Autor Tópico: Cartas de Einstein e Darwin seguem padrão de e-mails  (Lida 1294 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Cartas de Einstein e Darwin seguem padrão de e-mails
« Online: 16 de Novembro de 2005, 21:06:15 »
Cartas de Einstein e Darwin seguem padrão de e-mails

Pesquisa mostra que respostas a emails seguem padrão   
Uma análise do padrão das cartas escritas por Charles Darwin e Albert Einstein mostrou que os dois gênios se comunicavam da mesma forma usada por usuários de computadores atualmente.

O padrão de sua correspondência segue as mesmas leis matemáticas obedecidas pelos usuários de e-mail, segundo pesquisadores.

Os dois cientistas escreveram muitas cartas durante suas vidas. Darwin enviou pelo menos 7.591 cartas e recebeu cerca na mesma quantidade.

Einstein enviou mais de 14.500 cartas durante sua vida e recebeu mais de 16 mil.

Padrão

A pesquisa foi realizada pelas Universidades de Notre Dame, em Indiana, nos Estados Unidos, e de Aveiro, em Portugal, e publicada na revista científica Nature.

Segundo o estudo, existiria um padrão fundamental na dinâmica usada pelas pessoas para priorizar várias tarefas, seja responder e-mails corriqueiros ou comunicar uma teoria científica revolucionária.

Albert-Laszlo Barabasi, da Universidade de Notre Dame, e João Gama Oliveira, da Universidade de Aveiro, analisaram o tempo levado pelos cientistas para responderem cartas.

Eles descobriram que os dois cientistas responderam às questões mais urgentes em dez dias, mas deixaram outros pedidos esperando por meses e até anos.

A distribuição do tempo de espera por uma resposta segue aproximadamente as mesmas leis obedecidas por usuários de e-mails atualmente, exceto pelo fato de que as respostas mais rápidas fornecidas pelo computador permitem acesso instantâneo a respostas.

"Os padrões de correspondência de Darwin e Einstein e dos e-mails atuais seguem as mesmas leis de escalonamento", escreveram os dois pesquisadores em artigo da revista Nature.

"Entretanto, o tempo que os cientistas usavam para suas comunicações via carta é descrito por um componente de escalonamento diferente da comunicação por e-mail, fornecendo prova de uma nova classe de fenômenos em dinâmica humana", acrescentaram os estudiosos.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/10/051031_emailfn.shtml

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Cartas de Einstein e Darwin seguem padrão de e-mail
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2005, 21:16:10 »
Citação de: Danniel
acho que Darwin colocou a carta de Mendel na pilha de baixa prioridade.... "xiii.... mais um padreco me para me torrar a paciência...."

É muito provável.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Cartas de Einstein e Darwin seguem padrão de e-mails
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2005, 21:19:10 »
foram contemporâneos?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2005, 21:24:02 »
Darwin e Einstein? Claro que não, são só comparações das correspondências. Quando Einstein teve seu primeiro insight sobre alguma de suas teorias famosas Darwin já estava morto.

Mas Darwin e Mendel foram sim contemporâneos.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2005, 22:25:00 »
era mendell mesmo ...  :?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2005, 19:10:35 »
Genial. Descobriram que Darwin e Einstein respondiam assuntos urgentes e importantes mais rápido do que cartas de parentes distantes chatos...

Essa pesquisa merece o IgNobel de Literatura !
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2005, 19:16:23 »
Citação de: Stéfano
Genial. Descobriram que Darwin e Einstein respondiam assuntos urgentes e importantes mais rápido do que cartas de parentes distantes chatos...

um dos cientistas é português, dá um desconto.

falando nisso, piada. qual a melhor universidade do mundo?!
harvard? não.

coimbra. até português se forma. hehe

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2005, 19:25:31 »
Bruno, agora você tem duas indicações para o Prêmio Piadas Podres do ano.

:lol:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2005, 19:41:51 »
acho que Darwin colocou a carta de Mendel na pilha de baixa prioridade.... "xiii.... mais um padreco me para me torrar a paciência...."

E mais interessante, Darwin tinha os manuscritos de Mendel em sua biblioteca! :roll:
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2005, 19:43:24 »
Citação de: Stéfano

É, acho que essa pesquisa merece, tá pedindo!!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2005, 21:04:15 »
Citação de: PSYCHOCANDY

E mais interessante, Darwin tinha os manuscritos de Mendel em sua biblioteca! :roll:

manuscritos sobre o quê?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2005, 03:09:07 »
Citação de: PSYCHOCANDY

manuscritos sobre o quê?

Sobre os dados estatísticos dos cruzamento entre ervilhas!!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2005, 12:26:04 »
Então Darwin estava coinsciente dos estudos de Mendel?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2005, 12:27:27 »
Segundo a Psychocandy, de estudos com ovelhas... (ou talvez apenas tivesse na biblioteca mas sem nunca tê-los lido, sei lá) mas não dos cruzamentos de ervilhas..... cuja carta que falava deles, ele nunca abriu, segundo fiquei sabendo, não me lembro onde

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #16 Online: 19 de Novembro de 2005, 14:23:04 »
Ovelhas ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #17 Online: 19 de Novembro de 2005, 16:04:44 »
Citação de: Fernando
Então Darwin estava coinsciente dos estudos de Mendel?

Ele tinha o manuscrito na biblioteca, mas nunca leu. Não sei se Darwin sabia ler alemão, mas me parece que isso foi uma grande limitação na época. Os trabalhos de muitos cientistas de origem não britânica, e publicados em outras línguas, foram esquecidos durante longos anos, infelizmente!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!