Autor Tópico: FUVEST  (Lida 13064 vezes)

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
FUVEST
« Online: 27 de Novembro de 2005, 21:29:44 »
65 pontos... 3 a menos da nota de corte pra Economia...  :cry:

Eu achei que a prova deste ano estava bem mais dificil que a do ano passado.. principalmente pra exatas com todo aquele espaço imenso para fazer contas... não sobrou espaço pra conta nem na minha mão no fim das contas...

Ahhh se eu não tivesse acertado apenas 7  questões das 20 de portugês...  :machado:
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re: FUVEST
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2005, 22:04:35 »
Citação de: Perseus
Eu achei que a prova deste ano estava bem mais dificil que a do ano passado.. principalmente pra exatas com todo aquele espaço imenso para fazer contas... não sobrou espaço pra conta nem na minha mão no fim das contas...

Se todo mundo achar isso é bem possível que a nota de corte de eco caia três pontos...

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
Re.: FUVEST
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2005, 23:02:31 »
Tomara.. tomara...
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2005, 23:20:54 »
SETENTA E NOVE, sem o enem!!
um pé na são francisco.. só falta o outro!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2005, 23:37:44 »
Um pé na São Francisco vírgula, bonitão. Tem a segunda fase ainda.  :D
Mas aí são só as específicas, capaz que até mais fácil se você tiver facilidade com questões abertas.
Ano passado para direito foi 71 na primeira fase, acho. Você marcou a primeira opção diurno ou noturno?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2005, 00:09:29 »
s. francisco acho que é só diurno.
ano passado foi 71. não sei se vai subir, descer. parece que estava mais difícil esse ano, mas desde 2003 só vem crescendo a nota de corte. bom, a ver pelo ritmo que veio (64/2003,68/2004, 71/2005)de 79 não passa, estou tranqüilo. e ainda tem o enem né.
acho que passo na segunda fase sim. terça feira começa revisão específica, vou rachar de estudar e a nota da primeira fase foi boa, vai ajudar muito.

por isso um pé. só falta o outro  :)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2005, 03:06:50 »
Tem noturno na Sanfran, sim.  :wink:

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
FUVEST
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2005, 16:59:36 »
Bom sorte pra vcs então! E é torcem para os outros terem errado mais...

E eu por aqui tirei a sorte, vou quase ficar rico...  :lol:  Fui sorteado e vou trabalhar de Fiscal no Vestibular 2006 aqui da UFRGS. São uns R$200 por ter 5 dias de serviços...  :roll:

E o mais engraçado de tudo é q já sou graduado e tô fazendo pós e nunca fiz concurso Vestibular! No meu tempo iniciou o PEIES/UFSM - Programa Experimental de Ingresso ao Ensino Superior (pra saber mais http://coralx.ufsm.br/coperves/peies/o_que_e_peies.htm). Essas modernidades... só ouvi falar de mais uma Universidade q tem esta modalidade de ingresso, acho q era em SP.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2005, 17:17:35 »
Tem a UnB (Brasília), a UFU (Uberlândia), a UFLA (Lavras), a UFV (Viçosa). Todas federais que fazem seriados.  :)

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
Re: Re.: FUVEST
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2005, 18:29:21 »
Citação de: Ricardo M
Tem a UnB (Brasília), a UFU (Uberlândia), a UFLA (Lavras), a UFV (Viçosa). Todas federais que fazem seriados.  :)

Bah... há muitos mais do q imaginava.
Por aqui, na minha época, pintou até uma ação judicial contra a Universidade... estavam alegando q o processo, por ser numa Universidade Pública, eram muito restrito pois só fazia quem estava fazendo o Ensino Médio mas parece q depois de um tempo liberaram para o público em geral. Assim, o cara pode tá trabalhando e tudo mais e fazendo provinhas no final do ano... pra quem não tem muita pressa é ótimo, além de ser leve pra se levar do q tudo numa sentada só.

rizk

• Visitante
FUVEST
« Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2005, 19:03:38 »
Gente, a prova deste ano estava MUITO difícil... graças a **** que eu já passei. :D

Eu fiz as provas de português, história e inglês agora há pouco... 17/20, 11/12 e 8/8 em inglês, mas só bati o olho nas outras e já me deu vontade de chorar. Não presto pra nada.  :cry:

Vou aproveitar minha vida de quase-profissional na área e comentar a prova de história.

