Autor Tópico: Bush pode aliviar pressão sobre imigrantes ilegais  (Lida 1742 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Skorpios

  • Visitante
Bush pode aliviar pressão sobre imigrantes ilegais
« Online: 23 de Março de 2005, 10:00:07 »
Citar
Especialistas: governo Bush pode aliviar pressão sobre imigrantes ilegais

Fernando Moreira - Globo Online

RIO - Durante a campanha pela reeleição, o presidente dos EUA, George W. Bush, prometeu estudar medidas para legalizar imigrantes que desejem ocupar os postos de trabalho rejeitados pela grande maioria dos americanos. De acordo com especialistas nos Estados Unidos ouvidos com exclusividade pelo GLOBO ONLINE, esta pode ser a maior esperança para milhões de estrangeiros sem documentos na terra do Tio Sam. A necessidade de crescimento da economia americana pode fazer com o chefe da Casa Branca pense em algum programa que anistie uma mão-de-obra fundamental para a nação mais industrializada do mundo, tornando mais fácil a vida nos EUA de gente dos quatro cantos do planeta - muitos deles do Brasil.

- Há esperança para os imigrantes ilegais. E esta é a razão pela qual eles continuam vindo (aos EUA). Exceto por razões de segurança, não acredito que Bush deseje manter os imigrantes fora. Seus amigos ricos querem empregá-los - afirma o professor britânico Nelson Graburn, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que dá aula para muitos ex-imigrantes ilegais ou filhos deles.

Herbert Klein, especialista em imigração da Universidade de Stanford, também na Califórnia, também acredita que a situação econômica ditará o comportamento da Casa Branca nos próximos quatro anos de governo Bush.

- O Departamento de Imigração já não realiza mais grandes operações para encontrar ilegais, exceto quando envolve muçulmanos. Embora a imigração esteja mais restrita, não há hostilidade com os imigrantes que estão aqui. Bush tem um governo orientado e apoiado nos negócios. Então, se há necessidade de expansão da força de trabalho mais barata, o governo vai aliviar as restrições - afirma Klein, diretor do Centro de Estudos Latino-americanos.

Para Christine Marie Sierra, do Departamento de Ciência Política da Universidade do Novo México, a tradicional postura de Bush, e da extrema-direita do Partido Republicano, contrária à anistia aos ilegais não é tão inflexível como poderia indicar o caminho a se seguir após os atentados contra Nova York e Washington em 2001.

- Bush costuma dizer que é contra a anistia. Porém quando ele se encontrou com o presidente do México, Vicente Fox, pouco antes dos ataques do 11 de Setembro, acho que Bush estava aberto a algum tipo de anistia. Os interesses de grupos latinos vão pressionar a administração Bush a incluir alguma provisão para a legalização de não-documentados - defende a especialista.

Graburn não vê o 11 de Setembro como um divisor de águas para a questão das imigração:

- Os EUA apertaram a legislação, mas isso fez muito pouco no sentido de aumentar a pressão sobre a imigração, embora tenha sido ruim para estudantes legais e turistas. Não é a legislação que conta, mas as ações.

SONHO DE CONSUMO - A anistia é o sonho de muitos brasileiros que vivem ilegalmente nos EUA. Alguns, como o mineiro L., que mora há quase duas décadas na Flórida, acham que o governo Bush pode reeditar uma grande anistia ocorrida nos anos 80.

- Há rumores de anistia por aqui. Há uma pressão muito grande em todas as comunidades de imigrantes por uma ação governamental nesse sentido - diz o ex-morador de Governador Valadares, que trabalha como entregador de jornal.

A professora Sierra acredita que o fato de a Suprema Corte dos EUA defender que os filhos de imigrantes ilegais têm direito ao sistema de educação pública pode fortalecer a luta de muitas comunidades pela permanência nos Estados Unidos. Outras questões envolvendo direitos de imigrantes - ilegais ou não - suscitam grandes discussões em fóruns federais e tribunais regionais.

- Atualmente o grande debate nacional no Congresso e em vários estados, incluindo o Novo México, é o que fazer com a distribuição de carteiras de motorista. Cada vez mais estados estão aceitando uma identidade mexicana para emitir a carteira de motorista para imigrantes mexicanos, sejam legais ou não. Mas a Câmara dos Representantes está tentando derrubar isso - destaca a especialista de origem hispânica.

