Foi Mister Universo sim, e um dos "melhores" de todos os tempos, por que ele usou algumas estratégias de treinamento que na época eram revolucionárias.
Nao tem nada a ver com treinamento, e sim "mente".Eu tento explicar isso todo santo dia la no MA(e sou desbocado e ai daquele que discordar de mim, pois la nao é permitido me contra-argumentar, kekeke, é banimento na hora), mas confesso que nem respondo mais, pois todo dia era banido um.Instrutores formados em educacao fisica querem por que querem, me torram o saco no msn, a espera de coletar um método objetivo que funcione para os seus alunos.Nao é isso que interessa.Esqueca métodos objetivos de treinamento, ou melhor, só há um criterio objetivo:
1-treine o mais intenso que puder.
Intenso é o maximo de peso(foda-se repeticoes - qquer estudo sobre fibras que atribuam o numero a isso ou aquilo é bullshit) para o minimo de tempo possivel.
E ai voltamos a questao inicial - esta sim é determinante neste criterio objetivo acima -, ou seja, a mente.Foco mental.Falar "dar o maximo de si", como pregava o Arnold, ninguem entende mesmo, pois é subjetivo.Mas da para tentar sentir o que isso significa na pratica: veja um video dele, repare a expressao na cara dele.Para dar o maximo de si, voce tem que amar a musculacao.
Claro, isso estou falando com relacao ao treino.Repare numa coisa: muito se fala em overtrainning e tal, mas o método revolucionario do Arnold era justamente treinar "duas" vezes ao dia - o que é contra-indicado por estes imbecis que pregam o overtrainning.Na realidade, o overtrainning nao esta em treinar muito - eu treino alto volume, por ex, e desaprendi o conceito de over -, mas sim no "desanimo" - aspecto mental/motivacao/determicao/focoxconcentracao muscular/atitude = treinar no seu limite, e c/ amor.
Se entender o que esta escrito acima, e se alimentar bem, nao precisa nem de bomba - eu so to tomando porque quero competir e voltar a ganhar -, será batata que nao precisara de "muleta" nenhuma de conceitos sobre treinamento, pois a percepcao mental o fará saber o "quanto" de exercicico precisa, o "descanso" necessario, "como" dar o maximo de si, as "tecnicas" para isso.Enfim, o céu é o limite para o seu crescimento.
Da uma olhada no que o Doryan Yates(DY) fala sobre a alimentacao(nao tenha duvidas que falaria o mesmo para o treino):
Q: O que você acha da afirmação de alguns autores de que não é necessária a ingestão de 4.000 calorias por dia para crescer?
DY: Bem, sigam seus conselhos...se querem ser do tamanho deles. Seu corpo necessita de um número de calorias apenas para a subsistência. Se quiser crescer, ganhar musculatura, tem que subir esse nível. Eu até acho que você consegue ganhar alguma coisa de músculos e perder gordura por um tempo limitado, especialmente se nunca treinou antes, mas se deseja construir massa muscular, vai ter que ingerir mais calorias, bem acima do nível de manutenção.
Do site do meu amigo Fred:
http://www.treinopesado.com.br/ - ai esta a verdade na integra, e sem enrolacao cientifica.Simples, pratico, e """eficaz""".
E, se nao acredita, estou com o DY, siga o conselho deles, e seja...