Autor Tópico: Computador popular começa a ser vendido  (Lida 2249 vezes)

Skorpios

• Visitante
Computador popular começa a ser vendido
« Online: 23 de Março de 2005, 15:38:20 »
Quarta-feira, 23 de março de 2005 10h34
Computador popular começa a ser vendido no dia 15 por R$ 74 mensais
do Agora

O computador popular do governo federal chega às lojas no próximo dia 15 de abril por R$ 1.400. Chamado de "PC Conectado", o programa de popularização de informática vai parcelar o valor em 24 vezes. Apesar de não estarem ainda definidos, os juros deverão ser de 2% ao mês, o que daria uma prestação em torno de R$ 74.

Segundo o coordenador do projeto e assessor especial do Palácio do Planalto, Cézar Alvarez, para oferecer um preço menor, os fabricantes receberão incentivos fiscais.

"Nesta semana definiremos com o Ministério da Fazenda quanto será o desconto nos impostos", diz.

"Estamos estudando se podemos financiar por meio do microcrédito bancário, que teria o limite máximo de empréstimo à pessoa física aumentado de R$ 600 para R$ 1.300. Discutimos ainda se poderíamos usar recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador", afirma Alvarez.

Segundo o coordenador, com o incentivo fiscal, não haverá necessidade de o consumidor comprovar que tem baixa renda para comprar.

Segundo ele, a idéia é beneficiar também microempresários que necessitam de um bom equipamento. Depois de definidas todas as regras, fabricantes de computadores poderão se cadastrar para começar a oferecer o produto.

Configuração

"Os fabricantes vão definir qual será o canal de venda. O micro terá o selo de qualidade do PC Conectado, com uma qualidade e configuração mínimas", explica Alvarez .

O sistema operacional será o Linux, já que a proposta da Microsoft para oferecer uma versão mais barata do Windows foi considerada ruim. O computador terá 27 aplicativos permitindo acesso à internet, editor de textos e outros programas. O consumidor ainda poderá expandir a capacidade do sistema fazendo atualizações.

A Cobra Tecnologia, uma das empresas que pretendem fabricar os micros para o PC Conectado, só garante colocar os computadores nas lojas 40 dias depois de definidas as regras. "Estamos preparados, mas não há estoque para abastecer todo o Brasil imediatamente", diz a coordenadora do projeto, Sandra Recalde. A empresa Cobra pertence ao Banco do Brasil.

Ponto frio

O Ponto Frio se antecipou ao programa do governo e está vendendo um computador a R$ 1.299 à vista ou em 25 vezes de R$ 79,90. O micro é produzido pela Positivo Informática, que também está aguardando as regras para começar a vender o micro do PC Conectado.

Os computadores têm processador AMD Sempro 2.200 ou Intel Celeron 1.8, com 128 Mb de memória RAM, CD-ROM, monitor de 15 polegadas e HD de 30 Gb. A rede já manifestou o objetivo de vender os micros do programa, mas não quer se pronunciar até que as regras sejam definidas.

http://noticias.bol.com.br/economia/2005/03/23/ult91u94675.jhtm

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Computador popular começa a ser vendido
« Resposta #1 Online: 23 de Março de 2005, 15:40:13 »
Até que é uma boa idéia, mas não deixa de ser um paliativo para os problemas sociais do país.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Simplício Simples

• Nível 00
  • *
Re: Re.: Computador popular começa a ser vendido
« Resposta #2 Online: 24 de Março de 2005, 00:42:44 »
Citação de: Luis Dantas
Até que é uma boa idéia, mas não deixa de ser um paliativo para os problemas sociais do país.

Acho que nem isso, uma vez que para a grande maioria dos excluídos digitais R$1.400 é uma quantia um pouco alta, além de ter que arcar com gastos indiretos como conta de luz e pulsos telefônicos. Isso sem falar que além de possuir um computador em casa muitas outras coisas são necessárias como tempo e acesso a uma educação de qualidade.
"And far from flying high in clear blue skies, I'm spiralling down to the hole in the ground where I hide..."

