http://www.dinossauro.com.br/PG01PT.aspPara quem gosta.... de variar do criacionismo.......
meus comentários numa lista:
Eu já tinha lido sobre esse tipo de hipótese, que não é exatamente nova. Até um ex-desenhista do batman nos anos 70 a defende, o Neal Adams. E um pessoal da Nova Zelândia, acho.
Eu não sei dizer muito sobre essa expansão da Terra em si, ainda que eu possa ver vários problemas nisso.
Mas essas idéia de que os dinossauros (e outros animais) eram grandes porque a gravidade era reduzida e agora não há animais tão grandes porque a gravidade é maior, é simplesmente estapafúrdia.
Os dinossauros não foram os únicos animais gigantescos a caminhar pela Terra, os baluquitérios/indracotérios que também não eram exatamente pequenos caminhavam por aqui ainda no Oligoceno.
Será que a Terra cresceu, extinguindo os dinossauros, depois encolheu de novo, um pouco menos, mas possibilitando a mega-fauna, e agora cresceu novamente, extinguindo a mega-fauna?
Há várias teorias bem mais sólidas que correlacionam o tamanho dos organismos com a disponibilidade de comida e outras coisas, coisas que não são parte do que está se tentando provar, ou seja, não é argumentação circular.
Nesse caso, tenta-se provar que a Terra era menor, e a prova disso é que os dinossauros eram grandes, o que é suposto como sendo devido à Terra ter sido menor.
Fora isso, só uma pequena parte dos dinossauros tinha esse porte que condiz com a explicação de terem sido presa fácil para animais menores, acho que só uns 10%, no chute.
Cadê os deinonychus, que eram do tamanho de tigres siberianos ou por aí, e que possivelmente então teriam sido alguns dos que se esbaldaram com os grandões pesados? Por que se extinguiram?
Além disso, acho que pode haver evidência (paleo-)osteológica contra uma baixa gravidade permitindo o grande tamanho dos dinossauros e outros seres. Os ossos são afetados pela gravidade, ficam mais fracos sem ela. Assim ossos de saurópodos deveriam parecer frágeis demais, talvez como seria se eles tivessem a compostura de girafas... mas eles me parecem bem rombudos, feitos para suportar o próprio peso, que deveria ser bem pesado.
Depois, a Terra teria uma atmosfera com a gravidade prevista? Se é que eles realmente prevêem alguma coisa....