Olha eu pessoalmente acho que essa veneração da literatura brasileira exagerada. Todo mundo achando que os autores são otimos, etc, etc e tal mas pelo que da pra ver a maioria dos livros é chata que doi.
Os dois piores livros que ja li na minha vida:
Em primeiro indisputavelmente: A hora da estrela. Livrinho, chato, com uma história um quarto de boca (nem meia boca merece), enrolando até não dar mais, usando uma linguagem complicada pra se fazer passar por um livro bom.
Segundo, só não é primeiro por que existe Hora da estrela: Croma. Autor brasileiro, mas não considero literatura brasileira no conceito atual, que é uma tentativa muito falha de história de ficção cientifca, autor novato e desconhecido. Uma ideia de história estereotipada mas boa, mas ele pegou MUITO, MAS MUITO MESMO, TANTO QUE NÃO PODE SER EXPRESSADO EM PALAVRAS, no Deux ex Machine (se errei na ortografia desse por favor, não hesitem em me corrigir), e muita forçação de barra, com varios detalhes que poderiam ter sido melhores.
Só recomendo a leitura para quem quer criticar e evitar as falhas que ele deixa muito evidentes