Até no seio do Partido Republicano, diz Sierra, parece estar sendo processada uma importante mudança política:

- Em comparação com alguns anos atrás, o sentimento antiimigrante dentro do Partido Republicano diminuiu um pouco, ou ficou mais contido.

Enquanto a política da Casa Branca para o segundo mandato de Bush ainda é lapidada, os analistas concordam em um ponto: os EUA continuarão sendo a terra das oportunidades e o eldorado para grandes massas provenientes principalmente do Terceiro Mundo.

- Os EUA continuam sendo a terra das oportunidades e vai se manter assim enquanto se mantiver o diferencial salarial em relação a outros países e por causa do bombardeio ideológico por intermédio dos meios de comunicação, o que é até facilitado pela globalização - afirma María Elena Jarquín Sánchez, professora de sociologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). - A emigração responde a necessidades econômicas, mas também à necessidade de alcançar prestígio, de imitar costumes e crer que o que não é nosso é melhor - acrescenta a especialista. Os mexicanos são 57% dos quase 11 milhões de imigrantes ilegais nos EUA, de acordo com os números do Centro Hispânico Pew, baseado em Washington.




http://oglobo.globo.com/especiais/america/167378282.asp

Offline Osias

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 514
Re.: Bush pode aliviar pressão sobre imigrantes ilegais
« Resposta #1 Online: 23 de Março de 2005, 10:05:00 »
Bom! Assim a Sol realiza o sonho dela!!

Poindexter

  • Visitante
Re.: Bush pode aliviar pressão sobre imigrantes ilegais
« Resposta #2 Online: 23 de Março de 2005, 13:16:21 »
Se esta anistia ocorrer, será um fato lamentável.

Não que eu seja contra a presença de imigrantes nos E.U.A. ou contra a ampliação da mão-de-obra numa economia em expansão, mas sou contra a legitimação das irregularidades, dos atos ilegais.

Quantos estrangeiros de idoneidade comprovada tiveram seus vistos para os E.U.A. negados? Agora que os E.U.A. estão se preparando para receber imigrantes, penso que deveriam ser estes os contemplados, ao invés de pessoas de idoneidade desconhecida e com ao menos um crime (imigração ilegal) nas costas... haverão vagas para aqueles que aceitaram a recusa dos vistos depois dessa mega-furada de fila?

Anistiar os ilegais corresponde a dizer: "A imigração legal é só um detalhe! Se você não conseguir, entre aqui ilegalmente que depois nós te anistiamos!"

Lamentável também a decisão de se incluir no sistema educacional os filhos dos ilegais... chega às raias do ridículo porque, uma vez que se saiba que uma criança é filha de ilegais e se tem seu endereço, não ir logo lá e fazer a deportação é passar um atestado de "deixa ficar"!

A meu ver, crianças americanas filhas de ilegais deveriam ser deportadas junto com seus pais e só poderem retornar aos E.U.A. após a maioridade ou, se houver grande interesse da família em manter a criança por ali, que se passe a guarda dela para alguma família legal disposta a aceitá-la...

Offline Osias

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 514
Re.: Bush pode aliviar pressão sobre imigrantes ilegais
« Resposta #3 Online: 23 de Março de 2005, 13:18:49 »
É vero, Point! Parece até que os EUA querem virar o Brasil...

Poindexter

  • Visitante
Re: Re.: Bush pode aliviar pressão sobre imigrantes ilegais
« Resposta #4 Online: 23 de Março de 2005, 13:34:59 »
Citação de: osias
É vero, Point! Parece até que os EUA querem virar o Brasil...


Pois é, osias... espero que essa medida descabida não seja adotada!

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re: Re.: Bush pode aliviar pressão sobre imigrantes ilegais
« Resposta #5 Online: 23 de Março de 2005, 21:07:00 »
Citação de: Aurélio
Eu odeio comentários néscios misturando realidade e uma novela idiota.


Cartão azul. Pare de chamar tudo que você não gosta de idiota, agrevissivade tola e provacativa.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Bush pode aliviar pressão sobre imigrantes ilegais
« Resposta #6 Online: 23 de Março de 2005, 21:48:57 »
Citação de: Ricardo Mioto
Citação de: Aurélio
Eu odeio comentários néscios misturando realidade e uma novela idiota.


Cartão azul. Pare de chamar tudo que você não gosta de idiota, agrevissivade tola e provacativa.

Boa atitude.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!