Autor Tópico: Crânios de Cristal  (Lida 2770 vezes)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Crânios de Cristal
« Online: 30 de Novembro de 2005, 11:20:02 »

Data: Aproximadamente século IV d.C.
País: México e Belize
Cultura: Maia e Asteca

Os três crânios esculpidos em cristal de rocha constituem um dos maiores enígmas da arqueologia americana. Um deles, em tamanho natural, foi descoberto pelo pesquisador Mitchell Hedges em 1926, debaixo de um túmulo nas ruínas maias de Lubaantúm. Seu maxililar, ao contrário das demais, pode ser destacado. As outras peças foram encontradas em território asteca, sem referências muito precisas. Duas delas são feitas em tamanho natural. A terceira no entanto, bem menor (10 cm de altura por 15 cm de largura), apresenta um acabamento mais fino. Ninguém sabe ao certo qual a técnica utilizada, uma vez que o cristal de rocha é um dos minerais mais duros da natureza. Apesar disso, uma simples batida no ponto fraco da rocha, pode levá-la a fragmentação.
Encontram-se noBritish Museum, em Londres; e Musée de L'Homme, Paris.

fonte: http://www.arqueologiamericana.com.br/arte/arte_04.htm
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re.: Crânios de Cristal
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2005, 11:55:37 »
Realmente impressionante.
Mas não vejo nenhum "misterio" afinal não existe nada de sobrenatural em fazer esculturas em cristais.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2005, 12:26:16 »
A velha mania de menosprezar as habilidades de alguns povos! :evil:
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
Re: Re.: Crânios de Cristal
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2005, 14:09:54 »
Citação de: diego_uss
Realmente impressionante.
Mas não vejo nenhum "misterio" afinal não existe nada de sobrenatural em fazer esculturas em cristais.

Existe a dificuldade de extração, existe a ausência de ferramentas apropriadas! Não sei como faríamos hoje, mas certamente é uma tecnologia bastante precisa!...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2005, 14:13:11 »
Citação de: PSYCHOCANDY
A velha mania de menosprezar as habilidades de alguns povos! :evil:

Não se está menosprezando as habilidades de povos antigos, mas certas tecnologias não se encaixam e não se aplicam a determinadas épocas.

Estas peças de cristal estão para os mesoamericanos assim como a pólvora está para os nossos índios à época do Descobrimento!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2005, 14:52:34 »
Muitos disseram e ainda dizem o mesmo das pirâmides do Egito!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2005, 16:00:41 »

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2005, 11:13:56 »
Citação de: PSYCHOCANDY
Muitos disseram e ainda dizem o mesmo das pirâmides do Egito!:D

Exatamente, as pirâmides de Gisé, os moais da ilha de páscoa, a pedra de Baalbek, as esferas sulcadas da África, etc.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2005, 11:16:55 »
Citação de: Luis Brudna
http://brazil.skepdic.com/craniosdecristal.html

Oras, Luis, o link afirma que são falsificações, mas não mostra as provas. O que ele diz, que são peças fresadas e manufaturadas com tecnologia moderna, não prova nada. Aliás, prova que foi usada uma tecnologia que não cabe à época dos mesoamericanos - como eu já havia dito. Este é o mistério...

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
Crânios de Cristal
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2005, 16:02:19 »
Euzébio, e as provas que são realmente mesoamericanos? o link, caso não tenha lido todo, também fala disso...

[]'s

Hendrik
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2005, 13:41:07 »
Pois é, Hendrik. Em Arqueologia, as provas são muito 'diáfanas'. Um arqueólogo encontra um artefato num determinado sítio, como ele vai provar o seu achado?

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2005, 05:09:31 »
Euzebio, sem querer ser chato - me sinto culpado quando discordo demais de ti, afinal o considero muito, mas juro que nao estou a fazer tipo -, mas qual é a utilidade de um cranio de cristal?Qual a razao de terem criado isso? :mrgreen:Quem poderia ter criado isso na sua opiniao?
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2005, 15:51:50 »
Citação de: zibs
Euzebio, sem querer ser chato - me sinto culpado quando discordo demais de ti, afinal o considero muito, mas juro que nao estou a fazer tipo -

Zibs, meu camarada, quem vê até pensa que somos inimigos, heheheh...

