Autor Tópico: X ou Y? Mulheres, homens e cromossomos  (Lida 1455 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
X ou Y? Mulheres, homens e cromossomos
« Online: 07 de Dezembro de 2005, 15:09:07 »
O gene SRY pode redefinir a orientação sexual e transformar o que seria uma fêmea em um macho

Marcelo Gleiser, professor de física teórica do Dartmouth College, em Hanover, EUA, e autor do livro "O Fim da Terra e do Céu", mantém no caderno "Mais!" da "Folha de SP" a coluna "Micro/Macro", onde publicou este texto:

Lembro-me bem, quando no científico (o atual ensino médio), de aprender que a diferença entre os homens e as mulheres está nos cromossomos X e Y:as mulheres têm dois X e os homens têm um X e um Y. Tudo parecia bastante simples no final dos anos 1970.

Com os incríveis avanços da pesquisa do genoma humano nos últimos 15 anos, as coisas complicaram um pouco. Os livros usados nas escolas precisam ser revisados.

O básico continua o mesmo: o genoma humano tem 46 cromossomos, estruturas em forma de bastonete encontradas no núcleo de cada célula. Os genes residem nos cromossomos e são feitos de DNA.

Os cromossomos X e o Y continuam sendo as estruturas responsáveis pela determinação do sexo. O que é novo é como isso ocorre.

Em 2003, o cromossomo Y teve sua seqüência de "letras" químicas decodificada em detalhe: sabemos hoje quais e quantos genes ele tem.

Sabemos também como o sexo é determinado em seres humanos: por meio de uma espécie de interruptor genético, que determina se um embrião vai virar um macho ou uma fêmea.

Como escreveu H. Allen Orr, da Universidade de Rochester, em resenha do livro "Adam's Curse", do biólogo Bryan Sykes, publicada recentemente no "New York Review of Books", a demora desses avanços se deve à dificuldade em extrapolar a determinação sexual em animais, especialmente os mais populares nos estudos de genética, como a mosca-das-frutas e outros insetos, para seres humanos. Aparentemente, a coisa conosco é bem mais complicada.

Nos anos 1980, cientistas descobriram algo de surpreendente: o sexo de uma pessoa não parecia ser determinado pelos seus cromossomos. Em casos raros, mulheres podem ter um X e um Y e homens dois X!

Após o furor inicial, cientistas mostraram que o Y das mulheres com XY tinha uma pequena parte faltando. E que os homens XX tinham uma pequena parte do cromossomo Y, muito pequena para ser vista no microscópio.

Ainda mais interessante, a parte do Y que faltava nas mulheres XY e a que aparecia nos homens XX era essencialmente a mesma.

Ou seja, o sexo é determinado apenas por parte do cromossomo Y. São os genes nessa parte que definem o sexo do embrião. A questão então era determinar que genes são esses, os genes do sexo.

O mistério foi resolvido nos anos 1990, após uma intensa competição entre vários grupos de pesquisa.

Peter Goodfellow e Robin Lovell-Badge, dois cientistas ingleses,
localizaram um gene no cromossomo Y que chamaram de SRY, do inglês "Sex Determining Region of the Y chromosome" (região de determinação sexual do cromossomo Y).

A prova de seu achado foi feita através de um experimento extremamente dramático.

Os cientistas injetaram uma cópia do gene SRY em óvulos de rato, produzindo um espécime macho com dois cromossomos X e o pedaço de SRY.
Ou seja, o gene SRY pode redefinir a orientação sexual do animal, transformando o que seria uma fêmea em um macho.

Embora ainda faltem alguns detalhes sobre como opera o SRY, a descoberta dá vazão a vários cenários de ficção científica.

Por exemplo, e algumas leitoras (espero que não todas) talvez gostem de ouvir isso, pode-se imaginar um mundo inteiramente controlado por mulheres, que criam seus homens quando bem querem, inserindo cópias de SRY em seus óvulos.