A minha impressão geral é que bastava saber ler. Bom senso resolvia essa prova. Acho que dava até pra GABARITAR só no bom-senso. Quero desde já pedir desculpas por eventuais generalizações, mas comentar prova do nivel médio exige.
Enfim, ao que interessa.

1) Vegetius, escrevendo no século IV a. C., afirmava que os romanos eram menos numerosos que os gauleses, menores em tamanho que os germanos, mais fracos que os espanhóis, não tão astutos quanto os africanos e inferiores aos gregos em inteligência criativa. Obviamente Vegetius considerava os romanos, como guerreiros, superiores a todos os demais povos. Já para os historiadores, o fato de os romanos terem conseguido estabelecer, e por muito tempo, o seu vasto império, o maior já visto até então, deveu-se sobretudo:
A pergunta é: qual era o fator determinante para o sucesso do império romano?

a) à inferioridade cultural dos adversários.
não existe tal coisa como "inferioridade cultural", do mesmo modo que não existem "espécies mais evoluídas".
b) ao espírito cruzadista da religião cristã.
quando se deram as cruzadas não existia mais império romano.
c) às condições geográficas favoráveis do Lácio.
é sempre uma coisa importante, mas não é DETERMINANTE.
d) à política, sábia, de dividir para imperar.
DIVIDE ET IMPERA aeeeeeeeeeeeee :D
e) à superioridade econômica da Península itálica.
a superioridade econômica é FRUTO do sucesso das conquistas.

2) Segundo o historiador Robert S. Lopez (A Revolução Comercial da Idade Média 950-1350), “o estatuto dos construtores das catedrais medievais representava um
grande progresso relativamente à condição miserável dos escravos que erigiram as Pirâmides e dos forçados que construíram os aquedutos romanos”. As catedrais
medievais foram construídas por:

a) artesãos livres e remunerados.
b) citadinos voluntários trabalhando em mutirão.
c) camponeses que prestavam trabalho gratuito.
d) mão de obra especializada e estrangeira.
e) servos rurais recompensados com a liberdade.

Esta questão achei a mais cabeluda de todas, porque depende muito da região da Europa, assim como quase tudo que é relativo à "idade média".
Mas lendo a citação, a gente é forçado a pensar em algo como "direitos trabalhistas". Pensando que a mão de obra habitual era servil, ou seja, gente ligada à terra que prestava variadas sortes de serviços aos detentores do meio de produção e à Igreja, a gente tende a pensar que quem construía as catedrais não eram os servos, e muito menos que estes servos fossem "alforriados", porque existem vários tipos de trabalhos compulsórios além da escravidão; ou seja, eliminamos a E.
Também eliminamos a C, porque as grandes catedrais ficam em centros urbanos e os padres não iam pagar passagem pros camponeses irem até a cidade, eles trabalhavam mesmo nas paróquias locais.
A D é absurda porque eles também não iam importar peão, né? E de onde é que poderiam importar, da Ásia, com o mediterrâneo fechado? Da América, ainda nem descoberta? Da Oceania? Da África, "especializada", pelo amor de deus?!?!?!?!
Já a B poderia ser possível. Eu mesma escolhi ela. Mas aí eu lembrei do Michelangelo e escolhi A.
Na verdade, não sei explicar porque a A e não a B, foi um troço instintivo. Mal aí.  :oops:  