Mas é isto aí, fórum de debates é para sentar o pau mesmo, nada de viadagens. Quem quiser trocar figurinhas que acesse o ORKUT!

:twisted:

mas qual é a utilidade de um cranio de cristal?

Também gostaria de saber...

Qual a razao de terem criado isso?

Esta pergunta está relacionada com a anterior...

:mrgreen: Quem poderia ter criado isso na sua opiniao?

Pela tecnologia empregada - sendo a peça original - obviamente alguém com a devida capacidade.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2005, 15:58:24 »
Citação de: Euzébio
Euzebio, sem querer ser chato - me sinto culpado quando discordo demais de ti, afinal o considero muito, mas juro que nao estou a fazer tipo -

Zibs, meu camarada, quem vê até pensa que somos inimigos, heheheh...

Mas é isto aí, fórum de debates é para sentar o pau mesmo, nada de viadagens. Quem quiser trocar figurinhas que acesse o ORKUT!

:twisted:

mas qual é a utilidade de um cranio de cristal?

Também gostaria de saber...

Qual a razao de terem criado isso?

Esta pergunta está relacionada com a anterior...

:mrgreen: Quem poderia ter criado isso na sua opiniao?

Pela tecnologia empregada - sendo a peça original - obviamente alguém com a devida capacidade.

kakakakakakakakakaka, eu te adoro - sem viadagens!!!!
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

O Pensador

• Visitante
Crânios de Cristal
« Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2005, 17:20:42 »
Para mim algumas civilizaçôes antigas eram mais avançadas tecnologicamente do que imagina a nossa vâ filosofia.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Crânios de Cristal
« Resposta #15 Online: 10 de Dezembro de 2005, 20:55:52 »
Citação de: O Pensador
Para mim algumas civilizaçôes antigas eram mais avançadas tecnologicamente do que imagina a nossa vâ filosofia.

É possivel :) ...

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
Re: Crânios de Cristal
« Resposta #16 Online: 23 de Março de 2006, 20:59:04 »
A procura de fama recorrendo à fraudes é algo que ocorre até mesmo dentro da comunidade científica, com peixe graúdo. Por isso não é bom tomar a palavra do cara como verdadeira.

Ainda mais de um que se mostrou mais que desejoso em ganhar grana com seu achado.

[]'s

Hendrik
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Março de 2006, 18:39:58 »
Eu não achei muito fantástico não, cristal não é tão duro assim Euzébio está no nível 7 da escala de Mohs, vários materiais poderia ter sido usados  para esculpir, inclusive metais como ferramentas feitas de pedra (granito por exemplo)

Os crânios podem até ser da época, mas não é mistério nenhum, podem ter a finalidade que vai desde enfeitar a casa de algum figurão da época desde o uso em algum ritual religioso.

Agora se são falsos ou verdadeiros isso é outra história, um exame apurado pode determinar o método de corte e polimento utilizado.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Mr. P

• Nível 03
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Março de 2006, 10:15:09 »
São podemos afirmar que os cranios são verdadeiros, pois nao temos prova alguma. Mais tbm n podemos dizer que os antigos nao eram capazes de produzir esse tipo de coisa, pois não conhecemos todas as tecnologias antigas.
Um homem so se revela enquanto tal, quando duvida.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #19 Online: 27 de Março de 2006, 11:39:02 »
Eu não achei muito fantástico não, cristal não é tão duro assim Euzébio está no nível 7 da escala de Mohs, vários materiais poderia ter sido usados para esculpir, inclusive metais como ferramentas feitas de pedra (granito por exemplo)

Os crânios podem até ser da época, mas não é mistério nenhum, podem ter a finalidade que vai desde enfeitar a casa de algum figurão da época desde o uso em algum ritual religioso.

Agora se são falsos ou verdadeiros isso é outra história, um exame apurado pode determinar o método de corte e polimento utilizado.