Não sei exatamente por que razão, mas o cenário inverso, embora possível, não me parece tão plausível. Talvez a explicação esteja no SRY. (Folha de SP, Mais!, 9/10)

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Re.: X ou Y? Mulheres, homens e cromossomos
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2005, 16:22:49 »
Estranho.E como ficaria a trissomia XYY, ja que tem 2 Y?
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Re: Re.: X ou Y? Mulheres, homens e cromossomos
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2005, 16:31:59 »
Citação de: Danniel
como ficaria em que sentido?

O texto diz que o sexo é determinado apenas por parte do Y.No caso da trissomia - supermacho -, seria a somatoria destas partes em cada Y que determinaria o estado de macheza( :lol: ), kekeke, ou será que funcionaria de outra forma?
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2005, 17:26:31 »
Eu sei que XYY tem alguns problemas, mas não sei se são decorrentes apenas de ter dois SRY..... acho que não....... mas seria interessante, talvez........ comparar ratos XYY "completos" e um rato XY com um SRY a mais apenas.... ou ao menos parece ser interessante do ponto de vista alguém que nem pensou muito sobre o assunto e nem entende muito de qualquer forma.....

.... mas....... tentando comentar um pouco ainda assim.... a somatória dos Y ou dos SRY não faria exatamente diferença em "macheza".... talvez houvesse uma certa "sobreposição" para coisas em que a quantidade do que os genes produzem nào importa tanto - ou seja, daria na mesma um ou dois genes - mas em outros genes o excesso do produto dos genes pode ter algum efeito.

Também vai depender do que chamou de "macheza". mas é o melhor que faço por hora...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2005, 09:17:12 »
Nesse caso seria a síndrome do XYY. Durante muito tempo essa síndrome foi associada a violência. Bem, não deixa de ter sentido, visto que os homens com ela, embora aparentemente normais, possuem maiores índices de testosterona. A freqüência na população é relativamente alta (1 pra 1000 meninos nativivos). Esse desequilíbrio cromossômico, como no caso da síndrome de Turner e Klinefelters também afeta o intelecto, mas é quase imperceptível na população!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2005, 19:03:16 »
Esse desequilíbrio cromossômico, como no caso da síndrome de Turner e Klinefelters também afeta o intelecto, mas é quase imperceptível na população

Isto parece materia de medicina legal.Estudou direito?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2005, 12:08:12 »
Não, é genética mesmo, a parte de aconselhamento genético!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Atheist

• Visitante
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2005, 14:25:17 »
Citação de: zibs

Depende. Se houvesse a deleção do SRY antes da separação das cromátides do Y, o indivíduo poderia ter dois Y que ainda assim teria fenótipo feminino.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2005, 16:56:27 »
Citação de: Atheist

Depende. Se houvesse a deleção do SRY antes da separação das cromátides do Y, o indivíduo poderia ter dois Y que ainda assim teria fenótipo feminino.

Captei!!! :vinho: :vitoria:

O Pensador

• Visitante
« Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2005, 21:36:56 »
Li em um artigo certa vez que que o cromossomo responsável pela masculinidade estava se desgatando e enfraquecendo no decorrer do tempo e que a tendência  era que ele fosse suprimido pelo cromossomo responsável por gerar descendentes do sexo feminino.O artigo concluiu que num futuro nâo muito distante o mundo poderá ser habitado somente por mulheres.Nâo entendo de Biologia e nâo sei se o que foi dito estava correto,mas que eu gostei da idéia gostei 8-)

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2005, 21:45:57 »
E como que seria a reproducao?Assexuada? :shock:  :mrgreen:  :roll:

O Pensador

• Visitante
« Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2005, 21:54:32 »

É para isso que existem bancos de esperma...

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2005, 22:10:11 »
Citação de: O Pensador

Há outros processos de reproducao assexuada que sustentariam melhor esta teoria :wink:  :roll: .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_Assexuada
Talvez o autor nao tenha citado isso no texto :mrgreen:
Um banco de esperma é eterno? :roll: Qual o sentido evolutivo de desgastar um gene e deixar a mercê do "acaso" tecnologico a perpetuacao da especie :wink: ?