“O que mais espanta os Índios e os faz fugir dos Portugueses, e por conseqüência das igrejas, são as tiranias que com eles usam, obrigando-os a servir toda sua vida como escravos, apartando mulheres de maridos, pais de filhos, ferrando-os, vendendo-os, etc. [...] estas injustiças foram a causa da destruição das igrejas...”
Padre José de Anchieta, na segunda metade do século XVI.
A partir do texto, é correto afirmar que

a) a defesa dos indígenas feita por Anchieta estava relacionada a problemas de ordem pessoal entre ele e os colonizadores da capitania de São Paulo.
Anchieta podia até ter um vínculo emocional com os seus índios, mas não é como se fosse "colono, você é cuzão, então vou querer libertar os índios só pra você se foder"
b) a escravidão dos índios, a despeito das críticas de Anchieta, foi uma prática comum durante o período colonial, estimulada pela Coroa portuguesa.
tanto não foi que acharam por bem importar africanos
c) os conflitos entre jesuítas e colonizadores foram constantes em várias regiões, tais que: Maranhão, São Paulo e Missões dos Sete Povos do Uruguai.
mesmo que não soubessem do maranhão e dos sete povos, ia por eliminação hehe
d) a posição de defesa dos indígenas, assumida por Anchieta, foi isolada nas Américas, tanto na Portuguesa quanto na Espanhola.
mesmo que na américa espanhola houvesse trabalho compulsório indígena até as proclamações de independência, Anchieta não foi caso isolado. Um caso clássico é o frei Bartolomé de Las Casas
e) a defesa dos jesuítas foi assumida pela Coroa nos episódios em que essa ordem religiosa lutou por interesses antagônicos aos dos colonizadores.
a Coroa tinha interesses que eram defendidos pelos seus colonos. Tem que pensar que a relação é colono-Portugal e padre-Roma. Os padres não são subordinados à Coroa e é por isso que eram uma pedra no sapato, tanto que nunca ninguém gostou deles e todos ficaram felizes quando Pombal os botou pra fora. Mas viva os jesuítas haha.

“As guerras que, há algum tempo, horrorizaram a Europa, as pestes e fomes na Espanha, as rebeliões na Nova Espanha foram causadas por qual cometa? Nenhum. Portanto, os males que porventura aconteçam, não serão causados pelo cometa de agora, ainda que as autoridades se empenhem em prová-lo”.
Carlos de Sigüenza y Gongora, astrônomo mexicano, 1680.
Com base no texto, é correto afirmar que:

Essa vocês são meninos espertos e sabiam, que eu sei.

a) essa perspectiva nada tinha de inovadora, pois a ciência moderna já havia sido reconhecida pelas autoridades civis e eclesiásticas na Espanha, desde o início do século XVII.
mentiiiiiira :d
b) a opinião do autor é de exclusivo caráter político, não se podendo estabelecer relações com debates e posições sobre astronomia e ciência moderna.
não, é uma declaração que mostra o embate entre superstição e ciência, assim como aquela que deu o nome à STR, vcs lembram
c) a perspectiva crítica sobre a relação entre a passagem dos cometas e as catástrofes terrenas fazia parte dos manuais religiosos dos jesuítas, desde o início do século XVII.
eu não sei se fazia ou não, mas SUPOMOS que não, né?
d) a visão do autor surpreende pois, no México colonial, não havia universidades, imprensa ou uma vida cultural que possa explicar afirmações semelhantes.
As colônias espanholas não eram como nós
e) a visão do autor era a de um estudioso que, mesmo vivendo no México colonial, tomava posição na defesa dos conhecimentos científicos mais avançados produzidos na Europa.
mas que coisa bonita!

Vou continuar em breve, agora preciso descansar hehe.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2005, 20:02:22 »
Manda mais, Mimi, estou gostando.  :D

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2005, 21:45:52 »
Putz... Mi, sua chata...  :P

Agora me senti obrigada a comentar a de biologia....  :evil:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2005, 21:47:18 »
Êêê... correção online Clube Cético!  :D

Cadê um dos engenheiros para comentar física/matemática, hein?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2005, 21:48:52 »
Me dêem tempo, meninos! Vou fazendo aos poucos, no lab, esta semana.  :P

:wink:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
FUVEST
« Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2005, 23:49:04 »
Eu não fiz a prova no dia, mas como gosto de física e queria praticar um pouco a velha física de fuvest, esolvi fazer a prova.

