Autor Tópico: Meditando há seis meses, menino é tido como novo Buda  (Lida 5126 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Meditando há seis meses, menino é tido como novo Buda
« Online: 02 de Dezembro de 2005, 15:59:12 »
01 de dezembro, 2005 - 19h40 GMT (17h40 Brasília)

Um adolescente de 15 anos que estaria meditando há seis meses no sul do Nepal é considerado na região a nova encarnação de Buda.

Impressionados com o fenômeno, cientistas têm tentado estudar Ram Bahadur Bamjan sem atrapalhar a sua meditação.

Os amigos e parentes de Bamjan dizem que ele não bebe água há seis meses e que vai continuar assim por seis anos até receber a iluminação, como aconteceu com Buda em Lumbini, a 250 km do Nepal.

Siddartha Gautam, que posteriormente atingiu o Mahanirvana e se tornou Buda, nasceu em 560 A.C.

Visitantes

A façanha do adolescente se espalhou rapidamente e as pessoas da região da vila Ratanapuri começaram a ir ver Bamjan, que está sentado de pernas cruzadas, pose tradicional de Buda, embaixo de uma árvore peepal.

Os seus olhos estão fechados e quase totalmente cobertos pelo cabelo, que cresceu nos últimos meses. O corpo, firme, está envolvido por um xale claro.

A fotografia de Bamjan aparece com frequência nos jornais e as pessoas procuram se atualizar sobre o estado dele.

Muitos na sua região já o adoram como a reencarnação de Buda e adornam a árvore sob a qual ele medita e acendem incensos.

O maior movimento de pessoas gerou oportunidades econômicas.

O verdadeiro Buda nasceu em 650 A.C.

"Quase 500 mil rúpias (US$ 7 mil) foram depositadas no banco por devotos", diz um alto funcionário do governo local, Prajapati Koirala. O valor não inclui as doações feitas no local.

A população da região criou uma comissão para assegurar que Bamjan tenha o ambiente certo para meditar e para gerenciar o fluxo de visitantes.

As pessoas querem saber principalmente se ele fica sentado na mesma pose e medita durante toda a noite, e se ele realmente não come nem bebe nada.

Algumas pessoas dizem que ele não come nada desde começou a meditação, outros dizem que no início ele tomava um líquido leitoso extraído das raízes da árvore.

A maioria dos seres humanos pode sobreviver sem comida por várias semanas, já que o corpo extrai energia dos estoques de gordura e proteína. Mas em média uma pessoa não resiste a mais de três a quatro dias sem água.

Comprovação científica

Os supostos poderes extraordinários de líderes religiosos são raramente submetidos a uma investigação científica, mas a cobrança por provas vem aumentando.

"Nós concordamos em conduzir um exame científico nele", afirmou Koirala.

Segundo ele, cientistas da Academia Real de Ciências e Tecnologia do Nepal estão a caminho de Ratanapuri para examinar o adolescente.

O desafio é fazer isso sem tocar Bamjan.

"Pelo menos os cientistas vão poder ver se ele medita a noite inteira ou não", disse Deekpal Chaudhary, que vende incensos aos visitantes.

A família de Bamjan diz que ele sempre foi diferente dos seus quatro irmãos. Ele não falava muito e mantinha-se sempre à distância.

A sua professora de colégio, Saiden Lama, disse que "ele nunca tocou álcool".

Ainda segundo a família e os amigos, Bamjan começou a meditar quando voltou de uma viagem a Lumbini, a cidade onde Buda nasceu, e monastérios de Pokhara, no Nepal, e Dehradun, na Índia.

O primo dele, Prem Lama, disse que Bamjan só falou algumas vezes desde que começou a meditar. A primeira vez teria sido quando uma cobra o picou, há cerca de um mês.

O adolescente teria interpretado oincidente como um teste, que precisava superrar, disse o primo. Ele já havia sido picado por uma cobra três meses depois de dar início à meditação.

Depois de ser picado, Bamjan teria pedido a ajudantes para pôr uma cortina em volta dele.

"Em menos de uma semana, ele pediu para nós tirarmos a cortina", disse Prem Lama.

BBC

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Meditando há seis meses, menino é tido como novo Buda
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2005, 16:01:35 »
hmm, cortina.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2005, 16:09:41 »
Só acredito com uma gravação de umas 10 cameras filmando o pia 24 horas por dia, durante 1 semana.
Se ele não se mecheu, lhe deram comida nem bebida, dai começo a cogitar alguma possibilidade...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2005, 18:09:26 »
Mexer*

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
    • http://por-ventura.blogspot.com
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2005, 19:41:58 »
Fernando chato  :lol: Mas só presta assim.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2005, 10:09:23 »

Imagem do menino...

