Enquete

Abra uma poupança hoje!

Votos Totais: 0

enquete encerrada: 04 de Dezembro de 2005, 16:32:19

Autor Tópico: Plano Financeiro  (Lida 1224 vezes)

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
    • http://por-ventura.blogspot.com
Plano Financeiro
« Online: 04 de Dezembro de 2005, 16:32:19 »
Vamos dizer que você encontre um banco que tenha um sistema de poupança que renda 1% ao mês. Não tenho certeza quanto às taxas exatas dos bancos, então vamos hipoteticar com 1% mesmo. Então lá vai.

Se, todo mês, você for lá e depositar a modesta quantia de R$100, em 40 anos, você terá... Rufem os tambores... Exatamente: R$1.118.124,55! Isto é, o dinheiro que você depositou foi R$48.000, enquanto o lucro foi de R$1.140.124,55.

Outros valorezinhos:
R$200 ao mês, em 40 anos, gera: R$2.376.249,10.
R$50 ao mês, em 40 anos, gera: R$ 594.062,10.

Claro que a maioria de vocês vai dizer, Porra, 40 anos é tempo demais! E é, realmente. 40 anos foi só um tempo que escolhi pra dar mais impacto, já que você acaba milionário, e tudo mais. Você poder fazer por menos tempo e/ou com valores maiores.

Mas aqui vem a "melhor" parte. Por que tanto interesse dos bancos em ter nosso dinheiro lá parado? No caso da poupança, o dinheiro lá é usado pelo governo. Não quer dizer que o governo esteja roubando seu dinheiro nem nada, ele só está trabalhando em cima dele.

E eu com isso?, você pergunta. O governo ter dinheiro para trabalhar assim é bom. Quando todo mundo está simplesmente gastando, há a necessidade de ir lá na Casa da Moeda e fazer mais umas levas de dinheiro, desvalorizando a moeda. Já se as pessoas estivessem poupando, o governo teria dinheiro com o que trabalhar, ajudando, inclusive, a diminuir a inflação.

Claro que, pra haver realmente alguma mudança notável na inflação, MUITA gente teria que estar poupando. Então, por que não divulgar essa proposta? Abram uma poupança e depositem regularmente. Falem para os amigos. Divulguem em outros fórums. Façam correntes, ou o diabo a quatro.

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
Re.: Plano Financeiro
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2005, 19:36:14 »
Que zorra vou fazer com 1mi quando tiver 70 anos??? pagar alguém prá me trocar as fraldas?

[]'s

Hendrik
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2005, 19:50:14 »
surtiria mais efeito um apelo do presidente... não seria algo impossível, vc sabem. o kirschner, quando pediu um boicote à shell (por parte dos argentinos) por causa do aumento de preço, teve o que queria. a shell foi obrigada a voltar atrás depois de ver suas vendas caindo enormemente.

claro, o lula já não tem mais essa moral.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Plano Financeiro
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2005, 19:52:50 »
Citação de: Hendrik Van Dingenen
Que zorra vou fazer com 1mi quando tiver 70 anos??? pagar alguém prá me trocar as fraldas?

Pelo menos as fraldas serão de ouro... :roll:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2005, 19:54:15 »
Poupar por 40 anos é muito tempo!
Poupar R$ 100,00 por mês é MUITO caro!

Quem foi a anta que inventou esses cálculos?!!

E porque não investir o dinheiro em fundos de investimento de renda fixa?

Pra mim isso é um desses e-mails do estilo "me passe adiante". Um verdadeiro vírus mental que contamina as pessoas para ser redistribuído.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2005, 20:06:59 »
Opa, calma lá, Alenônimo. Isso não é corrente. Eu só sugeri que transformassem em uma. Concordo que 40 anos é realmente muito tempo. Mas R$100? A menos que você ganhe um salário mínimo, ou seja um gastador inveterado, cem reais não é muita coisa.

E o que há de errado com os cálculos?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2005, 20:20:05 »
Citação de: Alenônimo
Poupar por 40 anos é muito tempo!
Poupar R$ 100,00 por mês é MUITO caro!

Quem foi a anta que inventou esses cálculos?!!

E porque não investir o dinheiro em fundos de investimento de renda fixa?

Pra mim isso é um desses e-mails do estilo "me passe adiante". Um verdadeiro vírus mental que contamina as pessoas para ser redistribuído.

e a previdência privada, ale, é coisa de anta? pois o princípio é parecido.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2005, 20:58:51 »
40 anos é muito tempo... além que exigiria uma constante depositação de grana. Acho difícil qualquer um ter estabilidade financeira suficiente para pôr 100 paus por mês numa poupança.

Agora... poupar é bom. Mesmo que não seja muito, é sempre bom ter algo para dias de chuva.

Eu tenho uma merreca numa poupança belga, restos da viagem pro Nepal.

[]'s

Hendrik

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2005, 21:24:20 »
40 anos é muito tempo... além que exigiria uma constante depositação de grana. Acho difícil qualquer um ter estabilidade financeira suficiente para pôr 100 paus por mês numa poupança.

Agora... poupar é bom. Mesmo que não seja muito, é sempre bom ter algo para dias de chuva.

[]'s

Hendrik
Nah. Isso sim. Saber economizar é muito útil.

Planos de previdências privadas também são legais, mas não te cobram 100 reais por mês.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2005, 21:31:32 »
Ah, pra quem tem um nível razoavel 100 reais não é muita coisa, não. Reclamamos porque somos um bando de pobres.  :P

Ô Xille, mas tem a inflação também, né? E acho que os juros são menores do que 1%.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2005, 21:36:17 »
Citação de: Ricardo M
Ô Xille, mas tem a inflação também, né? E acho que os juros são menores do que 1%.

