Autor Tópico: José Dirceu é cassado por 293 votos  (Lida 1283 vezes)

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
José Dirceu é cassado por 293 votos
« Online: 01 de Dezembro de 2005, 00:19:02 »

Câmara aprova cassação de Dirceu

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma derrota na noite desta quarta-feira ao ter o primeiro deputado petista cassado em 25 anos de história e seis meses após a deflagração da maior crise política do Brasil. Por um placar apertado, o plenário da Câmara cassou o mandato de Dirceu por oito anos por quebra de decoro parlamentar, por envolvimento no suposto esquema do "mensalão".

O ex-homem forte do governo anunciou que vai comentar o resultado nesta quinta-feira e disse que não se arrepende de "lutar" pela sua inocência, pois entrou com vários recursos no Supremo Tribunal Federal (STF) e realizou uma série de manobras políticas para tentar barrar a votação de seu processo em plenário.

Dirceu chegou ao plenário da Câmara às 18h50 desta quarta-feira, ou seja, dez minutos do horário previsto para o início da sessão extraordinária na Casa. O agora ex-deputado chegou demonstrando tranqüilidade e acreditando "convencer" os deputados sobre sua inocência e, assim, escapar da cassação. "Eu confio que a Câmara me fará justiça", disse o ex-ministro. "Vou continuar na vida pública, qualquer que seja o resultado. Continuo filiado ao PT", completou.

Ao chegar ao plenário, o deputado foi cercado por um batalhão de jornalistas. Indagado sobre as denúncias de corrupção, Dirceu disse que não há provas sobre o mensalão. "Nem contra mim, nem contra o presidente Lula", disse.

Dirceu afirmou que seu discurso de defesa não será diferente de tudo que falou nos últimos seis meses. "Não aceito cassação política porque isso é ditadura". O ex-ministro disse ter conversado com praticamente todos os deputados pessoalmente ou por telefone e apresentou sua defesa.

A sessão começou pouco depois das 19h, com um breve discurso do deputado Alberto Goldman (PSDB). Às 19h20, o deputado Rodrigo Maia (PFL-RJ) ocupou a tribuna com ataques diretos ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Por volta das 19h35, o relator do processo contra Dirceu, deputado Julio Delgado (PSB-MG), iniciou seu discurso defendendo a cassação do mandato de Dirceu. Delgado disse que o ex-ministro teve mais direito de defesa que qualquer outro brasileiro.

Após insistência do deputado Alberto Goldman (PSDB-SP), o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), declarou que não votaria contra ou a favor de José Dirceu.

Fonte:Terra.

Ô dó.... :roll:

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
    • http://por-ventura.blogspot.com
Re.: José Dirceu é cassado por 293 votos
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2005, 02:27:38 »
Foi influência de Papai Noel e sua bengala!

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2005, 08:06:59 »
:clap:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
José Dirceu é cassado por 293 votos
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2005, 09:55:50 »
Nunca um poema se encaixou também em uma situação:

JOSÉ

E agora, José?

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José?

e agora, Você?

Você que é sem nome,

que zomba dos outros,

Você que faz versos,

que ama, protesta?

e agora, José?

Está sem mulher,

está sem discurso,

está sem carinho,

já não pode beber,

já não pode fumar,

cuspir já não pode,

a noite esfriou,

o dia não veio,

o bonde não veio,

o riso não veio,

não veio a utopia

e tudo acabou

e tudo fugiu

e tudo mofou,

e agora, José?

E agora, José?

sua doce palavra,

seu instante de febre,

sua gula e jejum,

sua biblioteca,

sua lavra de ouro,

seu terno de vidro,

sua incoerência,
seu ódio, - e agora?

Com a chave na mão

quer abrir a porta,

não existe porta;

quer morrer no mar,

mas o mar secou;

quer ir para Minas,

Minas não há mais.

José, e agora?

Se você gritasse,

se você gemesse,

se você tocasse,

a valsa vienense,

se você dormisse,

se você cansasse,

se você morresse....

Mas você não morre,

você é duro, José!

Sozinho no escuro

qual bicho-do-mato,

sem teogonia,

sem parede nua

para se encostar,

sem cavalo preto

que fuja do galope,

você marcha, José!