Ta tendo festa junina? :lol:
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Re.: Meditando há seis meses, menino é tido como novo Bu
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2005, 10:29:39 »
Citação de: bruno
hmm, cortina.

... suspeito...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2005, 10:53:06 »
Uma cortina pra se levantar e dar um esticada no corpo.
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Atheist

• Visitante
« Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2005, 15:10:11 »
Realmente a primeira coisa a fazer é monitorá-lo 24h por dia durante algum tempo. Após, se ele sequer beber água será interessante fazer uma avaliação diferente, monitorando os aspectos bioquímicos e de atividade cerebral... Mas se não pode nem mexer nele fica complicado.

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
Re: Meditando há seis meses, menino é tido como novo Buda
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2005, 21:18:46 »
Olá amigos!!

Bom, não deve demorar muito vão pedir uma opinião do Dalai Lama pra ver o que ele acha desta situação. Pois é , mas uma questão pro Dalai Lama avaliar.

um abraço

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2005, 22:22:02 »
Citação de: zibs

Imagem do menino...

Ta tendo festa junina? :lol:

O Budismo tibetano é assim mesmo, adora cores vivas.

Tudo bem que o garoto está no Nepal, mas depois da invasão chinesa há muitos refugiados tibetanos lá.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Meditando há seis meses, menino é tido como novo Buda
« Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2005, 22:25:53 »
Citação de: luizf
Bom, não deve demorar muito vão pedir uma opinião do Dalai Lama pra ver o que ele acha desta situação. Pois é , mas uma questão pro Dalai Lama avaliar.

É bem possível.  Mas diferença mesmo nisso não deve fazer.  Se há divisão dentro do Budismo tibetano em função de quem seria o Karmapa atual (apesar do Dalai Lama ter tomado um partido definido), não vejo por que seria menos difícil chegar a consenso com esse garoto.

http://en.wikipedia.org/wiki/Karmapa_controversy

A não ser que aconteça de se concluir logo que ele não é novo Buda coisa nenhuma.

Seria mesmo interessante finalmente encontrar alguém que não é...  :D

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Frâncio Almeida

• Nível 04
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2005, 23:13:40 »
Não me lembro bem quem foi, mas teve um mágico que apareceu no fantástico que ficou meses num cubículo de vidro sem beber e sem comer...mas obvio que foi truque.

Offline Kid

• Nível 08
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2005, 01:31:19 »
francioalmeida, por curiosidade, onde você achou essa imagem do seu avatar?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2005, 02:21:57 »
está na galeria, kid.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #15 Online: 05 de Dezembro de 2005, 10:51:48 »
Citação de: Atheist
Realmente a primeira coisa a fazer é monitorá-lo 24h por dia durante algum tempo. Após, se ele sequer beber água será interessante fazer uma avaliação diferente, monitorando os aspectos bioquímicos e de atividade cerebral... Mas se não pode nem mexer nele fica complicado.

Não precisa medir sua atividade cerebral nemf azer teste algum, basta analisar se ele esta comendo ou não. Feito isso, se ele aguentar 6 meses, daí realmente tem de se dar crédito ao menino.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Dezembro de 2005, 15:01:48 »
Citação de: francioalmeida
Não me lembro bem quem foi, mas teve um mágico que apareceu no fantástico que ficou meses num cubículo de vidro sem beber e sem comer...mas obvio que foi truque.

Foi o David Blaine que ficou 44 dias suspenso em uma caixa de vidro acima do rio Tâmisa. Não sei da onde vc tirou que ele ficou sem beber, foi apenas sem comer, e não me parece que foi truque. O Blaine tem dessas, outra vez ficou 35 horas em pé sobre um poste a 24 metros de altura, sendo que o topo desse poste senão me engano tinha cerca de 60 cm de diâmetro.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Dezembro de 2005, 15:07:11 »
Citação de: Cezar Teixeira
Citação de: francioalmeida

Foi o David Blaine que ficou 44 dias suspenso em uma caixa de vidro acima do rio Tâmisa. Não sei da onde vc tirou que ele ficou sem beber, foi apenas sem comer, e não me parece que foi truque. O Blaine tem dessas, outra vez ficou 35 horas em pé sobre um poste a 24 metros de altura, sendo que o topo desse poste senão me engano tinha cerca de 60 cm de diâmetro.

Nao duvido, eu consigo ficar deitado 24 horas na minha cama sem comer, e apenas dormindo ainda 8-)  :roll:
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Dezembro de 2005, 18:47:47 »
Aonde está escrito que ele é budista?Eu entendi que ele medita mas não achei nenhuma referencia em ele se dizendo um praticante budista.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Dezembro de 2005, 10:16:39 »
Estes comentarios vao para o meu nobre irmao Luis Dantas... :rock:

Caso ele consiga a iluminaçao, o que ele irá fazer?Ficar recluso no monastério?Ou passará a tentar trazer outros irmaos consigo?
Nada ou tudo?    :wink:  :shock:

Outra:
O que é ego?
É essencia ou superficie?  :wink:  :shock:

:esporte:  :halt3:  :tarado:  :ideia:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 11 de Dezembro de 2005, 13:10:40 »
Citação de: zibs
Estes comentarios vao para o meu nobre irmao Luis Dantas... :rock:

Caso ele consiga a iluminaçao, o que ele irá fazer?