57 Um automóvel e um ônibus trafegam em uma estrada
plana, mantendo velocidades constantes em torno de
100 km/h e 75 km/h, respectivamente. Os dois veículos
passam lado a lado em um posto de pedágio. Quarenta
minutos (2/3 de hora) depois, nessa mesma estrada, o
motorista do ônibus vê o automóvel ultrapassá-lo. Ele
supõe, então, que o automóvel deve ter realizado, nesse
período, uma parada com duração aproximada de
a) 4 minutos
b) 7 minutos
c) 10 minutos
d) 15 minutos
e) 25 minutos

Para essa, basta calcular a distância que o ônibus percorreu em 40min (75*(2/3)) que dá 50km. Essa distância o automóvel faz em meia hora (50/100=1/2h), logo como passou 40minutos o cara passou uns 10 minutos em algum lugar: letra c)

58 Um recipiente cilíndrico vazio
flutua em um tanque de água com
parte de seu volume submerso,
como na figura. Quando o
recipiente começa a ser
preenchido, lentamente, com água,
a altura máxima que a água pode
atingir em seu interior, sem que ele
afunde totalmente, é melhor
representada por

Bom, nesse caso, pra cada marca d’água que o copo enche ele desce uma marca, pois o peso do copo aumenta, fazendo com que ele afunde até a água deslocada atingir o mesmo volume da água à mais (mesma densidade). Logo quando ele afundar 3 marcas, a boca do copo vai tar na linha d’água. Logo letra c)

59 Uma esfera de massa m0 está pendurada por um fio,
ligado em sua outra extremidade a um caixote, de massa
M = 3 m0, sobre uma mesa horizontal. Quando o fio entre
eles permanece não esticado e a esfera é largada, após
percorrer uma distância H0, ela atingirá uma velocidade
V0, sem que o caixote se mova. Na situação em que o fio
entre eles estiver esticado, a esfera, puxando o caixote,
após percorrer a mesma
distância H0, atingirá
uma velocidade V igual a

a) 1/4 V0
b) 1/3 V0
c) 1/2 V0
d) 2 V0
e) 3 V0

Bom, quando ela cai sem esticar a corda, a bolinha depende só da energia dela  para acelerar, logo é só usar energia cinética = energia potencial:

½*m0*V0^2 = m0*g*H0

Já quando ela cai com a massa M, ela tem a mesma energia potencial, pois ela so depende da massinha, mas a massinha tem q mover a Massona também, logo

½*(m0+M)V^2 = m0*g*H0 :

½*(4*m0)*V^2 = m0*g*H0 ; ou seja, dividindo a primeira equação pela outra temos:

V0^2/ (4*V^2) = 1, logo, tirando raiz dos dois lados e passando o V para o outro lado, temos:

V= V0/2; letra c)

60 Pedro mantém uma dieta de 3 000 kcal diárias e toda
essa energia é consumida por seu organismo a cada dia.
Assim, ao final de um mês (30 dias), seu organismo pode
ser considerado como equivalente a um aparelho elétrico
que, nesse mês, tenha consumido

a) 50 kW•h
b) 80 kW•h
c) 100 kW•h
d) 175 kW•h
e) 225 kW•h

Essa é uma questão chatinha, mas fácil, é só fazer conta: 3000kcal = 12000kJ. Em um mês temos 12000*30 = 360000kJ. Convertendo para kW.h, onde 1kWh = 1kW*3600s = 3600J, temos que em um mês meu xará consome 100kW.h , letra c)

Bom, cansei por enquanto e parece que o site da fuvest caiu, vou dar um tempo, depois posto o resto.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2005, 23:53:40 »
Gente, já disse para vocês como me envaidece estar em tão boa companhia neste fórum?  :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Novembro de 2005, 00:09:07 »

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
FUVEST
« Resposta #18 Online: 29 de Novembro de 2005, 03:49:49 »
Terminando:

63 Para vencer o atrito e deslocar um grande contêiner
C, na direção indicada, é necessária uma força F = 500 N.
Na tentativa de movê-lo, blocos de massa m = 15 kg são
pendurados em um fio, que é esticado entre o contêiner e
o ponto P na parede, como na figura. Para movimentar o
contêiner, é preciso pendurar no fio, no mínimo,
a) 1 bloco
b) 2 blocos
c) 3 blocos
d) 4 blocos
e) 5 blocos