Se não me engano, 0,60% ou 0,70% ao mês... Quem trampa em banco aqui pra ajudar?  :D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2005, 02:19:33 »
Citação de: Alenônimo

[]'s

Hendrik
Nah. Isso sim. Saber economizar é muito útil.

Planos de previdências privadas também são legais, mas não te cobram 100 reais por mês.

não te cobram, tem vários planos. a aposentadoria que eles te darão será diretamente proporcional a quanto você depositar regularmente e de desde quando você começar. há quem deposite 25 por mês, 50 e não falta quem deposite 100. não é tanto dinheiro assim.
o plano do vexille, além de servir quase como uma previdência privada particular, também tem um objetivo macroeconômico.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2005, 09:20:54 »
OK, evidência anedota para os benefícios da poupança, à nível pessoal:

Recentemente estive no Nepal para fazer um trek há muito sonhado: ir ao campo base do Evereste [parece que não perco a menor oportunidade de falar disso...]. Ano e meio antes de ir iniciei uma poupança para ter os fundos para a viagem. Considerando que iria bancar o mano caçula, os gastos seriam dobrados.

Pelos cálculos que fiz, seriam precisos pelo menos pôr 300 Euros todo mês para ter uma chance de concretizar a viagem. Uma chance!

Felizmente troquei de trabalho e vimpara a Suíça, onde recebia melhor, mesmo trabalhando menos dias por Mês [trabalho sanzonal]. Antes de vir rapei a conta corrente e tirei 3/4 da poupança. Depressa me dei conta que isso mal daria pra compra de material, comida, hospedagem e passagens. Minhas esperanças eram de trabalhar o suficiente na Suíça de forma a poder ter mais grana. para piorar descobri que meus cálculos para alimentação estavam modestos demais.

Foi aí que me lembrei do cofrinho, literalmente um cofrinho.

O que passa é que não gosto de moedas. Acho que só servem prá fazer peso no bolso e fazerem barulho. Então em 90% dos casos pago sempre com notas. Os trocos em moeda vão na esmagadora maioria das vezes para algum vidro vazio ou cofrinho. Por brincadeira eu tinha na Bélgica um cofrinho em forma de lata de Coca-Cola, bem grande. Em 4 anos lá, ele estava quase cheio.

Então lá fui eu ver quanto tinha na lata. Para meu espanto, agradável espanto, tinha cerca de 400 Euros! Imagina só, 400 Euros! Cerca de metade da grana que iria necessitar pra alimentação no Nepal!

[]'s

Hendrik

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2005, 09:34:30 »
hm. acabei de ter uma idéia. vou pegar minha poupança e pegar o dinheiro que vou ganhar de natal e ir pro chile. ou pra montevideo. ou, na pior das hipóteses, pro rio grande sul.

a passagem de são paulo pra santiago está em torno de 150 reais. não é barato, mas, se pensarmos bem, é no dia seguinte dar de cara com os andes, então não é tão caro. desculp,e vexille, mas acho que vou torrar tudo. a vida é breve e o mundo é vasto.

(não sei, não dormi. vai ver durmo e mudo de idéia. veremos)

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
Plano Financeiro
« Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2005, 09:37:35 »
Êpa, Bruno, é o Nepal??? já desistiu?

E torra tudo, não, meu... deixa um restinho.

[]'s

Hendrik

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Dezembro de 2005, 10:04:43 »
nepal vai ser pra quando eu ganhar meu dinheiro. eu vi que a viagem não é muito cara... mas as passagens aéreas são um murro no estômago!

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Dezembro de 2005, 15:46:21 »
Meu plano foi por água abaixo  :cry:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Plano Financeiro
« Resposta #17 Online: 05 de Dezembro de 2005, 15:50:54 »
Citação de: Vexille

E eu com isso?, você pergunta. O governo ter dinheiro para trabalhar assim é bom. Quando todo mundo está simplesmente gastando, há a necessidade de ir lá na Casa da Moeda e fazer mais umas levas de dinheiro, desvalorizando a moeda. Já se as pessoas estivessem poupando, o governo teria dinheiro com o que trabalhar, ajudando, inclusive, a diminuir a inflação.

..... é isso mesmo?
 :?

enetndo que o nosso dinheiro em poupança é usado.... mas é sério isso de fazer mais dinheiro para suprir o que falta???

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Dezembro de 2005, 15:51:26 »

[]'s

Hendrik

comprar um corpo de robô!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2005, 15:54:01 »
Citação de: bruno
hm. acabei de ter uma idéia. vou pegar minha poupança e pegar o dinheiro que vou ganhar de natal e ir pro chile. ou pra montevideo. ou, na pior das hipóteses, pro rio grande sul.

a passagem de são paulo pra santiago está em torno de 150 reais. não é barato, mas, se pensarmos bem, é no dia seguinte dar de cara com os andes, então não é tão caro. desculp,e vexille, mas acho que vou torrar tudo. a vida é breve e o mundo é vasto.

(não sei, não dormi. vai ver durmo e mudo de idéia. veremos)

tem um francês que deu ou está dando a volta ao mundo de carona, poupa e pede carona.....  :P

ou poupa menos e vai no que der de carona...

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
Re: Plano Financeiro
« Resposta #20 Online: 05 de Dezembro de 2005, 17:35:34 »
Citação de: Danniel
..... é isso mesmo?
 :?

enetndo que o nosso dinheiro em poupança é usado.... mas é sério isso de fazer mais dinheiro para suprir o que falta???

É sim. No que a Casa da Moeda tem fazer mais dinheiro, o dinheiro que já está em circulação perde o valor; inclusive, gera um aumento na inflação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!