Acho que numa questão complexa como essa, você deveria expor suas opiniões primeiro e esperar refutações. Não acho que tenho uma opinião formada no assunto. Mas diga a sua e refutarei.
Há nada de complexo mi caro,
Além do mais eu sou o SALVADOR, eu sei tudo. Exemplificando:

-----------------------------------------------------------------------------------
Mas vamos ao que interessa:"ser": é o ato de existir.
"os seres": são as "partes" de "o ser". Na verdade não há "partes", não há "os seres", só há um "ser". Mas nossos sentidos nos enganam achando que há uma multiplicidade de "seres", nós só podemos achar o princípio de unidade pelo pensamento. Todos os ditos "seres" são uma coisa só, apenas um "ser", são unos.
Exemplo de "seres": um carro, uma casa, uma pessoa, etc.
"o ser": É a unidade. Seria a pseudo união de todos os "seres". "Pseudo" porque, como já disse, não há "seres", mas um só "ser".
Único exemplo: o universo.
Provando o que falei:Todas as coisas que existem fazem parte do universo, parecem ser diferentes entre si, mas na verdade são todas formadas pela mesma coisa: prótons, neutrons, eletrons.
Alguns argumentarão que não há só matéria, mas também forças gravitacionais, e também que há o vazio entre os átomos.
Mas TODOS terão de admitir que todas as coisas (a matéria, as forças, o vazio) fazem parte do universo, são partes do universo, na sua união são o universo.
O universo é "o ser".
As partes dele são "os seres".
-----------------------------------------------------------------------------------
Espero ter sido claro. Se você não entendeu é porquê: