Autor Tópico: Ômega 3 e nutrição  (Lida 2189 vezes)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Ômega 3 e nutrição
« Online: 29 de Novembro de 2005, 12:35:34 »
Domingo passou um documentário na National Geographic sobre memória e nela foi mostrado um caso de crianças com problemas na escola que foram tratadas com ômega 3 e melhoraram radicalmente seu desempenho. Pesquisando em sites encontrei comentários sobre as "maravilhas" proporcionadas pelo ômega 3... Como eu peguei o documentário meio de passagem faço algumas perguntas:

- Alguém assistiu e poderia explicar melhor o que foi esse caso?

- Elas foram tratadas apenas com ômega 3 ou isso foi apenas parte de um programa mais complexo? Qual o peso que ômega 3 teria com relação aos outros fatores caso hajam.

- Me parece que elas tomaram como suplemento na forma de pílulas, se isso está correto por que suplementar ao invés de alterar a dieta para atender as necessidades de ômega 3 dessas crianças?

- Esse efeito é maior em crianças ou pode ser obtido também por adultos com problema de memória e concentração?

- Como uma dieta equilibrada é preferível a uma desequilibrada corrigida por suplementos, como posso saber se uma pessoa está consumindo a quantidade adequada de ômega 3?

- Existe algum programa de computador onde você informaria tudo que está consumindo entre refeições e besteiras e ele mostraria o que está faltando e o que está em excesso dentre os nutrientes necessários para uma dieta saudável?

Bem, vou colocar alguns poucos e incompletos links que achei sobre o assunto:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u179.shtml
http://www.acessa.com/viver/arquivo/nutricao/2005/09/29-peixes/
http://www.acessa.com/viver/arquivo/nutricao/2005/08/29-cuidado/

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Ômega 3 e nutrição
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2005, 13:34:37 »
Nao sei dizer, talvez os efeitos do omega 3 sejam similares aos da l-carnitina, apesar q nunca pesquisei nada q comprovasse tais possiveis constatacoes.Agora, por uso proprio, e nada a ver com placebo - pois vim a ler depois destes possiveis efeitos -, eu notei um aumento sensivel na memoria durante o uso da l-carnitina.Para mim ficou facil analisar isso, pois estudo direito todos os dias.Parece que o processo de associacao cognitiva - q podemos dizer q tem a ver com a memoria -, entre os temas q estudava, ficou bem mais claro durante o uso.Quanto a perda de gordura, nao senti nada...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Re: Ômega 3 e nutrição
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2005, 13:56:30 »
Citação de: Marcelo Terra

- Elas foram tratadas apenas com ômega 3 ou isso foi apenas parte de um programa mais complexo? Qual o peso que ômega 3 teria com relação aos outros fatores caso hajam.

naõ assisti mas normalmente suplementos são dados para corrigir uma dieta, não para criá-la.
quando é preciso uma nova dieta, se faz a troca dos alimentos por outros necessários.
talvez a ideia do estudo foi observar a eficácia ou não daquela dieta especifica.

- Me parece que elas tomaram como suplemento na forma de pílulas, se isso está correto por que suplementar ao invés de alterar a dieta para atender as necessidades de ômega 3 dessas crianças?

dai entram vários motivos, talvez fosse mais caro dar o aliemento rico em omega 3 (normalmente gordura de peixes) ou eles não queria que fatores relacionado a mudança da dieta interferissem (estresse alimentar)

- Como uma dieta equilibrada é preferível a uma desequilibrada corrigida por suplementos, como posso saber se uma pessoa está consumindo a quantidade adequada de ômega 3?

na verdade não é, so é mais simples usar suplementos. apesar de normalmente mais caro e com mais riscos de hiperdosagens, o omega 3 se não me engano em excesso causa prejuízo na coagulação sanguínea. ´por exemplo.

- Existe algum programa de computador onde você informaria tudo que está consumindo entre refeições e besteiras e ele mostraria o que está faltando e o que está em excesso dentre os nutrientes necessários para uma dieta saudável?

provavelmente sim, para animais de produção existem, eles seriam baseados em dados que eu particularmente considero pouco confiáveis ou extremamente variantes, muitos dos nutrientes variam em necessidade, de acordo com suas caracteristicas genéticas, sua dieta atual e até mesmo na composição do alimento, além de estudos mostrarem diferenças signficativas em necessidades de nutrientes.

ele seria muito mais um guia pouco preciso do que outra coisa.
o ideal é consultar um nutricionista e estabelecer uma dieta sendo esta acompanhada regularmente.

mas sem neuroses, afinal tu vai morrer no final do mesmo jeito. +)
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Ômega 3 e nutrição
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2005, 15:52:57 »
provavelmente sim, para animais de produção existem, eles seriam baseados em dados que eu particularmente considero pouco confiáveis ou extremamente variantes, muitos dos nutrientes variam em necessidade, de acordo com suas caracteristicas genéticas, sua dieta atual e até mesmo na composição do alimento, além de estudos mostrarem diferenças signficativas em necessidades de nutrientes.

ele seria muito mais um guia pouco preciso do que outra coisa.
o ideal é consultar um nutricionista e estabelecer uma dieta sendo esta acompanhada regularmente.

mas sem neuroses, afinal tu vai morrer no final do mesmo jeito. +)

Concordo plenamente, mas se o direcionamento for para a area esportiva, lembre-se: nao é qualquer nutricionista que saberá adequar sua dieta.

Marcelo, eu tenho este programa, mas nunca testei.Diz que faz dietas e tal.Se houver interesse, baixe do link abaixo:

http://www.megaupload.com/?d=OERFAZ9S
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re.: Ômega 3 e nutrição
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2005, 16:06:25 »
Valeu, Zibs. Depois eu testo...

Queria saber mais sobre o Ômega 3 e desempenho mental mesmo... Nada esportivo.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
Ômega 3 e nutrição
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2005, 16:14:48 »
Citação de: zibs
provavelmente
sim, para animais de produção existem, eles seriam baseados em dados
que eu particularmente considero pouco confiáveis ou extremamente
variantes, muitos dos nutrientes variam em necessidade, de acordo com
suas caracteristicas genéticas, sua dieta atual e até mesmo na
composição do alimento, além de estudos mostrarem diferenças
signficativas em necessidades de nutrientes. ele seria muito mais um
guia pouco preciso do que outra coisa. o ideal é consultar um
nutricionista e estabelecer uma dieta sendo esta acompanhada
regularmente. mas sem neuroses, afinal tu vai morrer no final do mesmo
jeito. +)

Concordo plenamente, mas se o direcionamento for para a area esportiva,
lembre-se: nao é qualquer nutricionista que saberá adequar sua dieta.
Marcelo, eu tenho este programa, mas nunca testei.Diz que faz dietas e
tal.Se houver interesse, baixe do link abaixo:
http://www.megaupload.com/?d=OERFAZ9S

claro!!!

aí para área esportiva eu me arrisco a dizer que não vai ser nenhum.

vai ser uma dieta elaborada em conjunto com nutricionista, fisiologista, médico, preparador fisico etc etc.
assim como a preparação física vai ter pitado do médico, do fisiologista, do nutricionista etc etc e assim para todas as áreas.

abraços.

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
Re: Re.: Ômega 3 e nutrição
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2005, 16:20:24 »
Valeu, Zibs. Depois eu testo...

Queria saber mais sobre o Ômega 3 e desempenho mental mesmo... Nada esportivo.

Curiosamente, estou tomando suplementação de Ômega 3. Ele apresentou um efeito similar ao CLA, rico em Ômega 6, e um auxiliar na metabolização de gorduras. Contudo, não notei nada em relação à memória. Eu também, há tempos, peguei parte de um programa que falava sobre isso (talvez o mesmo). Assisti apenas uma parte e resolvi tentar. Para minha surpresa, como sou praticante de atividades físicas, também, percebi uma melhora quanto à metabolização de gorduras, o que não deixa de ser um dos ditos benefícios do Ômega 3, também. Apartir daí, também passei a consumir peixe grlhado de 3 a 4 vezes por semana, mas seja como for, não percebi uma melhora na memória.
Visite: www.nelsonmagrini.com

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2005, 16:33:30 »
Citação de: Fayman
Citação de: Marcelo
Terra
Valeu, Zibs. Depois eu testo... Queria saber mais sobre o Ômega
3 e desempenho mental mesmo... Nada esportivo.

