Eu comprei ele anteontem
Olha, é fantástico. Na verdade o livro está querendo provar que a tábula rasa é uma ideologia e o quanto temos a ganhar jogando isso bem longe das nossas vidas. Tipo, o centro do livro é o conceito de "tábula rasa", mas ele também fala de outras coisas como o dualismo corpo-alma e da idéia de que o que é natural é necessariamente bom, e ele encadeia as coisas de um modo MUITO convincente e mostra que é MUITO ridículo levar essas coisas a sério.
Até onde eu li, e se entendi direito, o Pinker fala que os defensores da idéia acham que vem tudo da criação da pessoa, que o cérebro é plástico o suficiente pra se moldar de acordo com todas as vivências da pessoa. Que naturalmente o homem é definido "geneticamente" por ter que comer e dormir e cagar, mas que a importância do organismo da pessoa só vem do fato de o corpo ser "substrato" pra "cultura", uma coisa meio dualista corpo-e-alma. Tipo aquilo do "ilha das flores", sabem, que o homem só é homem pelo encéfalo desenvolvido e polegar oposto ao indicador haha.
Tem até uns exemplos legais no livro, tipo o do cara que diz que o gosto por sexo é adquirido e não que "vem de fábrica"
E diz que isso se restringe às ciências humanas, que nas biológicas o pessoal já se acostumou à idéia. Hm. Assim que eu acabar de ler volto aqui, ok?