Autor Tópico: Mais uma dos criacionistas...  (Lida 2002 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Mais uma dos criacionistas...
« Online: 08 de Dezembro de 2005, 20:59:20 »
08/12/2005 - 14h43
Museu americano atribui a Eva culpa por dinossauros se tornarem carnívoros[/size]

Por Judith Crosson DENVER, EUA, 8 dez (AFP) - É culpa de Eva os dinossauros terem se tornado carnívoros, explica Rusty Carter ao percorrer os corredores do Museu de História Natural de Denver. Seu público, composto predominantemente por escolares, ouve em silêncio.

Depois que Adão e Eva pecaram e foram expulsos do jardim do Éden, quebrando a harmonia do mundo, até os dinossauros bíblicos começaram a matar, acrescenta Carter, formado em estudos bíblicos pela Universidade do Colorado e especializado em visitas de museus "biblicamente corretas".

O discurso do guia provavelmente faria Darwin se revirar na tumba, mas este é realmente o objetivo. A teoria da "evolução não passa de filosofia", diz Carter às crianças, alunas de uma escola cristã particular.

Estas visitas são apenas uma faceta da batalha que travam há décadas nos Estados Unidos os defensores da teoria da evolução, formulada pelo britânico Charles Darwin em meados do século XIX, e seus críticos criacionistas, em um país onde a questão religiosa continua sendo muito importante.

O museu não avaliza o discurso de Carter, mas não o impede de continuar com as visitações. "Recebemos todo mundo no museu e me alegra ver que as crianças se aproximam do mundo da ciência", explica Kirk Johnson, curador do museu. "Mas me oponho totalmente à sua mensagem", disse, em alusão aos criacionistas.

Eles fazem uma leitura de primeiro grau da Bíblia, isto é, acreditam que Deus criou o mundo em seis dias e que o mundo tem apenas 6.000 anos, segundo os cálculos de um bispo anglicano irlandês do século XVII. A maioria das igrejas cristãs não apóia uma teoria deste tipo.

Mas Carter rejeita a idéia de uma "evolução deísta" professada por estas igrejas, para as quais Deus criou o universo e depois o deixou evoluir durante bilhões de anos.

"A percepção da história e as crenças pessoas mudam com a educação e as descobertas", destaca John Banks, porta-voz da igreja dos adventistas do sétimo dia, que reivindica ter 14,2 milhões de fiéis.

Carter continua com sua exposição, acrescentando considerações políticas ao afirmar que Hitler acreditava na evolução. Ele garante que, no entanto, isto não quer dizer que as pessoas que acreditam no darwinismo sejam racistas, mas apóia que "o criacionismo valoriza cada pessoa".

Há 15 anos que se celebram visitas "bíblicas" no Museu de História Natural de Denver, onde estão expostos fósseis e estátuas de tamanho natural de dinossauros. Mas o retorno do debate sobre a evolução atraiu a atração sobre elas.

No início de novembro, o Kansas (sul) decidiu autorizar o ensino nas escolas das teses de origem divina do mundo, paralelamente com a teoria da evolução. O presidente americano, George W. Bush, preconizou no início do ano que as duas "escolas de pensamento" sejam explicadas às crianças.

"Não sou contra a presença da evolução no museu, gostaria simplesmente que o criacionismo também fosse aceito", declara Rusty Carter, em frente à descrição de um Archeopteryx, elo, segundo os cientistas, entre os dinossauros e as aves.

Antes de terminar a visita com uma oração coletiva, Carter - que refuta a idade dos fósseis e a datação por carbono - pede aos estudantes, visitantes de um dia, que sempre peçam a prova do que lêem.