Curiosamente, estou tomando suplementação de Ômega 3.
Ele apresentou um efeito similar ao CLA, rico em Ômega 6, e um auxiliar
na metabolização de gorduras. Contudo, não notei nada em relação à
memória. Eu também, há tempos, peguei parte de um programa que falava
sobre isso (talvez o mesmo). Assisti apenas uma parte e resolvi tentar.
Para minha surpresa, como sou praticante de atividades físicas, também,
percebi uma melhora quanto à metabolização de gorduras, o que não deixa
de ser um dos ditos benefícios do Ômega 3, também. Apartir daí, também
passei a consumir peixe grlhado de 3 a 4 vezes por semana, mas seja
como for, não percebi uma melhora na memória.

e se teve não lembra, o que é evidência contrária a idéia que ajude na memória +)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2005, 16:41:32 »
Fayman, pode ser também que sua memória já esteja no máximo de "performance". :wink:

Atheist

• Visitante
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2005, 23:44:07 »
Os ômega são ácidos graxos conhecidos como essenciais, pois o nosso organismo não os fabrica e são necessário para o bom funcionamento do organismo. Ácidos graxos são constituintes de lipídeos, por isso é possível encontar estes ômegas em derivados de óleos e gorduras, como margarinas e óleos vegetais. Os nomes corretos deles são ácido linoléico e linolênico (nunca lembro qual é qual) e são ácidos graxos insaturados, sendo desta forma importantes para a diminuição do chamado colesterol ruim e na prevenção de doenças cardiovasculares. Também estão associados a prevenção de câncer.

Não tenho idéia sobre o mecanismo de ação de tais lipídeos nestes casos, tampouco no caso de aumento de desempenho e tudo mais... Na verdade parece que há alguns aminoácidos que também estão associados a maior rendimento pois são precursores de neurotransmissores, mas não lembro bem quais.

Então, se forem fazer busca por aí, busquem por ácido linoléico e linolênico que talvez isso evite pelo menos um pouco que se caia nas armadilhas pseudocientíficas dos nomes comerciais.

Atheist

• Visitante
Ômega 3 e nutrição
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2005, 23:53:25 »
Nao sei dizer, talvez os efeitos do omega 3 sejam similares aos da l-carnitina,

Nada a ver. A carnitina é responsável por permitir a entrada de ácidos graxos de cadeia longa para o interior das mitocôndrias, onde serão degradados. O ômega 3 é um ácido graxo de cadeia longa, logo, não podem ter a mesma função.

Agora, por uso proprio, e nada a ver com placebo - pois vim a ler depois destes possiveis efeitos -, eu notei um aumento sensivel na memoria durante o uso da l-carnitina.

Pode ser só impressão. Ou você anda fazendo alguma dieta doida sem carboidratos???

O que acontece é que quando se está em jejum a um longo tempo ou fazendo a dieta ridícula do zero carboidratos, o cérebro aprende a utilizar corpos cetônicos preferencialmente à glicose como fonte de energia. Normalmente utiliza apenas glicose e por isso temos que manter a glicemia em um nível adequado. Os corpos cetônicos são formados quando há excesso de acetil CoA nas mitocôndrias. O Acetil CoA é o produto da quebra de ácidos graxos. O excesso acontece nestes casos onde não há glicose suficiente para produzir o Oxalacetato, que é necessário para queimar o Acetil CoA no ciclo de Krebs. Resumindo: excesso de ácidos graxos e falta de glicose levam à excesso de acetil CoA, que leva a liberação de corpos cetônicos, que, na falta de glicose, servem de alimento para o cérebro. O cérebro precisa de muita energia.

Como você toma carnitina, faz com que os ácidos graxos entrem nas mitocôndrias e aí não tem volta, são convertidos em acetil CoA. Sobrou, vira corpos cetônicos, que o cérebro usa como fonte de energia. Mas lembre: o cérebro só usa corpos cetônicos como fonte de energia em situações onde o nível de glicose do sangue está baixo há muito tempo.

Quanto a perda de gordura, nao senti nada...
Por acaso você tem gordura para queimar?  :lol:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2005, 00:29:01 »
Curiosamente, estou tomando suplementação de Ômega 3. Ele apresentou um efeito similar ao CLA, rico em Ômega 6, e um auxiliar na metabolização de gorduras.