Ok, Quasar, vamos aos fatos:

Na década de 70, o conservador e restaurador de arte Frank Dorland teve permissão para submeter o crânio de cristal a testes conduzidos nos Laboratórios Hewlet-Packard nos EUA, onde o crânio revelou muitas anomalias:

• Tanto o crânio como a mandíbula vieram do mesmo bloco de quartzo, e ambos haviam sido entalhados com total desrespeito ao eixo natural do cristal no quartzo (o primeiro procedimento deveria ser determinar esse eixo, para prevenir fraturas e quebras durante o processo de moldar a forma).
  • Dorland não encontrou sinais de qualquer instrumento metálico que deixasse marcas no cristal. Na verdade, a maioria dos metais não teria sido efetiva, pois o cristal tem uma gravidade específica de 2.65 e um fator de dureza Mhos de 7 (maior que a do aço). Em outras palavras, mesmo um canivete moderno não pode fazer uma marca nele.
  • A partir de minúsculos padrões no quartzo próximos das superfícies esculpidas, Dorland determinou que o crânio foi primeiramente cinzelado em uma forma rudimentar, provavelmente com o uso de diamantes. O aperfeiçoamento da forma final, a lapidação e o polimento, conforme acredita Dorland, foi feito por inúmeras aplicações de soluções de água e areia de cristal de silicone. O grande problema está em que, para isso, seriam necessários 300 anos de trabalho contínuo para a confecção do crânio.
  • Os arcos ósseos que se estendem ao longo dos lados e parte frontal do crânio são precisamente separados da peça do crânio e agem usando princípios da óptica moderna para canalizar luz da base do crânio para os orifícios oculares, que são pequenas lentes côncavas que também transferem luz de uma fonte abaixo, para a parte superior do crânio.
  • No interior do crânio está um prisma e minúsculos túneis de luz, pelos quais os objetos que são colocados abaixo do crânio são ampliados e aumentam o brilho (Richard Garvin, autor de um livro sobre os crânios de cristal, acredita que o crânio foi desenhado para ser colocado sobre um feixe de luz voltado para cima).
  • O resultado, com as várias transferências de luz e efeitos prismáticos, ilumina todo o crânio e faz com que os orifícios se tornem olhos brilhantes (Dorland realizou experimentos usando esta técnica e relatou que o crânio "se acende" como se estivesse pegando fogo).
  • O crânio de cristal revela conhecimento de pesos e pontos de fulcro: a peça da mandíbula se encaixa precisamente no crânio por dois orifícios polidos, que permitem que a mandíbula se mova para cima e para baixo.
  • O crânio pode ser balanceado exatamente onde dois pequenos orifícios são trespassados de cada lado de sua base. O equilíbrio nestes pontos é tão perfeito que a menor brisa faz com que o crânio balance para a frente e para traz, com a mandíbula abrindo e fechando como contra-peso. O efeito visual é o de um crânio vivo, falando e articulando.
  • O autor Richard Garvin resumiu as descobertas com estas palavras: "É virtualmente impossível hoje – num tempo em que os homens escalaram montanhas na lua – duplicar este achado. Somente as lentes, os tubos de luz e os prismas apresentam uma competência tecnológica que a raça humana adquiriu apenas recentemente. Na verdade, não há ninguém no globo atualmente que poderia tentar duplicar a escultura. Não seria uma questão de aptidão, paciência e tempo. Simplesmente seria impossível."

Como um cristalógrafo da Hewlett-Packard disse: "Essa coisa simplesmente não poderia existir”.

:shock:

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Março de 2006, 12:15:45 »
Oq a HP (Hewlett-Packard) tem haver com cranios de cristal??

não seria melhor mandar pra um geologo ou coisa do genere estuda-lo?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Março de 2006, 12:21:09 »
Ok, Euzébio, vamos aos fatos:

Frank Dorland alega ter levado o crânio para os laboratórios da HP e alega que eles teriam chegado àquelas conclusões.

A única coisa que existe de fato é que Frank Dorland alega muitas coisas que não pode provar.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Março de 2006, 19:53:07 »
Eu não achei muito fantástico não, cristal não é tão duro assim Euzébio está no nível 7 da escala de Mohs, vários materiais poderia ter sido usados para esculpir, inclusive metais como ferramentas feitas de pedra (granito por exemplo)

Ok, Quasar, vamos aos fatos:

Na década de 70, o conservador e restaurador de arte Frank Dorland teve permissão para submeter o crânio de cristal a testes conduzidos nos Laboratórios Hewlet-Packard nos EUA, onde o crânio revelou muitas anomalias:

• Tanto o crânio como a mandíbula vieram do mesmo bloco de quartzo, e ambos haviam sido entalhados com total desrespeito ao eixo natural do cristal no quartzo (o primeiro procedimento deveria ser determinar esse eixo, para prevenir fraturas e quebras durante o processo de moldar a forma).
  • Dorland não encontrou sinais de qualquer instrumento metálico que deixasse marcas no cristal. Na verdade, a maioria dos metais não teria sido efetiva, pois o cristal tem uma gravidade específica de 2.65 e um fator de dureza Mhos de 7 (maior que a do aço). Em outras palavras, mesmo um canivete moderno não pode fazer uma marca nele.
  • A partir de minúsculos padrões no quartzo próximos das superfícies esculpidas, Dorland determinou que o crânio foi primeiramente cinzelado em uma forma rudimentar, provavelmente com o uso de diamantes. O aperfeiçoamento da forma final, a lapidação e o polimento, conforme acredita Dorland, foi feito por inúmeras aplicações de soluções de água e areia de cristal de silicone. O grande problema está em que, para isso, seriam necessários 300 anos de trabalho contínuo para a confecção do crânio.
  • Os arcos ósseos que se estendem ao longo dos lados e parte frontal do crânio são precisamente separados da peça do crânio e agem usando princípios da óptica moderna para canalizar luz da base do crânio para os orifícios oculares, que são pequenas lentes côncavas que também transferem luz de uma fonte abaixo, para a parte superior do crânio.
  • No interior do crânio está um prisma e minúsculos túneis de luz, pelos quais os objetos que são colocados abaixo do crânio são ampliados e aumentam o brilho (Richard Garvin, autor de um livro sobre os crânios de cristal, acredita que o crânio foi desenhado para ser colocado sobre um feixe de luz voltado para cima).
  • O resultado, com as várias transferências de luz e efeitos prismáticos, ilumina todo o crânio e faz com que os orifícios se tornem olhos brilhantes (Dorland realizou experimentos usando esta técnica e relatou que o crânio "se acende" como se estivesse pegando fogo).
  • O crânio de cristal revela conhecimento de pesos e pontos de fulcro: a peça da mandíbula se encaixa precisamente no crânio por dois orifícios polidos, que permitem que a mandíbula se mova para cima e para baixo.
  • O crânio pode ser balanceado exatamente onde dois pequenos orifícios são trespassados de cada lado de sua base. O equilíbrio nestes pontos é tão perfeito que a menor brisa faz com que o crânio balance para a frente e para traz, com a mandíbula abrindo e fechando como contra-peso. O efeito visual é o de um crânio vivo, falando e articulando.
  • O autor Richard Garvin resumiu as descobertas com estas palavras: "É virtualmente impossível hoje – num tempo em que os homens escalaram montanhas na lua – duplicar este achado. Somente as lentes, os tubos de luz e os prismas apresentam uma competência tecnológica que a raça humana adquiriu apenas recentemente. Na verdade, não há ninguém no globo atualmente que poderia tentar duplicar a escultura. Não seria uma questão de aptidão, paciência e tempo. Simplesmente seria impossível."

Como um cristalógrafo da Hewlett-Packard disse: "Essa coisa simplesmente não poderia existir”.

:shock:

Bom Euzébio, se a coisa é é boa demais para ser verdade então provavelmente não é, algumas considerações:

A escala de Dureza Mohs não é aplicada ao aço que é medido pela escala Rockwell, e sim, ferramentas de aço podem cortar materiais mais duros, quem estudou alguma coisa de fresagem e tornearia sabe disso.

Se o suvenir foi examinado nos laboratório da HP (estranho pois os charlatões preferem os da NASA) deve existir em algum lugar alguma posição oficial da HP sobre isso.

O fato da mandúbula se encaixar no crânio não é nem um pouco fantástica, geralmente o lugar das mandúbulas é justamente ali.

Prismas e coisas do tipo qualquer cristal faz, desde que não seja opaco.

E . . . 300 anos de trabalho para fazer aquilo . . . putz, Euzébio, acho que nem v/ acrediou nisso . . . fala sério.

No mais não existem grande anomalias, para mim aquilo está mais para uma bugiganga vendida em qualquer feira de artesanato.

Essa tá fraca Euzébio, vamos brincar com algum assunto mais divertido, tipo, Chico Xavier, Urandir ou outro charlatão qualquer
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!