Pelo que entendo, o que ele acredite que trará melhores consequências para a situação na qual se encontra.

Ficar recluso no monastério? Ou passará a tentar trazer outros irmaos consigo?
Nada ou tudo?    :wink:  :shock:

Reclusão não é muito bem vista no Budismo, portanto suponho que ele não optará por ela.

Outra:
O que é ego?

Uma palavra de três letras.

É essencia ou superficie?  :wink:

Segundo o Budismo não existe um "ego-essência".  Tudo tem origem condicionada e é impermanente.  O ego é circunstancial.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Dezembro de 2005, 13:31:35 »
Citação de: LD
Pelo que entendo, o que ele acredite que trará melhores consequências para a situação na qual se encontra.

:clap:
Reclusão não é muito bem vista no Budismo, portanto suponho que ele não optará por ela.

:3o:
Uma palavra de três letras.

:2o:
Segundo o Budismo não existe um "ego-essência". Tudo tem origem condicionada e é impermanente. O ego é circunstancial.

:1o:

:clapping:  :woohoo:

O mais legal, LD, é que independente de voce ter me dados os textos do budismo, o vaso teria se quebrado do mesmo jeito!!!(matrix)...

O Pensador

• Visitante
« Resposta #22 Online: 11 de Dezembro de 2005, 14:58:59 »
De qual escola budista é este garoto?Se pertencer à mesma escola do atual Dalai Lama,ele pode vir a se tornar seu substituto.Acho que eles já estâo pensando em sucessâo...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 11 de Dezembro de 2005, 22:47:08 »
Citação de: O Pensador
De qual escola budista é este garoto? Se pertencer à mesma escola do atual Dalai Lama, ele pode vir a se tornar seu substituto. Acho que eles já estâo pensando em sucessâo...

É um pouco mais complicado do que isso. Há indícios de que a sucessão do atual Dalai Lama pode fugir à tradição em algum grau (até porque, afinal de contas, tradicionalmente o Dalai Lama vive no Tibete e não tem contato direto com ocidentais  :P ), mas se a tradição for mantida o Dalai Lama seguinte teria de nascer DEPOIS que o atual tiver morrido, o que praticamente garante que esse garoto não tem chance.

Mas os Dalai Lamas e Panchem Lamas costumam treinar uns aos outros, então é concebível que esse garoto possa vir a ser um Panchem Lama (não sei se já há um no presente momento).  

Aliás, a rigor todas as pessoas que tenham aprendido algo com o Dalai Lama são em algum sentido seus sucessores...

Por fim, não importa muito a escola em que esse rapaz tenha tomado refúgio (supondo que o tenha feito).  Sempre é possível mudar depois.

O Pensador

• Visitante
« Resposta #24 Online: 12 de Dezembro de 2005, 15:50:08 »
Citação de: Luis Dantas
Citação de: O Pensador
De qual escola budista é este garoto? Se pertencer à mesma escola do atual Dalai Lama, ele pode vir a se tornar seu substituto. Acho que eles já estâo pensando em sucessâo...

É um pouco mais complicado do que isso. Há indícios de que a sucessão do atual Dalai Lama pode fugir à tradição em algum grau (até porque, afinal de contas, tradicionalmente o Dalai Lama vive no Tibete e não tem contato direto com ocidentais  :P ), mas se a tradição for mantida o Dalai Lama seguinte teria de nascer DEPOIS que o atual tiver morrido, o que praticamente garante que esse garoto não tem chance.

Mas os Dalai Lamas e Panchem Lamas costumam treinar uns aos outros, então é concebível que esse garoto possa vir a ser um Panchem Lama (não sei se já há um no presente momento).  

Aliás, a rigor todas as pessoas que tenham aprendido algo com o Dalai Lama são em algum sentido seus sucessores...

Por fim, não importa muito a escola em que esse rapaz tenha tomado refúgio (supondo que o tenha feito).  Sempre é possível mudar depois.

Verdade...Nem tinha reparado que o Buda nâo poderia reencarnar sem ter desencarnado :P .Que mancada a minha :P ...

Luiz,com sucessor eu quiz dizer a próxima reencarnaçâo do Buda(o original ou qualquer outro posterior).A propósito, eu nem sei o que significa Panchem Lama...Seria uma mera funçâo hierárquica entre os monges?

Abc.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!