14:34 »
As religiões tem seu lado útil, até hoje ninguém inventou um outro jeito melhor para controlar grandes massas populares.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Re: o que tem de bom nas mitologias religiosas?
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2005, 23:31:19 »
Citação de: Luis Dantas
Citação de: Danniel

Concordo e ainda acho a sua afirmação tímida.  Há muita coisa de útil em quase toda verdadeira tradição religiosa.  Muito do desenvolvimento da ética estava atrelado a elas até bem recentemente.

Para citar o Cristianismo, é possível fazer diálogos e mesmo pregações bastante construtivas com base no Evangelho de Lucas (principalmente a Parábola do Bom Samaritano) - ou, de uma forma bem diferente, no Cântico dos Cânticos, também conhecido como Cantares de Salomão.

Eu gosto muito da perspectiva de Ken Wilber sobre o assunto, que em resumo diz que é preciso consolidar estágios mais primitivos e egocêntricos de formação de valores morais para poder de fato passar para os estágios seguintes, mais altruístas e ambiciosos.

Muito do motivo por que criticamos as religiões está no descuido delas em respeitar essa sequência orgânica de consolidação de valores.  Na situação estereotípica se cobra desde o início que as crianças tenham algum tipo de compreensão instintiva de modelos sofisticados de moral e sociedade.  Isso, é claro, gera culpas sem sentido.

Realmente, se fossem puramente destrutivas as religiões nunca teriam durado tanto.

Há explicações para tal.  Uma delas é a tradição oral, que tanta falta faz hoje em dia.  Outra, mais cínica, é a função social da religiosidade.

:dedos:  :louva:

Eu adoro contos com licoes de moral.Pode nao ser util para sua personalidade e estilo de vida, mas adoro envia-los a pretendentes :wink: .Sabe quando voce nao quer se expor falando a verdade nua e crua e se auxilia de um continho bem meloso... :D
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Srta. Quaresma

• Nível 02
  • *
    • Comentários de Relevância Duvidosa
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2005, 00:13:59 »
Danniel, eu estava lendo sobre isso ontem. Essa história de Pedro e o Lobo é uma fábula. Fábula é um “gênero literário” de onde se tira alguma lição de moral, no caso desta: a de que a mentira pode trazer conseqüências ruins. Se você quiser se aprofundar pode ler Fábulas de Esopo ou as de La Fontaine (há mais, porém essas são as únicas que li e poderia recomendar) e notar as diferenças entre estas e mitologia. :)

Mitologia é diferente. O que tá no Gênesis, por exemplo, é mitologia e não tem nenhuma lição de moral. É diferente da história de Pedro e o Lobo. E muito embora algumas possam trazer essa característica (ter algo de bom no final, uma mensagem, lição de moral ou qualquer coisa do tipo), no geral somente “sandice” pode sim permanecer. Porque no fim das contas não é isso que conta na capacidade de longevidade das religiões.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2005, 15:26:20 »
Então as religiões são mitos e fábulas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2005, 16:39:42 »
Os ensinamentos em si são, sim.  Mas há também a forma como se lida com eles.

A função da religião é inspirar, não "ser verdadeira".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2005, 18:15:27 »
Citação de: QUASAR
As religiões tem seu lado útil, até hoje ninguém inventou um outro jeito melhor para controlar grandes massas populares.

É, como já dizia Napô!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!