José, para onde?
Carlos Drummond de Andrade

Senhores, receio que Carlos Drummond de Andrade teve uma premonição .Vejam os trechos que eu destaquei.
 :shock:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2005, 11:27:52 »
Deveriam ter sido 293 bengaladas.  :D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2005, 12:06:44 »
enfim...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2005, 23:13:39 »
Foi o toque mágico da varinha do bom velhinho  :lol:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2005, 00:28:33 »
:lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2005, 07:53:26 »
Só falta prender.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Re.: José Dirceu é cassado por 293 votos
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2005, 10:48:05 »
Citação de: Luis Dantas
Só falta prender.

Ja foi um parto só pra tirarem o mandato dele!
Imagina prender então!!

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2005, 10:53:11 »
Citação de: Luis Dantas
Só falta prender.

Por quê? Ele cometeu algum crime?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2005, 11:21:12 »
Crime que é bom, ninguém sabe. É minha opinião que "o povo brasileiro" não gosta dele então os parlamentares fizeram o que fizeram - o que é bom, né?

Mas quanto a este assunto só tenho a dizer que é o fim de uma era. Por mais que eu mesma azhe que o zé é cuzão, não dá pra pensar que esta cassação é o símbolo do "fim da esperança".

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2005, 13:04:23 »
bom rizk, provas acho que não haviam. haviam evidências e conjecturas.. mas sinceramente, e que ninguém venha me dizer que fui lobotomizado pela grande mídia burguesa, eu tenho quase absoluta certeza que dirceu era culpado de vários crimes dos quais foi acusado, não absoluta mas já o necessário pra cassá-lo.
muita gente tem reagido com cinismo, mesmo. na época do governo fhc falavam e falavam, sem, na grande maioria das coisas, ter algo além de suposições nas mangas. é só vir o papo do dirceu e, como perfeitos cínicos, ficam com esse papo de 'cadê as provas?'. dois pesos duas medidas?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

ukrainian

• Visitante
« Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2005, 21:28:58 »
Provas????????

ukrainian

• Visitante
« Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2005, 21:30:18 »
Que triste... um forum cético, e a maioria apoia a crendice e a irracionalidade dessa cassação sem nexo. Dirceu foi julgado e condenado por deputados, via votação! Perseguição política descarada. Que país é esse, onde as paixões tomaram o lugar da razão?

Vocês odeiam Dirceu? Eu também. Mas não sou IRRACIONAL ao ponto de achar que essa cassação foi justa.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #15 Online: 02 de Dezembro de 2005, 21:38:36 »
Estou começando a ver com outros olhos toda essa história de mensalão.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 02 de Dezembro de 2005, 21:47:40 »
Claro que é preciso provar, e suponho que é tecnicamente possível que o Dirceu não tenha cometido algum crime.  Mas sinceramente, estou farto de ver tantos políticos abusando da lei e saindo impunes.  É tão raro algum deles pagar pelo que faz.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #17 Online: 02 de Dezembro de 2005, 22:23:48 »
Citação de: appalachian
Mas não sou IRRACIONAL ao ponto de achar que essa cassação foi justa.

Você quer mesmo tomar um cartão né...

ukrainian

• Visitante
« Resposta #18 Online: 02 de Dezembro de 2005, 22:33:29 »
Citação de: Rhyan

Não vou dar esse gostinho para você.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Dezembro de 2005, 01:47:33 »
Citação de: Rhyan

Pois é, é pedir muito para serem mais ponderados...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Dezembro de 2005, 05:16:35 »
Que triste... um forum cético, e a maioria apoia a crendice e a irracionalidade dessa cassação sem nexo. Dirceu foi julgado e condenado por deputados, via votação! Perseguição política descarada. Que país é esse, onde as paixões tomaram o lugar da razão?

Vocês odeiam Dirceu? Eu também. Mas não sou IRRACIONAL ao ponto de achar que essa cassação foi justa.

