Enquete

Você é contra o roubo em qualquer situação, em nenhuma situação, ou em algumas sim e outras não?

Votos Totais: 0

enquete encerrada: 09 de Dezembro de 2005, 19:29:43

Autor Tópico: Do Roubo  (Lida 1297 vezes)

Offline Salvador

• Nível 01
  • *
Do Roubo
« Online: 09 de Dezembro de 2005, 19:29:43 »
Você é contra o roubo em qualquer situação, em nenhuma situação, ou em algumas sim e outras não? Jusfique. É tão arraigado a aversão ao roubo em nossa sociedade, que isso já virou um dogma que não pode ser contestado. Justifique sua opinião com argumentos fundamentados; não com "mas é claro que deve ser proibido, por que sempre foi assim e sempre será, e porque é e pronto."

(não sei se esse é o subfórum próprio para essa discussão, se não é, peço a moderação que mova esse tópico)
"Eu sou a Verdade"

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Do Roubo
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2005, 20:55:20 »
Interessante assunto.

Votei na primeira opção baseado nos princípios da propriedade, mas gostaria de saber quais os argumentos do pessoal do "sim".

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2005, 21:14:02 »
Furto famélico, por exemplo... Em extremo estado de necessidade pode-se "roubar" sem que isso seja punível penalmente.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Do Roubo
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2005, 22:18:16 »
Bobagens, bobagens, ... primeiramente é preciso definir o roubo e o furto...

[Do germ. rauben, 'arrebatar', 'roubar', pelo lat. vulg. *roubare.]
V. t. d.
 1.    Jur.  Subtrair (coisa alheia móvel) para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistir.

[De furto + -ar2.]
V. t. d.
 1.    Apoderar-se de (coisa alheia móvel); subtrair fraudulentamente (coisa alheia); roubar: &  

Eu votei no sim, afinal já furtei uma namorada e foi muito bom...
 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Do Roubo
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2005, 00:18:46 »
Citação de: Nigh†mare
Furto famélico, por exemplo... Em extremo estado de necessidade pode-se "roubar" sem que isso seja punível penalmente.

Mas furto não é "roubo", em termos jurídicos, é?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2005, 02:15:55 »
Citação de: Ricardo M

Mas furto não é "roubo", em termos jurídicos, é?

Não.

Furto é feito "às escondidas"...

Roubo envolve violência e/ou grave ameaça...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2005, 02:40:36 »
Então, o tópico pergunta sobre roubo, mas OK.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2005, 03:26:16 »

Furto e roubo, lingüisticamente, são sinônimos...

Juridicamente, nem se deveria falar em "furto" ou "roubo"... Como ninguém quer sair por aí falando "fulando subtraiu para si, mediante violência, coisa alheia móvel", fala-se em "roubo" para definir isso.

Acho que, para a enquete, é irrelevante a distinção, não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2005, 03:27:48 »
Roubo é desrespeito ao direito à propriedade.  Há direitos mais prioritários.  Quando alguém se vê em uma situação que exige escolha entre respeito a um desses direitos ou ao direito à propriedade, é lícito roubar.  Um exemplo clássico é o de situações de emergência em que o item roubado se mostre necessário para salvar ou preservar vidas.

Até homicídio é lícito em certas situações (autodefesa principalmente).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2005, 04:30:52 »

Furto e roubo, lingüisticamente, são sinônimos...

Juridicamente, nem se deveria falar em "furto" ou "roubo"... Como ninguém quer sair por aí falando "fulando subtraiu para si, mediante violência, coisa alheia móvel", fala-se em "roubo" para definir isso.

Acho que, para a enquete, é irrelevante a distinção, não?

É sim, eu que estou com sono e não falo coisa com coisa. Na hora que li a enquete pensei em roubo da pior maneira, realmente, então esqueçam.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2005, 04:36:39 »
Juridicamente falando, há várias hipóteses que sustentariam nao só o homicidio, mas tambem o roubo e furto, alem de outros crimes.Uma delas sao as excludentes de ilicitude, ou seja, o fato é tipico - considerado crime -, mas nao é ilicito, assim nao sendo punido.Há tambem as excludentes de culpabilidade, causas suspensivas, entre outras possibilidades admitidas tanto na parte geral quanto especial do CP, bem como legislacao especial.Ex:furto de uso - neste caso é atipico; furto entre ascendentes e descendentes - causa suspensiva, policial que mata em estrito cumprimento do dever legal - excludente de ilicitude, roubo de uma arma para defender-se de iminente agressao, ou roubo de um carro para fugir de iminente ou atual desastre - estado de necessidade que é modalidade excludente da ilicitude, aborto necessario - estado de necessidade, inimputabilidade - excludente de culpabilidade, etc, etc, etc...

Agora, saindo da verborréia jurídica :mrgreen: , votei na relatividade da enquete, admitindo possibilidades que sim e nao, pois que lembrei-me do filme do Hobin Wood( :roll: )...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!