Ah, a boa e velha questão do diagrama de forças... Sempre presente em todos os vestibulares da fuvest.. Bom, fazendo o diagrama, temos:

Tsen(45)=500
Tcos(45)=Nmg

Dividindo a de cima pela debaixo, temos, depois duma manipulaçãozinha:

N=500/(15*10)=50/15 = 10/3 aproximadamente 3.33 , logo bastam 4 blocos, letra d)

64 Em uma exposição, organizada em dois andares, foi
feita uma montagem com dois espelhos planos E1 e E2,
dispostos a 45˚ entre os andares, como na figura. Uma
visitante, quando no andar superior, no ponto A, fotografa
um quadro (Q), obtendo a foto 1, tal como vista no visor.

Essa visitante, ao descer as escadas, fotografa, no ponto
B, o mesmo quadro através dos espelhos. A nova foto, tal
como vista no visor, é

a)
b)
c)
d)
e)

Bom, essa é bem de visualização espacial, tem-se que ver onde é que caem os raios luminosos refletidos à esquerda, à direita, na parte de cima e na parte debaixo do quadro. É meio díficil, e não dá para explicar direito, mas veja, o raio mais próximo de você (ce que tá vendo a figura), correspondendo ao olho grande da carinha, bate no E1, bate no E2 e cai no lado da direita de quem estaria vendo na câmera, invertendo a imagem no sentido esquerda-direita. Já o raio que sai da parte debaixo do quadro (correspondendo à boca da cara) bate em E1, bate em E2 e chega na parte de cima da máquina, invertendo no sentido cima baixo. Logo a carinha (horrível por sinal, como eles escolhem esses troços?) é a letra a)

65 Uma bateria possui força eletromotriz ε e resistência
interna R0. Para determinar essa resistência, um
voltímetro foi ligado aos dois pólos da bateria, obtendo-se
V0 = ε (situação I). Em seguida, os terminais da bateria
foram conectados a uma lâmpada. Nessas condições, a
lâmpada tem resistência R = 4 Ω e o voltímetro indica VA
(situação II), de tal forma que V0/VA = 1,2. Dessa
experiência, conclui-se que o valor de R0 é
a) 0,8 Ω
b) 0,6 Ω
c) 0,4 Ω
d) 0,2 Ω
e) 0,1 Ω

Olha, só um adendo, é meio idiota essas questões, pensa, na prática você num vai medir num multimetro uma tensão, depois a outra, calcular a relação e depois, magicamente esquer o valor das tensões que você mediu o obrigar um pobre vestibulando (que nem bixo é ainda, portanto não se justifica) a fazer uma questão idiota dessas...
Mas fazendo, ja que reclamar não abaixa nota de corte:

Va=Ia*4
(V0-Va)Ia=R0 => trocando Ia por Va/4, temos:

4*V0/Va – 4 = R0 = 4*1,2 – 4 = 0.8 Ω, logo letra a)

66 Um pequeno objeto, com carga elétrica positiva, é
largado da parte superior de um plano inclinado, no ponto
A, e desliza, sem ser desviado, até atingir o ponto P.
Sobre o plano, estão fixados 4 pequenos discos com
cargas elétricas de mesmo módulo. As figuras
representam os discos e os sinais das cargas, vendo-se o
plano de cima. Das configurações abaixo, a única
compatível com a trajetória retilínea do objeto é
a) b) c) d) e)

Essa é a clássica questão da particula passando num campo elétrico. E também uma de eliminação. Se tivermos uma disposição como na letra a, a particula iria para a esquerda, atraída pela carga negativa, logo não é a. Se fosse alo como nas figuras b ou c, a particula de início seria atraída para a carga negativa mais próxima, logo podemos eliminar essas também. No caso da letra d teríam os a mesma coisa, além de ter um claro desbalanço de cargas. Porém na letra e quando ela passa pelas cargas negativas ela é atraída igualmente dos dois lados e nas cargas positivas ela é repelida igua;mente. Logo a letra certa é a e)

67 Sobre uma mesa plana e horizontal, é colocado um
ímã em forma de barra, representado na figura, visto de
cima, juntamente com
algumas linhas de seu
campo magnético. Uma
pequena bússola é
deslocada, lentamente, sobre
a mesa, a partir do ponto P,
realizando uma volta circular
completa em torno do ímã.
Ao final desse movimento, a
agulha da bússola terá
completado, em torno de seu
próprio eixo, um número de
voltas igual a
a) ¼ de volta.
b) ½ de volta.
c) 1 volta completa.
d) 2 voltas completas.
e) 4 voltas completas.