Esse tal de CLA tem algum efeito real?

Nos últimos estudos que vi, parece que conseguiam efeitos em camundongos, mas quando aplicado em humanos não resultava em nada.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Ômega 3 e nutrição
« Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2005, 06:27:59 »
Citação de: Atheist
Nada a ver. A carnitina é responsável por permitir a entrada de ácidos graxos de cadeia longa para o interior das mitocôndrias, onde serão degradados. O ômega 3 é um ácido graxo de cadeia longa, logo, não podem ter a mesma função.

Entao, tava me referindo aos possiveis efeitos no incremento de memoria.Há alguns estudos sobre a l-carnitina que tentam demonstrar isso - apesar que nao acredito muito nos mesmos.Por outro lado, na pratica, nao posso negar q senti algo em termos de melhora na atividade cerebral.Mas se me perguntasse se tomaria nomamente a l-carnitina eu responderia: nao, é muito cara para poucos beneficios palpaveis - se é q existem realmente...

Pode ser só impressão. Ou você anda fazendo alguma dieta doida sem carboidratos???

O que acontece é que quando se está em jejum a um longo tempo ou fazendo a dieta ridícula do zero carboidratos, o cérebro aprende a utilizar corpos cetônicos preferencialmente à glicose como fonte de energia. Normalmente utiliza apenas glicose e por isso temos que manter a glicemia em um nível adequado. Os corpos cetônicos são formados quando há excesso de acetil CoA nas mitocôndrias. O Acetil CoA é o produto da quebra de ácidos graxos. O excesso acontece nestes casos onde não há glicose suficiente para produzir o Oxalacetato, que é necessário para queimar o Acetil CoA no ciclo de Krebs. Resumindo: excesso de ácidos graxos e falta de glicose levam à excesso de acetil CoA, que leva a liberação de corpos cetônicos, que, na falta de glicose, servem de alimento para o cérebro. O cérebro precisa de muita energia.

Como você toma carnitina, faz com que os ácidos graxos entrem nas mitocôndrias e aí não tem volta, são convertidos em acetil CoA. Sobrou, vira corpos cetônicos, que o cérebro usa como fonte de energia. Mas lembre: o cérebro só usa corpos cetônicos como fonte de energia em situações onde o nível de glicose do sangue está baixo há muito tempo.

:D Calma, Atheist, ainda nao é momento de zerar o carbo, kakaka.Eu só fiz isso uma vez na vida, quando competi em Campinas.Famoso zero-carbo e na sequencia o carb-up.Foi so por um periodo de 3 dias, apenas teste e nao curti muito nao os efeitos, pois por mais que ajude mesmo numa perda mais rapida de gordura/agua, por outro lado ocasiona desidratacao muscular - fica murcho pacas-, o q nao é o adequado para quem estava dias antes da competicao.Hoje em dia meu conceito é outro - a dieta tem q ser progressiva, lenta, e a longo prazo -, visando-se assim perder o minimo de massa muscular no processo...
Agora, quando usei a l-carnitina, estava mandando alta dosagem de carbo - sao 4 refeicoes de carbo/dia, 6 no total.Minha dieta atual é a mesma, a unica coisa q faço é aumentar carbo/proteina conforme vou verificando um incremento na forca e aumento "natural" do apetite.O corpo é sabio, basta segui-lo :P

Por acaso você tem gordura para queimar?

Po, atualmente eu to com 106kg pesando logo ao acordar.É bem certo que nao estou gordo - cintura por volta de 86cm -, mas dai para ficar trincado falta muito ainda - cintura teria q estar em 77cm, mais ou menos.
Eu to fazendo a longo prazo minha dieta, sem pressa em definir como os ratos de academia - os preguicosos que so entram agora em dezembro para o verao.Aos pouquinhos chego la, mesmo porque so pretendo voltar a competir daqui a 1 ano , pois tenho muito o que aumentar ainda - o nivel da galera ta alto no Brasil atualmente, o q acho positivo para o esporte...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2005, 06:49:34 »
Citação de: Angelo Melo
Curiosamente, estou tomando suplementação de Ômega 3. Ele apresentou um efeito similar ao CLA, rico em Ômega 6, e um auxiliar na metabolização de gorduras.