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Março de 2005, 00:55:03 »
Bem vindo, Simplício Simples.

Ainda acho que livros são mais baratos e mais adequados sendo oferecidos para a população.

Offline Simplício Simples

• Nível 00
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Março de 2005, 23:15:11 »
Citação de: Ricardo Mioto
Bem vindo, Simplício Simples.

Ainda acho que livros são mais baratos e mais adequados sendo oferecidos para a população.
´

É. Principalmente com a criação e ampliação das bibliotecas públicas e comunitárias. Eu mesmo nos meus tempos de excluído digital sempre optava por elas já que o custo é quase zero.

E Obrigado pelas boas vindas!  :D
"And far from flying high in clear blue skies, I'm spiralling down to the hole in the ground where I hide..."

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 25 de Março de 2005, 00:31:57 »
Bem, este de R$ 1.299,00 do ponto frio até que esta com bom preço. É possivel comprar um melhorzinho por um valor menor, contudo, sem nota fiscal. Se der certo e começar a vender muito, quem sabe o preço caia. Por enquanto, o mercado paralelo ainda é mais vantajoso.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 25 de Março de 2005, 00:34:11 »
O governo fica querendo subsidiar computadores e vagas em faculdades públicas, mas investir na qualidade do ensino fundamental que é bom, nem pensar...  :x

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #7 Online: 25 de Março de 2005, 11:41:44 »
Por isso que eu falo, o estado só existe pra fazer besteira, devia se suicidar.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Março de 2005, 12:21:28 »
Deveria encolher apenas, não morrer.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 25 de Março de 2005, 12:31:42 »

Sim, encolher para depois morrer! :D

Você é um minianarquista?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 25 de Março de 2005, 12:33:27 »
Citação de: Dr.Stefano
Pelo menos teremos semi-analfabetos escrevendo e-mails... quero dizer, mais semi-analfabetos escrevendo e-mails...

E aos poucos, muitos deles serão minorias étnicas com vaga garantida no ensino superior.  

Não é maravilhoso viver em um país que oficializa o apartheid e zomba da educação ao mesmo tempo?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Março de 2005, 12:42:34 »
Citação de: Rhyan

Sim, encolher para depois morrer! :D

Você é um minianarquista?

Pode ser, afinal, é apenas mais uma denominação.  :)

Skorpios

• Visitante
« Resposta #12 Online: 30 de Março de 2005, 15:35:28 »
PC Conectado é assunto do Times

A edição de hoje do jornal americano comenta também comenta o esforço do governo Lula para transformar o Brasil em um pólo do movimento pelo uso do software livre.

São Paulo - Em sua edição de hoje, na seção de tecnologia, o jornal The New York Times comenta o esforço do governo Lula para transformar o Brasil em um pólo do movimento pelo uso de programas de código aberto.

O artigo, sob o título “Brasil: O Melhor E Maior Amigo do Software Livre”, diz que o presidente brasileiro instruiu seus ministros a substitui programas pagos como o Windows pelos grátis, como o Linux, o que diminui custos e facilita a execução da chamada política de inclusão digital.

O Times faz referência também ao PC conectado, programa que irá levar computadores e internet a preços acessíveis à população de baixa renda. Os 1.000 telecentros que devem ser abertos em regiões carentes são também destaque da reportagem do jornal.

http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/2005/mar/29/127.htm

Poindexter

• Visitante
« Resposta #13 Online: 30 de Março de 2005, 15:59:52 »
Não é maravilhoso viver em um país que oficializa o apartheid e zomba da educação ao mesmo tempo?

Tem um site[/url]...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Março de 2005, 18:05:31 »
O governo fica querendo subsidiar computadores e vagas em faculdades públicas, mas investir na qualidade do ensino fundamental que é bom, nem pensar...  :x

será que o problema trata-se só de grana?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Março de 2005, 20:38:49 »
Citação de: Aurélio
Deve se atacar em várias vias, tanto na educação como no combate a exclusão digital. 1 400 é um valor relativamente  alto, mas também não adianta oferecer uma porcaria de computador.