Bom, nessa temos que pensar basicamente em 4 pontos. Quando a bússola está mais perto do polo sul do imã no ponto P, o norte dela aponta para cima. Quando ela gira no sentido anti-horário, a agulha move-se acompanhando as linhas de campo até no ponto mais à esquerda do círculo ela ter o norte apontando para baixo. Quando ela chega no ponto mais próximo do polo norte do imã, o polo norte volta a apontar para cima, dando uma volta completa na agulha em meia volta em torno do imã. Pode-se facilmente observar que a agulha dá outra volta no caminho de volta ao ponto P, totalizando 2 voltas completas, logo a letra é d)

68 A Estação Espacial Internacional mantém atualmente
uma órbita circular em torno da Terra, de tal forma que
permanece sempre em um plano, normal a uma direção
fixa no espaço. Esse plano contém o centro da Terra e
faz um ângulo de 40˚ com o eixo de rotação da Terra. Em
um certo momento,
a Estação passa
sobre Macapá, que
se encontra na linha
do Equador. Depois
de uma volta completa
em sua órbita,
a Estação passará
novamente sobre o
Equador em um
ponto que está a
uma distância de
Macapá de, aproximadamente,
a) zero km
b) 500 km
c) 1000 km
d) 2500 km
e) 5000 km

Esse exercício, apesar de meio complicado de entender, é no fundo uma simples regra de 3. O que ele quer é ver o quanto que a terra andou enquando a estação estava dando a volta, ou seja, quanto a terra roda em 1 hora e meia. Como a terra roda, segundo os dados 40000km em 24 horas, temos:

24 <=> 40000
1,5 <=> x

Logo  24x = 1,5*40000 =>
8x = 0,5*40000  =>
 x = 0,5*5000 = 2500 km, letra d)

Pronto, a prova de física ja está corrigida e comentada, dúvidas, perguntem.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Novembro de 2005, 08:59:56 »
Êêê... correção online Clube Cético!  :D

Cadê um dos engenheiros para comentar física/matemática, hein?

Dei uma olhada nas Provas de Matemática, Física e Química e vi como estou destrenado...  :roll:

rizk

• Visitante
FUVEST
« Resposta #20 Online: 29 de Novembro de 2005, 10:20:20 »
Amigos, refaço todos os avisos e continuo.

5) De uma publicação francesa, em 1787: “Quais são as fontes da força econômica da Inglaterra? – o comércio marítimo e a agricultura; a agricultura, sobretudo, é lá mais conhecida do que em qualquer outra parte, e, geralmente, praticada segundo princípios diferentes”.
Podemos deduzir que os “princípios diferentes” aos quais a frase se refere são os do

a) feudalismo.
b) capitalismo.
c) mercantilismo.
d) cooperativismo.
e) escravismo.

Ok, século XVIII, Inglaterra, primeira revolução industrial. Capitalismo, naturalmente. Essa era decorebas.

6) “Para mim, o mais absurdo dos costumes vale mais do que a mais justa das leis. A nossa legislação alemã contenta-se com evocar o espírito atual, notadamente o espírito francês, mas não faz alusão ao espírito do povo”. Essa frase do alemão William Gerlach, em 1810, exprime uma visão

a) liberal e democrática.
b) romântica e nacionalista.
c) socialista e comunitária.
d) teocrática e tradicionalista.
e) conservadora e realista.

Gerlach opõe os costumes do "povo alemão" às leis dos ilutrados, "francesas", o tradicional ao moderno, o "volk" à "republique", o coração à razão . Portanto, não pode ser A. É visão conservadora, mas não realista (em nenhum dos sentidos) portanto não pode ser E. Não há menção a deuses, então não pode ser D. Socialista e comunitária é coisa "francesa", cancele a C.
É até óbvio que é uma visão ROMÂNTICA E NACIONALISTA, era saber ler.

