Socialista ainda lidera eleições chilenas com 56% da urnas apuradas11/12/2005 - 21h34da
Folha OnlineA candidata oficial, a socialista Michelle Bachelet, encabeça a eleição presidencial deste domingo no Chile, com 45,68% dos votos, seguida pelo direitista Sebastián Piñera, com 25,83%, segundo informações do Ministério do Interior, a partir de 56,48% das urnas apuradas. Os resultados apontam para a realização de um segundo turno, previsto para o dia 15 de janeiro.
Bachelet, uma socialista que foi torturada durante a ditadura de Augusto Pinochet, deve levar adiante a mistura de sucesso do atual presidente Ricardo Lagos, de adoção da economia de mercado com reformas sociais de esquerda. Se vitoriosa, a ex-ministra da Defesa será a primeira presidente mulher da história chilena, mas também representará a continuidade do bloco político Concertação governista, no poder desde 1990.
Já Piñera é um bilionário e ex-senador, representante da direita moderada chilena, que prometeu criar 1 milhão de empregos para combater a elevada taxa de desocupação de seu país.
Os 8.220.897 cidadãos do censo eleitoral votaram para renovar também 20 cadeiras do Senado e os 120 assentos da Câmara dos Deputados. Cerca de 250 mil novos eleitores e uma maioria de mulheres, 400 mil a mais do que os homens, são as novidades do censo das eleições de hoje no Chile.
Folha