Fonte
com surpresa, e às vezes com ironia, que o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), relator do processo contra o ex-ministro José Dirceu no Conselho de Ética da Câmara, reage à insistente alegação de falta de provas de parte dos acusadores. "As evidências de quebra de decoro e tráfico de influência são vastas. A Lei de Improbidade Fiscal foi transgredida e as punições para isso são claras", observa.
Nas contas de Delgado – tiradas de seu parecer, que o Conselho de Ética aprovou por 13 a 1 – aparece de início um crime de responsabilidade, que Dirceu cometeu quando, na condição de deputado, recebeu proventos como membro do Conselho Diretor da Petrobras. "Está claro, na Constituição (arts. 54 e 55), que essas atividades paralelas e remuneradas são rigorosamente proibidas e constituem crime que deve ser punido severamente", acrescenta. Dirceu ficou por dois meses no conselho e recebeu R$ 4.500,00. Delgado relata outros exemplos:

Cheque para Marques – Um auxiliar do ex-ministro, Roberto Marques, recebeu um cheque da agência SMP&B, de R$ 50 mil. Delgado recorda: "Valério disse na CPI, olhando no olho de Delúbio Soares, que aquele Marques de que se falava era o próprio amigo de Dirceu, e não um homônimo. Delúbio ouviu calado, nada comentou".

Ajuda à ex-mulher – Angela Saragoça, ex-mulher de Dirceu, "conseguiu emprego no banco BMG. O Banco Rural, que não atuava na área habitacional, emprestou-lhe R$ 42 mil para comprar um apartamento. Um sócio de Valério, Rogério Tolentino, comprou dela outro imóvel".

Dinheiro para Duda – As dívidas que Duda Mendonça recebeu irregularmente, no exterior, "foram contraídas quando Dirceu era presidente do PT e coordenador da campanha presidencial".

Dinheiro para o PT – Delgado vê uma óbvia ponte entre o forte papel político de Dirceu no PT e o circo montado pelo valerioduto, com empréstimos falsos em bancos, para justificar as despesas petistas. "É outra clara evidência de quebra de decoro", diz o relator. "Mesmo dizer que não sabia não o exime das responsabilidades".

e também, de acordo com o globo...
   "Há fartura de provas", afirma relator     

O Globo (1º de dezembro) - O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), relator do processo contra o ex-deputado José Dirceu (PT-SP), afirmou ontem, em seu discurso, que mesmo com a retirada de trechos do relatório para cumprir decisão do Supremo Tribunal Federal, havia provas contundentes do envolvimento do ex-ministro no esquema de relações promíscuas entre o governo e sua base na Câmara. Ele também refutou as alegações de que houve cerceamento de defesa.

- Há uma fartura de provas de favorecimento indevido e de abusos da máquina pública. Mesmo retirados trechos, permanecem no nosso relatório provas robustas. O deputado José Dirceu teve mais direito de defesa que qualquer cidadão, o mais amplo direito de defesa da História da nossa República.

Delgado cita relação de petista com Valério

Delgado citou, como provas de que Dirceu atuou no esquema do mensalão, sua relação com o empresário Marcos Valério de Souza. Para o relator, não era amizade e não era apenas um relacionamento social, como afirmara o petista. O relator lembrou o encontro de Dirceu com Valério e com o presidente do BMG, Ricardo Guimarães, em Luziânia (GO), três dias antes da celebração de empréstimos entre o PT e o BMG.

Também referiu-se aos problemas financeiros de Ângela Saragoça, ex-mulher de Dirceu, que recorreu a Valério. Delgado lembrou que Ângela conseguiu empréstimos no Banco Rural e no BMG, e vendeu um imóvel a um dos sócios de Valério.

O relator citou ainda o acordo de repasse de R$ 10 milhões ao PL, que teria sido feito por Dirceu e pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, para garantir José Alencar como vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial. E também o dinheiro de campanha para o publicitário Duda Mendonça e os R$ 50 mil sacados do Banco Rural, cujo primeiro indicado teria sido Roberto Marques, amigos de Dirceu.

- Não se preocupem com a retirada dos atos sigilosos, com a exclusão do depoimento de Kátia Rabello (presidente do Banco Rural), porque isso não é o fundamental. As provas estão nos autos - disse Delgado.

Segundo o relator, Dirceu exerceu o mandato parlamentar com paixão, mas faltou-lhe o sentido das limitações que um cargo público impõe:

- Ninguém perde o mandato por sua história ou passado.

Isabel Braga    

Fonte: O Globo

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!