Nos últimos estudos que vi, parece que conseguiam efeitos em camundongos, mas quando aplicado em humanos não resultava em nada.

Angelo, a unica coisa que funciona em termos de perda de gordura que conheco é o clenbuterol(tambem nada significativo - mais uns 2kg da para perder sem mover a bunda), o tiratricol(antigo triac), e o cynomel, ambos os ultimos mexendo com a tiroide, o que nao é aconselhavel.E o clen parece ser bem perigoso igualmente.
A questao que sempre prego nos foruns de musculacao é: para que tomar estas porcarias e perder 2-3kg?Isso é significativo?
Nao, e a resposta é simples: com 1 semana de uma dieta bem feita para o seu corpo, e o minimo de aerobico - dependendo do treinamento nem precisa, ja que este pode queimar muito mais calorias -, é possivel perder os mesmos 3kg.Agora, o correto é nao ultrapassar o 1kg/semana, como todas estas dietas vagabundas e modistas que vemos por ai, e isso porque acima de 1kg é patente a perda muscular - assim, o pessoal emagrece rapido e fica flacido, ou no jargao popular: magro-gordo.

Uma dieta bem feita, alem de ter apenas o quantum calorico necessarico para manter uma perda constante - só que este quantum deve ser readequado com o tempo, ja que seu metabolismo mudara -, deve se basear em apenas 1 preceito: saciabilidade.Se nao há este preceito, e a pessoa sente muita fome, nao ha duvidas q a dieta é um lixo, ja que ela nao aguentara mante-la por muito tempo...

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2005, 16:19:56 »
Citação de: Angelo Melo

não sei. Eu só havia lido algo a respeito. Eu percebi algo similar com o usso do Ômega 3, mas não que fosse uma coisa inacreditável, mas notei uma melhora, pelo menos, no início da suplementação.

Quanto a:

a unica coisa que funciona em termos de perda de gordura que conheco é o clenbuterol(tambem nada significativo - mais uns 2kg da para perder sem mover a bunda), o tiratricol(antigo triac), e o cynomel, ambos os ultimos mexendo com a tiroide, o que nao é aconselhavel.E o clen parece ser bem perigoso igualmente.

Antigamente, lá por volta de 1997 / 1998 havia Termogênicos muito bons. Obviamente, quem tomava e malhava como um demente, enxugava mesmo. Eu tenho hoje algo em torno de 12% de gordura corporal e treino em casa, mas numa boa. Naquela época, eu comecei com uns 14% (que já era muito bom) e baixei para uns 6%.

O problema é que você tem que manter um nível de treinamenteo muito forte e constante. Em termos de efeito colateral, naquela época os Termogênicos funcionavam porque era a base ce Ma Huang, a forma herbal da Efedrina. Quando começaram a proibir (parece que agora está sendo liberado novamente em algumas partes dos USA), todas as opções, como Sinefrina, etc, se mostraram bem mais fracas.

Ainda é possível tentar a velha ECA, de Efedrina, Aspirina e Cafeína, com umas 200 mg de Cafeína para 20 mg de Efedrina. Minha dúvida é a quantidade de Aspirina. Seja como for, todas essas misturas, inclusive o Clenbuterol, costuma acelerar os batimentos exatamente durante a Termogênesis, quando ele eleva sua taxa metabólica.

No mais, como foi dito, uma boa dieta, cortando-se gorduras, frituras e doces (sem neurose!), já dá para afinar muito; agora, se a meta é ter uma "pele de plástico", bem... aí mesmo com os meus antigos, maravilhosos e cansativos 6% de gordura, eu ainda ia ser bem "gordinho"!

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2005, 16:29:58 »
Fayman, pode ser também que sua memória já esteja no máximo de "performance". :wink:

Pelo contrário, Marcelo; minha memória anda, já há algum tempo, uma merda, literalmente! Mas seja como for, se o Ômega 3 ajudar, além dos benefícios que já lhe são propícios, em relação ao colesterol, etc, vai ser muito bem vindo. Já há alguns meses, eu praticamente almoço, de 3 a 4 vezes por semana, peixe grelhado, seja Salmão ou (preferencialmente) Truta. Já que sou obrigado a almoçar em Shopping, vamos aproveitar, certo?