7) Durante o período em que o Brasil foi Império houve, entre outros fenômenos, a
a) consolidação da unidade territorial e a organização da diplomacia.
Brasil império tem seus Barões do Rio Branco e a Guerra do Paraguai. É correta.
b) predominância da cultura inglesa nos campos literário e das artes plásticas.
predominância da cultura francesa.
c) constituição de um mercado interno nacional, integrando todas as regiões do país.
isso acho que não existe nem mesmo hoje.
d) incidência de guerras externas e a ausência de rebeliões internas nas províncias.
Oras, a Regência é período imperial e tem aquela porrada de levantes, balaiada sabinada farroupilha etc etc.
e) inclusão social dos índios e a abolição da escravidão negra.
hahahahaha.

8) Na América Latina, no século XX, aconteceram duas grandes revoluções: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Em ambas, os
a) camponeses sem terra lideraram sozinhos os movimentos.
b) EUA enviaram tropas que lutaram e quase derrotaram os rebeldes.
c) grupos socialistas iniciaram a luta armada, tornando hegemônicas suas idéias.
d) revolucionários derrubaram governos autoritários e alcançaram a vitória.
e) programas revolucionários foram cópias de movimentos europeus.

A mexicana era contra o Porfirio Diaz, lembram, e a Cubana é aquela em que estavam Che e Fidel, contra o Fulgêncio Baptista. São coisas autóctones mesmo, partindo da necessidade da população, tendo lideranças carismáticas (como tudo na vida) mas não necessariamente socialistas. A única que faz sentido é a D, de lutar e derrubar regimes autoritários.
Esse comentário podia ser bem maior mas eu mal lembro de revolução mexicana.  

rizk

• Visitante
FUVEST
« Resposta #21 Online: 29 de Novembro de 2005, 10:33:40 »
9)Olhando para esta tela do pintor brasileiro, Candido Portinari, Família de Retirantes, de 1944, pode-se estabelecer relações com

a) as idéias integralistas dos nacionalistas.
b) a doutrina social da hierarquia da Igreja católica.
c) a propaganda oficial da política de Vargas.
d) a desesperança típica do pós-guerra.
e) a postura de engajamento e crítica social.

Essa era bem simples. Era olhar pra imagem, e escolher entre D e E. VISTO QUE 44 ainda não é pós guerra, e que o quadro se chama "família de retirantes", ou seja, aquela gente que sai do sertão procurando terra fértil ou emprego na cidade grande, obviamente é a E.

10) A política externa dos Estados Unidos com relação à América Latina, na segunda metade do século XX, se pautou
a) pelo modelo criado pela Política de Boa Vizinhança (PBV), em particular nos momentos de rejeição às intervenções armadas.
b) por tratados de comércio nos quais os participantes recebem tratamento simétrico em nome dos princípios do pan-americanismo.
c) pelo papel decisivo dos EUA nas diretrizes da Organização dos Estados Americanos (OEA), em especial no tocante a Cuba.
d) pela defesa constante da democracia no continente, inclusive no período das ditaduras militares no Cone Sul.
e) pela escolha da América Latina, como principal alvo político e mercado de investimentos, escalonada depois da Europa e Ásia.

Ai gentes. Essa até dói. Essa foi de graça. "REJEIÇÃO às intervenções armadas"?!? Tradatos comerciais com tratamento SIMÉTRICO"?!? Ações contra as ditaduras na américa latina?!? AL "mercado de invstimentos"?!?!
Nem precisava saber nada, só ler aqueles panfletinhos contra a ALCA. Sinceramente....
Quem errou essa caiu no meu conceito.

