Será que apenas enfatizaram "crianças", porque é mais provável que elas é que bebam leite demais e substituam refeições por leite, enquanto adultos apenas mais raramente beberão leite suficiente para dificultar a absorção de ferro; ou será que adultos tem algum outro motivo que os livra do problema?
Sim, tem a ver com o costume das criancas ao leite, que assim preguicosamente nao aceitam outra alimentacao que nao seja o mesmo, bem como ao fato do estomago dos infantes ser menor - nao colocado no texto, mas acrescento -, o que cria uma maior saciabilidade apenas com o leite(em comparacao aos adultos).
Os adultos, do contrario, estao acostumados a comer de tudo, suprindo suas carencias de ferro, bem como tem um estomago bem maior que os infantes, o que dificil e improvavelmente, ainda que amassem o leite, preencheriam-no apenas com o mesmo - no meu estomago acho que teria que ser uns 3 litros
...
Sintese:
1-costumexpreguica(tanto dos filhos como dos pais, ja que é muito facil alimentar um filho só com leite
)
2-volume do estomago x variabilidadexsaciabilidade - se cabe menos num estomago menor, logo sao menores as possibilidades de variacao alimentar, sem contar que a saciabilidade é maior - no sentido de que se da mais rapidamente
Em míudos, um copo de leite num infante já enche a pança.Ja num adulto, e se for eu, bah, isto ai nao da nem para abrir o apetite...
PS.: alguém sabe outro nome para esse distúrbio chamado aí de "pica"?
Danniel, eu sei uns sinonimos, mas nao tem muito a ver com o disturbio