Integrantes da Igreja Universal realizam protesto na Paulista23/11/2005 - 14h43da
Folha OnlineCerca de 600 integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus realizam uma manifestação nesta quarta-feira em frente ao Tribunal Regional Federal, na avenida Paulista (região central de São Paulo).
O grupo está na calçada, mas um carro de som ocupa uma faixa da via e contribui para aumentar a lentidão no sentido Consolação.
Segundo manifestantes, o objetivo do protesto é mostrar que a Igreja Universal não tem preconceito contra nenhuma religião.
O pastor Wendel Silva, um dos organizadores da manifestação, afirma que a decisão da Justiça que proíbe a venda do livro "Orixás, Caboclos e Guias Deuses ou Demônios?", escrito pelo bispo Edir Macedo, um dos fundadores da Igreja Universal do Reino de Deus, pode ser derrubada ainda nesta quarta pelo Tribunal Regional Federal. O grupo deve permanecer na Paulista até que saia a decisão.
Os manifestante carregam balões de gás e faixas com inscrições como "Sou da Universal e sou afro".
LivroNo início do mês, a juíza Nair Cristina de Castro, da 4ª Vara da Justiça Federal da Bahia, determinou a suspensão da venda do livro.
De acordo com a sentença, a Igreja Universal do Reino de Deus e a Editora Gráfica Universal --responsáveis pela distribuição do livro-- teriam 30 dias para retirar a obra de mercado, sob pena de uma multa diária de R$ 50 mil, além das "sanções cíveis e criminais cabíveis".
Segundo Nair de Castro, a obra "se mostra abusiva e atentatória ao direito fundamental, não apenas dos adeptos das religiões originárias da África e aqui absorvidas, culturalmente, como afro-brasileiras, mas da sociedade, no seu genérico prisma, que tem direito à convivência harmônica e fraterna, a despeito de toda a sua diversidade (de cores, raças, etnias e credos)".
Com
Agência FolhaFolha Online