Mas que não abro mão, de vez em quando, nem de Pizza, nem de Cheese Hamburger, muito menos de Sorvete, ah, isso não abro mesmo! Meus "um dedo de barriga" e "um dedo de pneu", de cada lado, que o digam! (Olha a neurose!!!!)

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Ômega 3 e nutrição
« Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2005, 16:31:04 »
Olha q legal a "coincidencia".Foi postado hoje por um bro...
É o q tava falando...

O FIM DOS “EXERCÍCIOS AERÓBICOS”

(...como única opção de saúde para adultos)

Por: Ricardo Rambo

Ok! O título é um pouco sensasionalista mas, a intenção é denunciar que a população mundial está sendo enganada pela mídia e por profissionais de saúde desatualizados sobre a prática de exercícios físicos.

Desde a década de 70, a obsessão por exercícios aeróbicos criada principalmente pelos ocidentais (Dr. Cooper e cia.) nos deixou praticamente com apenas uma opção de exercício físico. Muita gente morreu praticando “cooper” e ainda morre fazendo aeróbicos porque simplesmente os exercícios aeróbicos tradicionais de longa duração e baixa intensidade não são a única ou melhor opção para a saúde e muito menos para a melhora da aparência física. Por que será que a população fica cada vez mais obesa e morre cada vez mais do coração? Se o seu médico diz o contrário, pergunte a ele se na graduação ele teve a matéria de fisiologia do exercício, biomecânica, treinamento desportivo e, qual experiência ele possui na área de educação física.

Comparando corredores de 100 metros com maratonistas, os velocistas possuem um físico mais desenvolvido com menos gordura corporal e muito mais massa muscular.

É claro que comparado a um estilo de vida sedentário, qualquer exercício físico é melhor do que nenhum. Até mesmo exercício aeróbico de baixa intensidade e longa duração.

Porém em algumas semanas, a pessoa que realiza exclusivamente este tipo de atividade não terá mais grandes benefícios. A intensidade terá que ser aumentada e o volume diminuído. Se ela quiser apenas passear no bosque, aí sim, tudo bem (eu considero caminhada e outros tipos de “aeróbicos de baixa intensidade” apenas como forma de locomoção, não exercício).

O que a literatura diz:

· Baixo níveis de aeróbicos produzem os mesmos benefícios em relação a saúde do que níveis mais altos; corredores “masters” mostram uma perda média de 2 kilos de massa magra; treinamento de força de alta intensidade é necessário para uma maior população de idosos saudáveis. (POLLACK).

· A média do percentual de gordura dos instrutores de aeróbica nos EUA é 18% enquanto que em levantadoras de peso o média do percentual de gordura é 16%. (IDEA).

· “O aumento da força e da flexibilidade devolve rapidamente qualidade de vida aos idosos e, mais do que isto, auxilia na prevenção de quedas, com consequente diminuição da mortalidade. Além disto, a adaptabilidade dos exercícios com pesos à pessoas com qualquer condição física, e o baixo índice de lesões, contribuem para a escolha preferencial desses exercícios para pessoas idosas e debilitadas.” (SANTARÉM, 1998).

· “Concluímos que a diminuição gradual da pressão arterial nos exercícios aeróbicos prolongados (60 minutos) é o resultado da queda da função ejetora cardíaca, possivelmente indicando fadiga cardíaca.” (KETELHUT, 1994).

· “A condição aeróbia acima da média, que seria importante para prolongar esforços de baixa intensidade, não é condição necessária para a realização das tarefas da vida diária, e da grande maioria das formas de trabalho braçal. Quando uma pessoa debilitada apresenta dispnéia e taquicardia frente à pequenos esforços, estamos diante de um efeito da falta de força muscular. (SANTARÉM, 1998).

· O coração hipertrofiado de atletas aeróbicos são na verdade mais fracos do que atletas com “background” anaeróbico. (BREEHL, especialista em cirurgia cardíaca, citado por STALEY, 1996).

· Treinamento de força possui vários benefícios sobre o sistema cardiovascular incluindo o aumento da fração de ejeção do ventrículo esquerdo e melhora da elasticidade das paredes das artérias. (HATFIELD, 1989).