O Pensador

• Visitante
« Resposta #15 Online: 10 de Dezembro de 2005, 22:29:10 »
Citação de: O Pensador

Há outros processos de reproducao assexuada que sustentariam melhor esta teoria :wink:  :roll: .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_Assexuada
Talvez o autor nao tenha citado isso no texto :mrgreen:
Um banco de esperma é eterno? :roll: Qual o sentido evolutivo de desgastar um gene e deixar a mercê do "acaso" tecnologico a perpetuacao da especie :wink: ?

Bem,Só é necessário criogenizar os espermas que seu período de vida útil se prolongue :wink:.E a tecnologia ,sob o prisma da teoria darwinista,é só um produto do processo evolutivo.Quanto à reproduçâo assexuada,nâo tenho conhecimento suficiente de biologia para opinar :),mas obrigado pela referência :wink:  .

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Dezembro de 2005, 22:43:09 »
E a tecnologia ,sob o prisma da teoria darwinista, é só um produto do processo evolutivo

Antes eles pensassem segundo o determinismo, mas o resto esta muito bem pensado,  :wink: .Se fosse determinista, nao só esta assertiva teria a possibilidade de estar correta, como a criogenizacao tambem :wink: Quanto à reproducao assexuada, era apenas para pesquisar, mas nao precisa se preocupar, pois voce conseguiu sustentar a teoria do jeito que foi proposto na exordial - desde que o determinismo fosse comprovado, o que acho dificil tao cedo, mas é possivel mostrar que o indeterminismo tambem nao é uma verdade absoluta :wink:

Claro que isso nao quer dizer que eu concorde com ela, mas a parte deterministica, e que voce "captou" por si próprio, sim... :wink:  :D

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2005, 23:23:21 »
Pensador, dê uma olhada:
Se o mundo físico é determinado, então nós também somos, e qualquer "escolha" (como a que eu fiz hoje de manhã) não passa de uma ilusão (que já estaria escrita desde o início dos tempos)

Nao da para acreditar que "cientistas"( :baby: ) defenderam isso.Encontre a falácia nesta afirmaçao.Nao tenha medo, confie em si que voce perceberá...

O Pensador

• Visitante
« Resposta #18 Online: 11 de Dezembro de 2005, 14:37:01 »
Pensador, dê uma olhada:
Se o mundo físico é determinado, então nós também somos, e qualquer "escolha" (como a que eu fiz hoje de manhã) não passa de uma ilusão (que já estaria escrita desde o início dos tempos)

Nao da para acreditar que "cientistas"( :baby: ) defenderam isso.Encontre a falácia nesta afirmaçao.Nao tenha medo, confie em si que voce perceberá...

Bem,nâo sou espacilista em identificar falácias,mas eu diria que pode se tratar de uma generalizaçâo apressada :P .Por outro lado,eu acho que isso nâo se trata mesmo de uma falácia,e sim de uma conclusâo lógica.Se toda realidade é determinada,logo nâo temos qualquer poder de decisâo.

O ruim da história é ver cientistas fazendo afirmaçôes metafísicas  tâo descaradas :(

O Pensador

• Visitante
« Resposta #19 Online: 11 de Dezembro de 2005, 14:43:31 »
E a tecnologia ,sob o prisma da teoria darwinista, é só um produto do processo evolutivo

Antes eles pensassem segundo o determinismo, mas o resto esta muito bem pensado,  :wink: .Se fosse determinista, nao só esta assertiva teria a possibilidade de estar correta, como a criogenizacao tambem :wink: Quanto à reproducao assexuada, era apenas para pesquisar, mas nao precisa se preocupar, pois voce conseguiu sustentar a teoria do jeito que foi proposto na exordial - desde que o determinismo fosse comprovado, o que acho dificil tao cedo, mas é possivel mostrar que o indeterminismo tambem nao é uma verdade absoluta :wink:

Claro que isso nao quer dizer que eu concorde com ela, mas a parte deterministica, e que voce "captou" por si próprio, sim... :wink:  :D

Eu pessoalmente acredito num determinismo moderado porque vemos um encadeamento causal evidente na natureza.Eu somente nâo acredito num determinismo estritamente materialista.

