Autor Tópico: algum entomólogo de plantão para saciar minha curiosidade??  (Lida 575 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
algum entomólogo de plantão para saciar minha curiosidade??
« Online: 12 de Dezembro de 2005, 15:10:54 »
De vez em quando vejo um inseto por aqui, acho que é parente das vespas, se nào for uma vespa..... mas é esquisito para danar.....

tem uns 5 ou 10mm de corpo (sem contar as patas) geralmente é meio verde escuro-metálico, olhos azuis escuros metálicos.... mas o mais distintivo nele é:

- parece ter o abdome minúsculo, ou talvez não, desde que seja difícil de ver onde acaba o tórax e começa o abdome, como não é o caso com a maioria dos insetos parentes de vespas...

- do tórax sai, além das asas, um apêndice móvel que ele fica balançando o tempo todo. Nunca vi isso em outro inseto, acho que deve ser homólogo às asas, como os halteres das moscas, asas "atrofiadas", mas em vez de ser um de cada lado, as duas fundidas nessa "coisa", e no centro. Porque parece que só tem um par de asas...

- e por último mas não menos importante, tem as patas traseiras bem longas, e ficam erguidas para cima quando pousado, meio como pernilongos.....

Como se chamam essas coisas e o que são? Alguém sabe??

Nigh†mare

• Visitante
Re.: algum entomólogo de plantão para saciar minha curiosida
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2005, 18:39:04 »
Isso não é nada... Eu achei um besouro com faróis de milha verde-limão... Acende tão forte que dá pra ver no claro mesmo...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re.: algum entomólogo de plantão para saciar minha curiosida
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2005, 20:50:59 »
acho que também já vi desses..... parecem leds nos "ombros"

essa vespa aí parasita baratas, põe os ovos dela dentro dos estojos de ovos de barata

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!