11)“... a morte da URSS foi a maior catástrofe geopolítica do século. No que se refere aos russos, ela se tornou uma verdadeira tragédia”
(Vladimir Putin, presidente da Rússia, abril de 2005)
“Para mim, o maior evento do século XX foi o colapso da URSS, que completou o processo de emancipação das nações”
(Adam Rotfeld, chanceler da Polônia, abril de 2005)
As duas declarações
a) coincidem, a partir de pontos de vistas opostos, sobre a importância do desaparecimento da União Soviética.
b) revelam que a Polônia, ao contrário da Rússia e dos demais ex-países do Pacto de Varsóvia, beneficiouse com o fim da União Soviética.
c) mostram ainda ser cedo para afirmar que o desaparecimento da União Soviética não foi historicamente importante.
d) consideram que o fim da União Soviética, embora tenha sido uma tragédia, beneficiou russos e poloneses.
e) indicam já ser possível afirmar, em caráter definitivo, que o fim da União Soviética foi o acontecimento mais importante da história.

Essa também era saber ler: AAAAAAA.

12) Em Brasília, em julho de 2005, numa das sessões da CPI dos Correios, o relator citou o início das Catilinárias, de Cícero (63 a.C.): “Até quando, Catilina, abusarás da
nossa paciência? Por quanto tempo ainda esse teu rancor nos enganará? Até que ponto a (tua) audácia desenfreada se gabará?” Transcendendo a história romana, o nome de Cícero continua presente no vocabulário político-cultural do Ocidente, estando
associado a
a) democracia, oligarquia e moralismo.
b) realeza, ruralismo e sobriedade.
c) império, populismo e tolerância.
d) república, civismo e eloqüência.
e) aristocracia, demagogia e ostentação.

Essa TAMBÉM  era saber ler, estas úlktimas três eram facinhas. Gentes, não precisa nem saber do Cicero, se o parlamentar na CPMI cita o Cícero, estamos falando em REPÚBLICA e CIVISMO. Esse eloquência eu não entendi bem mas enfim, que o Cicero era foda, era.

Acho que é isso. Eu às vezes me estresso porque as coisas parecem óbvias, então vou treinar aqui com vocês ok? hehe
Ainda hoje faço a de português também, que tal?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
FUVEST
« Resposta #22 Online: 29 de Novembro de 2005, 14:14:51 »
Citação de: rizk

a) à inferioridade cultural dos adversários.
não existe tal coisa como "inferioridade cultural", do mesmo modo que não existem "espécies mais evoluídas".

não que eu concorde, mas conhecendo o jeito fuvest de ser, essa alternativa era ABSURDA.
b) ao espírito cruzadista da religião cristã.
quando se deram as cruzadas não existia mais império romano.

é melhor justificar dizendo que o império romano já era vasto quando adotou o cristianismo.

partiti, sobre a questão de física das bolinhas e do fio não esticado, vc fez por conservação de energia, mas dava pra fazer por conservação de quantidade de movimento, muito mais fácil. difícil é ver uma colisão lá.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Novembro de 2005, 14:19:12 »
Perseus, boas notícias para você:
http://www.etapa.com.br/vestibular/pg_vest_view.php?ano=2006&data=27/11/2005&vest=Fuvest%201a.%20Fase%20(t)&materia=Coment%E1rio&questao=102

A de Geografia não estava difícil, pelo que vi.  :)

Ah na parte de Humanas eu fui bem. História consegui gabaritar. Geografia eu me esforcei muito para errar 2 questões... e Biologia acertei 9 das 12.

O que me ferrou foi Português... no fim sobrou meia hora para as 20 questões. Suicidio.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
FUVEST
« Resposta #24 Online: 29 de Novembro de 2005, 15:00:39 »
Citação de: bruno
partiti, sobre a questão de física das bolinhas e do fio não esticado, vc fez por conservação de energia, mas dava pra fazer por conservação de quantidade de movimento, muito mais fácil. difícil é ver uma colisão lá.

É verdade, dá sim, mas sei lá, não tinha visto isso, e mesmo se visse acho mais fácil de ver a conservação de energia. Sempre tive tendência mais por conservação de energia do que por conservação de momento, pelo simples fato de a maioria dos problemas de momento envolver vetores e serem mais complicados, mas não é esse o caso, realmente.

Mas tanto faz na verdade, não teve tanta conta assim nessa prova, dava tempo de fazer pelo jeito que você achasse melhor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!