Se esta anistia ocorrer, será um fato lamentável.
Não que eu seja contra a presença de imigrantes nos E.U.A. ou contra a ampliação da mão-de-obra numa economia em expansão, mas sou contra a legitimação das irregularidades, dos atos ilegais.
Quantos estrangeiros de idoneidade comprovada tiveram seus vistos para os E.U.A. negados? Agora que os E.U.A. estão se preparando para receber imigrantes, penso que deveriam ser estes os contemplados, ao invés de pessoas de idoneidade desconhecida e com ao menos um crime (imigração ilegal) nas costas... haverão vagas para aqueles que aceitaram a recusa dos vistos depois dessa mega-furada de fila?
Anistiar os ilegais corresponde a dizer: "A imigração legal é só um detalhe! Se você não conseguir, entre aqui ilegalmente que depois nós te anistiamos!"
Lamentável também a decisão de se incluir no sistema educacional os filhos dos ilegais... chega às raias do ridículo porque, uma vez que se saiba que uma criança é filha de ilegais e se tem seu endereço, não ir logo lá e fazer a deportação é passar um atestado de "deixa ficar"!
A meu ver, crianças americanas filhas de ilegais deveriam ser deportadas junto com seus pais e só poderem retornar aos E.U.A. após a maioridade ou, se houver grande interesse da família em manter a criança por ali, que se passe a guarda dela para alguma família legal disposta a aceitá-la...