Marte tinha água no início da formação do planetaQuinta, 1 de dezembro de 2005, 08h40Pouco depois da formação de Marte, há 4 bilhões de anos, houve grandes quantidades de água nesse planeta, segundo um estudo do solo realizado pela sonda européia Mars Express e publicado pela revista britânica Nature.
A maioria dos cientistas está de acordo que o Planeta Vermelho, que se formou, como a Terra, há uns 4,6 bilhões de anos, foi muito úmido no período inicial de sua história. Mas o novo estudo, realizado a partir de observações da Mars Express, assinala a presença de "quantidades substanciais" de água no final do período Noeico, que abrange da formação de Marte até 3,8-3,5 bilhões de anos.
A equipe do professor François Poulet, da Universidade Paris-Sul em Orsay (região parisiense), detectou, no solo antigo do planeta, argila do tipo filosilicato que se forma quando as rochas basálticas vulcânicas estão submersas em água durante muito tempo. Para Horton Newsom, um especialista da Universidade do Novo México em Albuquerque (Estados Unidos), esta descoberta confirma o que se suspeitava até agora, a partir de imagens de formações geológicas da superfície de Marte, ou seja, a presença de grandes quantidades de água no planeta em um período determinado.
Segundo ele, a presença de filosilicatos nas antigas planícies deixa entrever que (em Marte) existiam condições comparáveis às da Terra antes de 3,5 bilhões de anos. Da mesma forma, acrescenta, "parece que a superfície do planeta se tornou mais ácida, impedindo a formação de filosilicatos e carbonatos, e favorecendo a de hematitas e sulfatos", tal como observou em outras regiões o robô americano Opportunity e a sonda da Agência Espacial Européia (AEE) Mars Express.
A formação de sulfatos corresponde a um período de clima suave e talvez mais seco do que o Noeico, no qual o ambiente marciano parece ter sido mais ácido, talvez devido à emissão de gases ácidos pelos vulcões, segundo a equipe de Poulet.
Terra