· “...uma tarefa qualquer será de baixa intensidade para uma pessoa forte e de alta intensidade para uma pessoa enfraquecida. Pessoas fortes utilizam menor porcentual de capacidade contrátil do que pessoas debilitadas, para as mesmas tarefas. (SANTARÉN, 1998).

· Necrose do músculo (morte tecidual) pode ser observado na panturrilha de maratonistas após 7 dias de uma corrida. (MUSCULAR DEVELOPMENT, citado por STALEY, 1996).

· Treinamento de força em circuito tem mostrado um aumento na resistência aeróbica e força muscular e ter benefícios adicionais no aumento do tempo de exercício na esteira rolante quando comparado a programas aeróbicos tradicionais. (TODD, 1992). · Treinamento de força é um meio efetivo de aumentar o gasto energético, diminuir a gordura corporal e manter o tecido metabolicamente ativo em idosos saudáveis, podendo ser utilizado no controle de peso. (CAMPBELL, 1994).

· “Por causa da correlação entre massa óssea e massa muscular, um aumento da massa muscular é um efeito desejado do exercício.” (THOMAS).

EXISTE UMA MELHOR ADAPTAÇÃO A VIDA (ATIVIDADES DIÁRIAS) COM TREINAMENTO DE FORÇA. (McCARTNEY, 1991).

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Novembro de 2005, 16:33:58 »
É o q digo: para q aerobico?
Só em ultimo caso.O negocio é treino de força, c/ alto volume e bem elaborado e uma dieta equilibrada.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2005, 19:14:08 »

Pelo contrário, Marcelo; minha memória anda, já há algum tempo, uma merda, literalmente! Mas seja como for, se o Ômega 3 ajudar, além dos benefícios que já lhe são propícios, em relação ao colesterol, etc, vai ser muito bem vindo. Já há alguns meses, eu praticamente almoço, de 3 a 4 vezes por semana, peixe grelhado, seja Salmão ou (preferencialmente) Truta. Já que sou obrigado a almoçar em Shopping, vamos aproveitar, certo?

Mas que não abro mão, de vez em quando, nem de Pizza, nem de Cheese Hamburger, muito menos de Sorvete, ah, isso não abro mesmo! Meus "um dedo de barriga" e "um dedo de pneu", de cada lado, que o digam! (Olha a neurose!!!!)

Entao, para voces que querem alimento para o cerebro, este site abaixo parece ser bem interessante.Pelo q li, ha varias outras alternativas mais baratas, como o azeite de oliva, oleo de girassol, entre outros.Vale a pena dar uma olhada..
http://www.brainchannels.com/Memory/food/brainfood.html
Parece q aquele lance do "oleo de Lorenzo" - do filme, lembram? - tem a ver tbem...

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2005, 21:54:06 »
interessante o texto, mas tem alguns dados que estão sendo usados ali fora de contexto, como por exemplo:

“Concluímos que a diminuição gradual da pressão arterial nos exercícios aeróbicos prolongados (60 minutos) é o resultado da queda da função ejetora cardíaca, possivelmente indicando fadiga cardíaca.” (KETELHUT, 1994).

claro uma maratona é um exercício extremo, após uma competição de halterofilismo vocÊ vai encontrar atletas com pulso torcido, luxações, distensões, estiramentos...
esse dado serve no máximo para não recomendar maratonas para pessoas comuns, o que, convenhamos não necessita de estudos para afirmar.

“Concluímos que a diminuição gradual da pressão arterial nos exercícios aeróbicos prolongados (60 minutos) é o resultado da queda da função ejetora cardíaca, possivelmente indicando fadiga cardíaca.” (KETELHUT, 1994).

idosos também não costumam fazer aeróbicos de 1 hora, aliás poucas pessoas com algum acompanhamento profissional fazem isso.
a menos que seja algo bem abaixo do ritmo de trabalho aeróbico (poucos batimentos cardíacos, etc etc) ou seja uma leve caminhada.

mas de uma forma geral esses detalhes são sabidos da maioria e a musculação, em especial na terceira idade, é um exercicio mais indicado que as tradicionais caminhadas e bicicletas da vida

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!