"É uma pergunta muito boa", reagiu Johnson, formado em paleontologia e geologia. "Mas o problema é que não os ensinam no que acreditar", concluiu.<?blockquote>

http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2005/12/08/ult1806u2924.jhtm

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Re.: Mais uma dos criacionistas...
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2005, 21:16:37 »
|(

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2005, 23:32:35 »
:demente:

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
    • http://por-ventura.blogspot.com
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2005, 02:06:28 »
:medo:

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2005, 08:22:37 »
Museu americano atribui a Eva culpa por dinossauros se tornarem carnívoros

Nao entendi, Fernando.
Por que nao colocou na seçao de piadas? :histeria:
Olha, assumo que nao me considero evolucionista - nao no sentido darwinista, ao menos -, mas isto ai já é rídiculamente estúpido.Nao é possivel, ainda que oligofrenico total, que dê para acreditar nisso.
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2005, 14:18:52 »
Pergunta: O que vocês fariam se estivem no grupo de visitação dele?

Eu pessoalmente estaria entre calmamente andar até ele, dar um grande soco no meio da fuça dele, virar as costas e ir embora e entrar em berserker e mata-lo, estripa-lo e depois fincar sua cabeça numa estaca e ficar a estaca na frente da igreja dele. :roll:  :roll:  :evil:  :roll:
"The patient refused an autopsy."

Offline Kid

• Nível 08
  • *
Re: Re.: Mais uma dos criacionistas...
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2005, 14:48:17 »
Citação de: Nigh†mare

Por curiosidade, de onde vocês conseguiram essa imagem?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2005, 15:50:07 »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2005, 16:45:26 »
Citação de: Kid

Eu achei por aí e fiz um Smile e um Avatar.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

O Pensador

• Visitante
« Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2005, 17:24:30 »
Ridículo isso,ainda mais em se tratando de uma instituiçâo que deveria seguir seriamente os parâmetros científicos.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2005, 18:38:28 »
Citação de: O Pensador
Ridículo isso,ainda mais em se tratando de uma instituiçâo que deveria seguir seriamente os parâmetros científicos.
Qual o problema em ter uma imagem do menino esquisofrênico no nosso fórum? Não podemos nos divertir?  :roll:  :D
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2005, 18:50:13 »
Pensador, o Clube Cético não é uma instituição de pesquisa, revista de divulgação científica, nem nada parecido.

E mesmo que fosse, teria o direito de ser ridículo de vez em quando, por que não?  :D
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2005, 19:17:19 »
Ué, pensei que ele estivesse falando dos museus...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2005, 19:51:05 »
E estava...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2005, 19:57:07 »
Pois é, não sei de onde o Alenônimo e o Dantas tiraram essa coisa.

O Pensador

• Visitante
« Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2005, 19:58:46 »
Citação de: Alenônimo
Qual o problema em ter uma imagem do menino esquisofrênico no nosso fórum? Não podemos nos divertir?  :roll:  :D

Estava falando do Museu e nâo do Fórum.Um museu deve conceder explicaçôes científicas para caracterizar os espécimes,e nâo explicaçôes religiosas.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2005, 20:25:22 »
:o  :cry:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #17 Online: 09 de Dezembro de 2005, 21:04:53 »
Citação de: Dantas
Pensador, o Clube Cético não é uma instituição de pesquisa, revista de divulgação científica, nem nada parecido.

E mesmo que fosse, teria o direito de ser ridículo de vez em quando, por que não?

Isso é o que eu chamo de ficar na defensiva!  :lol:

Era o que acontecia entre eu e Poindexter...  :(

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Dezembro de 2005, 21:47:02 »
e Eva... e Eva... que coisa viu...  :P  :P
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Atheist

• Visitante
« Resposta #19 Online: 10 de Dezembro de 2005, 15:18:56 »

O museu não avaliza o discurso de Carter, mas não o impede de continuar com as visitações. "Recebemos todo mundo no museu e me alegra ver que as crianças se aproximam do mundo da ciência", explica Kirk Johnson, curador do museu. "Mas me oponho totalmente à sua mensagem", disse, em alusão aos criacionistas.

O problema é que eles não podem impedir a entrada de criacionistas no museu...

Offline Kid

• Nível 08
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Dezembro de 2005, 16:18:38 »
Citação de: Kid

Eu achei por aí e fiz um Smile e um Avatar.

Hmm.

Estava apenas curioso. É que eu usei essa imagem num post do meu site há anos, imaginei que talvez você lesse meu site  :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!