Em minha opiniâo o indeterminismo fatalmente destrói a base de todo conhecimento,pois se nâo há conexâo causal entre a realidade e a minha percepçâo dela,logo nâo há possibilidade de conhecimento de qualquer espécie.O indeterminismo mina a causalidade,e com ela a possibiidade de conhecimento acerca da realidade última.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Dezembro de 2005, 14:57:03 »
Citação de: Pensador
generalizaçâo apressada

:wink:
nâo se trata mesmo de uma falácia,e sim de uma conclusâo lógica.Se toda realidade é determinada,logo nâo temos qualquer poder de decisâo

:nao2: "Toda" realidade? Que realidade esta a tratar? :wink:
Decisao?Isto pertence a "Toda" realidade?Esta provado isso? :wink:

O ruim da história é ver cientistas fazendo afirmaçôes metafísicas tâo descaradas

Metafísica? :nao2:
Opiniao reducionista é metafísica?

determinismo moderado

Moderado?Meio-termo?Para ser absoluto deve-se defender princípios absolutos.Por que será que as meias-verdades estao perdidas, sendo contraditadas a tanto tempo, e estamos cada vez mais longe de uma verdade inteira? :wink:
Ou é, ou nao é.:wink: Nao existe meia-lógica, mas apenas "uma" lógica, sendo todas as outras reflexos desta.

o indeterminismo fatalmente destrói a base de todo conhecimento,pois se nâo há conexâo causal entre a realidade e a minha percepçâo dela,logo nâo há possibilidade de conhecimento de qualquer espécie.O indeterminismo mina a causalidade,e com ela a possibiidade de conhecimento acerca da realidade última.

Ta querendo enganar a quem?
Voce ja sabia toda a verdade :wink:  :wink: :amor:  :eba:
Voce é um excelente pensador!!! :wink: :dedos:
Por que enrolou tanto para falar isso?Para que serve a inseguranca senao perder-se da verdade? :wink:

O Pensador

• Visitante
« Resposta #21 Online: 11 de Dezembro de 2005, 15:19:39 »
:wink:

ÊÊê :lol:  :wink:

nâo se trata mesmo de uma falácia,e sim de uma conclusâo lógica.Se toda realidade é determinada,logo nâo temos qualquer poder de decisâo

:nao2: "Toda" realidade? Que realidade esta a tratar? :wink:
Decisao?Isto pertence a "Toda" realidade?Esta provado isso? :wink:

Se tudo que existe já está determinado,nossa conduta(que pertence ao âmbito da existência)Também estará determinada :wink: .

O ruim da história é ver cientistas fazendo afirmaçôes metafísicas tâo descaradas

Metafísica? :nao2:
Opiniao reducionista é metafísica?

Sim.Uma opiniâo generalizadora pode ser uma opiniâo reducionista e vice versa.Quem generaliza uma gama de eventos particulares exclui de forma arbitrária a possibilidade de excessôes que contrariem a regra.

determinismo moderado

Moderado?Meio-termo?Para ser absoluto deve-se defender princípios absolutos.Por que será que as meias-verdades estao perdidas, sendo contraditadas a tanto tempo, e estamos cada vez mais longe de uma verdade inteira? :wink:
Ou é, ou nao é.:wink: Nao existe meia-lógica, mas apenas "uma" lógica, sendo todas as outras reflexos desta.

Eu quiz dizer que nâo acredito num determinismo meio que "dogmaticamente" materialista.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Dezembro de 2005, 15:53:52 »
Ta faltando um quote: o da segurança.Cade o meu abraco?
 :bua:  :superamigos:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!