Autor Tópico: como poderia ter evoluído a "tábula rasa"?  (Lida 923 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
como poderia ter evoluído a "tábula rasa"?
« Online: 15 de Novembro de 2005, 13:18:40 »
Alguém saberia como os "blank slaters" defendem que tenha ocorrido a evolução da mente e do cérebro humano?

Qual seria a vantagem adaptativa conferida em se perder totalmente os instintos?

Teria sido realmente vantajoso, ou apenas seria uma adaptação que pôde se perder, apenas por acaso, ou ainda levando alguma pequena vantagem por "eliminação de bagagem", na medida que a capacidade maior de aprendizagem de comportamento foi substituindo a necessidade do comportamento instintivo?

E como evoluiria a inexistência total de qualquer influência genética em tendências comportamentais? Aliás, como isso poderia funcionar fisiológicamente?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re.: como poderia ter evoluído a "tábula rasa"?
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2005, 15:15:52 »
Eu não acho que tenhamos perdidos os intintos. Apenas reprimido grande parte deles e um ou outro perdido.
Mas todo homem ainda tem o intisto de reprodução (não adianta mentir religiosos. Até vocês querem sexo.)
Nós temos certos medos instintivos. Todos tem o instinto de sobrevivencia (eu quero viver!!!!!!!!!), etc.

E o que seria essa tal tabula rasa e os "blank slaters"?
"The patient refused an autopsy."

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2005, 15:26:38 »
Felipe, você precisa ler "Tábula Rasa", do Pinker.

Resumindo, tábula rasa é o conceito de que nós nascemos como um computador com sistema operacional muito básico, só o suficiente para sobreviver. Assim, todos somos mentalmente iguais ao nascimento e todas as diferenças entre nós são frutos do meio ambiente. Esse conceito ignora completamente comportamentos inatos e características herdadas geneticamente. Também é compatível com o dogma espírita de que o cérebro não pensa, mas sim que é uma "antena" para o espírito.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2005, 15:34:34 »
E o que seria essa tal tabula rasa e os "blank slaters"?

Isso aí que o dr. falou, e "blank slate" é o termo em inglês, "blank slaters" são como eu chamei os defensores dessa idéia.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2005, 15:38:34 »
Só pra deixar claro, o conceito de tábula rasa foi completamente descartado pela neurociência nas últimas décadas.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Atheist

• Visitante
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2005, 17:34:52 »
Comecei a ter um pé atrás em ler o livro... Ele realmente passa centenas de páginas tentando mostrar que não temos instintos (ou algo assim, que simplifiquei para dar ênfase  :roll: )?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2005, 18:28:29 »
:o

O livro fala exatamente o oposto a isso.

:o

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2005, 21:37:26 »
Eu comprei ele anteontem :D

Olha, é fantástico. Na verdade o livro está querendo provar que a tábula rasa é uma ideologia e o quanto temos a ganhar jogando isso bem longe das nossas vidas. Tipo, o centro do livro é o conceito de "tábula rasa", mas ele também fala de outras coisas como o dualismo corpo-alma e da  idéia de que o que é natural é necessariamente bom, e ele encadeia as coisas de um modo MUITO convincente e mostra que é MUITO ridículo levar essas coisas a sério.

Até onde eu li, e se entendi direito, o Pinker fala que os defensores da idéia acham que vem tudo da criação da pessoa, que o cérebro é plástico o suficiente pra se moldar de acordo com todas as vivências da pessoa. Que naturalmente o homem é definido "geneticamente" por ter que comer e dormir e cagar, mas que a importância do organismo da pessoa só vem do fato de o corpo ser "substrato" pra "cultura", uma coisa meio dualista corpo-e-alma. Tipo aquilo do "ilha das flores", sabem, que o homem só é homem pelo encéfalo desenvolvido e polegar oposto ao indicador haha.

Tem até uns exemplos legais no livro, tipo o do cara que diz que o gosto por sexo é adquirido e não que "vem de fábrica" :lol:

E diz que isso se restringe às ciências humanas, que nas biológicas o pessoal já se acostumou à idéia. Hm. Assim que eu acabar de ler volto aqui, ok?

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2005, 21:39:19 »
Ah. Diz que dizem que não é que o instinto desapareceu, é mais que ele NÃO EXISTE senão em precisar comer e dormir.

Parte II, lá na livraria do prédio de história (lineu prestes 335 cidade universitária são paulo) o livro está custando MERAS QUARENTA E SETE pilas, não percam. Esta semana tem feira de livros por lá tbm, então juntem suas moedinhas e vamos à farra. :D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: como poderia ter evoluído a "tábula rasa"
« Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2005, 22:01:28 »
Citação de: rizk
Ah. Diz que dizem que não é que o instinto desapareceu, é mais que ele NÃO EXISTE senão em precisar comer e dormir.

Pois é, mas isso só faria sentido de um ponto de vista que supusesse que no princípio estava lá a Terra, desabitada e sem graça, mas de repente começam  milhões de pequenas explosões de nuvens de fumaça como as dos mágicos, separadas por alguns metros, e quando cada nuvem se dispersa, tem um animal novinho em folha, já com seu comportamento instintivo característico.... menos os primeiros humanos, que surgiram já com algum aprendizado...

Ou alternativamente, todas as espécies poderiam ter tido seu curso evolutivo, e apenas o ser humano vindo de uma nuvem de fumaça sem ter herdado qualquer instinto.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2005, 23:17:12 »
Esse livro é muito bom, mesmo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2005, 23:27:07 »
Ufa!!!!

Fiquei aliviado agora!  :D  :roll:

Atheist

• Visitante
Re: Re.: como poderia ter evoluído a "tábula rasa"
« Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2005, 23:30:59 »
Citação de: Danniel
Citação de: rizk

Pois é, mas isso só faria sentido de um ponto de vista que supusesse que no princípio estava lá a Terra, desabitada e sem graça, mas de repente começam  milhões de pequenas explosões de nuvens de fumaça como as dos mágicos, separadas por alguns metros, e quando cada nuvem se dispersa, tem um animal novinho em folha, já com seu comportamento instintivo característico.... menos os primeiros humanos, que surgiram já com algum aprendizado...

Ou alternativamente, todas as espécies poderiam ter tido seu curso evolutivo, e apenas o ser humano vindo de uma nuvem de fumaça sem ter herdado qualquer instinto.

A existência de instintos não descarta a aprendizagem. Existe aprendizagem até em mosca das frutas (drosófilas) e duvido que alguém diga que elas não têm instinto também.

Eu acho que o que houve, na realidade, foi que muitos dos nossos instintos passaram a ser mais bem controlados com o aumento do cérebro, em especial do córtex frontal.

Uma livro bastante light que trata deste assunto é "a culpa é da genética". Vale a pena.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Novembro de 2005, 23:31:12 »
O PZ Myers é meio contrário à psicologia evolutiva.

Na verdade, Psicologia Evolutiva. Não me lembro bem, mas mais ou menos ele diz que tem uns postulados não confirmados para essa PE com maiúscula, mas uma pe, ou seja, a evolução ter influido na nossa psicologia de alguma forma, ele não descarta.

Acho que tem a ver com "módulos cerebrais", os tais postulados, ou um deles

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!