Pra essas especificações, ainda é um valor muito alto.

O bom é que existe a possibilidade de mais gente aprender a usar o Linux.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Março de 2005, 20:51:51 »
Vontade de ir para os EUA em breve, PD?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 31 de Março de 2005, 08:36:40 »
Citação de: bruno

será que o problema trata-se só de grana?

Certamente que não é só questão de dinheiro.  Faltam muitas outras coisas, inclusive uma mudança de mentalidade das elites.

Mais uma razão para defender o separativismo e/ou o federalismo...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 31 de Março de 2005, 08:41:25 »
Citação de: Aurélio
Pago 1 milhão de dólares para quem me contar o verdadeiro nome do pointdexter.

Aí, Poindexter, uma maneira fácil de ganhar uns trocados!

Aurélio, que tal pelo menos fazer uma exceção para o próprio Poindexter?  Do contrário você vai ter de lavar muito prato nas próximas semanas...  :roll:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 31 de Março de 2005, 20:26:48 »
PD, usa-me como laranja e divido e dinheiro contigo.  :P

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 31 de Março de 2005, 20:27:32 »
Eu acho que é Mário.

Acertei?

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #21 Online: 31 de Março de 2005, 21:06:35 »
Acho q é Luis...

bola fora?  :P

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Skorpios

• Visitante
« Resposta #22 Online: 06 de Abril de 2005, 15:37:21 »
   Microsoft quer Windows no PC Conectado

A empresa levará nova proposta ao governo federal para que o XP Starter Edition, versão reduzida do Windows, seja instalada nos computadores que serão vendidos pelo programa PC Conectado.

São Paulo - A Microsoft irá apresentar nova proposta ao governo federal para que os computadores do programa PC Conectado rodem o XP Stater Edition, versão reduzida do Windows, que já está sendo vendida, com sucesso, na Ásia e Rússia.

Em março, Sérgio Rosa, diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), órgão que coordena o subgrupo de software do PC Conectado, disse que o XP pé-de-boi apresentava algumas limitações como permissão para abertura de apenas três telas e restrições para instalação em rede.

O XP Starter Edition foi feito para máquinas de até 256 megabytes de memória e processadores de baixo custo como Intel Celeron e AMD Duron. Essas características, porém, não parecem ser suficientes para a adoção do sistema operacional. Alguns órgãos, como o Instituto Nacional de Tecnologia preferem os programas de código aberto, como o Linux.

O PC Conectado, projeto que irá levar computadores e internet a preços acessíveis à população de baixa renda, será lançado oficialmente ainda este mês.

http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/2005/abr/06/46.htm

Skorpios

• Visitante
« Resposta #23 Online: 12 de Abril de 2005, 14:36:20 »
   Brasil pode adotar Notebook de US$ 100

O portátil, desenvolvido pelo professor Nicholas Negroponte, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, pode fazer parte do programa de inclusão digital do governo Lula.

São Paulo - Um Notebook de 100 dólares desenvolvido peloprofessor Nicholas Negroponte , do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), pode ser adotado pelo governo brasileiro no seu projeto de inclusão digital. O portátil seria destinado às classes C, D e E.

Ainda esta semana Jean Claude Frajmund, assessor especial do Ministério das Comunicações, citado pelo IDG Now, deve se reunir com Negroponte para analisar a questão. Ele acha que o Notebook pode ser útil para alunos de escolas públicas, que abrigam cerca de 90% dos estudantes até 16 anos, mas antes quer saber como o equipamento seria produzido aqui, qual seria seu conteúdo e conectividade.

O Notebook de Negroponte tem processador de 500 MHz, HD de 1 GB, tela colorida de 12 polegadas e portas USB e vem com o sistema operacional Linux instalado. A intenção do MIT é vendê-lo para um grande número de países, mas só aceitará pedidos a partir de 1 milhão de unidades.

http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/2005/abr/12/24.htm

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!