Autor Tópico: Ateísmo . Agnosticismo e Livre - Pensadores  (Lida 2678 vezes)

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
Ateísmo . Agnosticismo e Livre - Pensadores
« Online: 18 de Dezembro de 2005, 20:53:21 »
olá amigos!!

Qual a diferença entre Ateísmo , Agnosticismo e Livre -Pensadores?Alguem poderia definir os três?

Valeu galera!!!

luizf

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2005, 20:58:55 »
Ateu: Quem não acredita em deus.

Agnóstico: Quem afirma que deus é icognoscível.

Livre-Pensador: Quem tem idéias independentes de tradições, religiões ou dogmas, resumindo, quem baseia-se apenas na razão e em fatos.

Veja que nenhum deles é mutuamente exclusivo, são na verdade posições complementares.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re.: Ateísmo . Agnosticismo e Livre - Pensadores
« Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2005, 21:03:23 »

apesar que teoricamente deveria ser "deuses" e coisas "sobrenturais" de modo geral, não algo relativo especificamente a Jeová... mas na prática as pessoas levam mais esse em consideração, e para todos os outros, são "ateus gnósticos", ou quase isso

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re: Re.: Ateísmo . Agnosticismo e Livre - Pensadores
« Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2005, 21:06:56 »
Citação de: Danniel

apesar que teoricamente deveria ser "deuses" e coisas "sobrenturais" de modo geral, não algo relativo especificamente a Jeová... mas na prática as pessoas levam mais esse em consideração, e para todos os outros, são "ateus gnósticos", ou quase isso

É que para ser realmente exato, precisa-se dum complemento, ja que a palavra agnostico não fala o objeto da falta de conhecimento, como por exemplo a palavra ateu especifica claramente que não se acredita em deuses. Portanto não se é agnostico, se é agnostico à algo.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2005, 21:27:30 »
eu pensava que agnosticismo fosse a incerteza da existencia ou da não existencia de algo.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2005, 21:51:14 »
Citação de: Danniel
e é isso mesmo; nesse contexto o "algo" seriam deuses, ou Jeová, mais especificamente na maior parte do tempo

Sim, tanto que adoto como prática que se não é explicitamente mencionado, penso que o objeto trata-se do mesmo theos do ateísmo.

blue pill

• Visitante
« Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2005, 19:15:46 »
Citação de: luizf
eu pensava que agnosticismo fosse a incerteza da existencia ou da não existencia de algo.

de certa forma é, pois quem aceita a possibilidade de um deus agnostico tem que considerar a possibilidade desse deus ser uma formula, ou seja, perde o carater de "deus"

certo ?

Offline OTAFSR

• Nível 05
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2005, 17:51:55 »
olha no dicionario

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2005, 18:03:00 »
Gente… Vamos refrescar a memória:

Ateísmo - É não acreditar na existência de Deus. Achar ou ter certeza que Ele não existe. Não só do Deus cristão, mas de qualquer deus.

Cético - É não acreditar em nada que não possa ser provado cientificamente, ou demonstrado no mundo material. Cético não aceita nenhuma forma de sobrenatural, misticismo, esoterismo, manifestações meta-físicas, o diabo a 4…

Agnosticismo - É não acreditar que se possa ter certeza sobre algo “não-material”, como Deus, fantasmas, duendes, dragões, etc. Quando não é dito sobre o quê não se tem certeza, se presume que se fala de Deus.

Livre-Pensador - É ter idéias próprias, independente de dogmas, tradições, folclores, religiões, misticismo, etc. Um livre-pensador geralmente não se encaixa em nenhuma denominação filosófica ou religiosa.

Dito isso:

Ateu agnóstico é quem acha que Deus não existe por falta de provas. Se essas provas aparecerem, ele não vai se importar de aceitar a idéia.

Ateu convicto é quem tem certeza que Deus não existe, e pode mostrar logicamente que a idéia de um Deus é totalmente descabida.

Ateu místico é quem acha que Deus não existe, mas acha que outras coisas como almas, fantasmas, astrologia, etc existem. Ele só não acha que Deus existe e isso já o faz um ateu.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2005, 22:39:31 »
O agnosticismo quase sempre é empregado com relação a algum Deus, já está implícito na definição de agnóstico segundo foi cunhada por Thomas Henry Huxley, criador do termo. Se você disser "sou agnóstico com relação a isso" você estará pegando a palavra emprestada meio metaforicamente; mas fora de um contexto maior agnosticismo é sempre com relação a divindades.

Quanto ao termo cético, é preciso tomar mais cuidado com ele, pois embora o que o Alenônimo tenha dito acima esteja correto do ponto de vista do moderno ceticismo científico, de um ponto de vista mais geral a explicação está incompleta: o ceticismo filosófio remonta à Grécia antiga e a uma escola de pensadores que duvidava da possibilidade de se obter algum conhecimento verdadeiro (e efetivamente duvidavam até mesmo do próprio ceticismo) e desde então diferentes grupos fizeram uso desse termo para designar modelos de pensamento diferentes. Mas hoje em dia, na maioria das vezes, quem se declara cético está querendo dizer que não acredita em algo sem boas provas.

Offline Ronin

• Nível 07
  • *
    • http://www.forjadoirreal.blogspot.com/
« Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2006, 06:16:40 »
Posso puxar um pouco o saco?
Cara... cada hora, cada minuto nesse site é extremamente proveitoso. Eu não sinto que estou disperdiçando meu tempo como me sentiria se estivesse vendo algo sobre filmes, hqs, música... Isso aqui é conhecimento puro! E com humor, às vezes... hehehe
Pronto, agora acho que já deu.
by Ronin

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2006, 11:27:44 »
B-) E ainda por cima é de graça...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2006, 11:32:28 »
Eu não gosto de dizer que sou cético (isso me parece impossível), e sim que sou cético em relação a algumas coisas, como deuses e ao sobrenatural. É mais ou menos o que disseram em relação ao agnosticismo ali em cima.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 10 de Janeiro de 2006, 14:06:25 »
Não tem agnóstico convicto?  :D
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Janeiro de 2006, 14:39:16 »
Citação de: AMON

Convicção de que tenho duvidas? :roll:  :roll:  :D  :D  :D  :D :lol: :lol: :lol: :lol:

Edit: Ou melhor falando:

Certeza que não tenho certeza
"The patient refused an autopsy."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Janeiro de 2006, 15:28:57 »
Citação de: Felipe
Citação de: AMON

Convicção de que tenho duvidas? :roll:  :roll:  :D  :D  :D  :D :lol: :lol: :lol: :lol:

Edit: Ou melhor falando:

Certeza que não tenho certeza

Um agnóstico convicto deve ser como um extremista de centro.  :D

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Ateísmo . Agnosticismo e Livre - Pensadores
« Resposta #17 Online: 05 de Abril de 2007, 10:37:49 »
Gente… Vamos refrescar a memória:

Ateísmo - É não acreditar na existência de Deus. Achar ou ter certeza que Ele não existe. Não só do Deus cristão, mas de qualquer deus.

Cético - É não acreditar em nada que não possa ser provado cientificamente, ou demonstrado no mundo material. Cético não aceita nenhuma forma de sobrenatural, misticismo, esoterismo, manifestações meta-físicas, o diabo a 4…

Agnosticismo - É não acreditar que se possa ter certeza sobre algo “não-material”, como Deus, fantasmas, duendes, dragões, etc. Quando não é dito sobre o quê não se tem certeza, se presume que se fala de Deus.

Livre-Pensador - É ter idéias próprias, independente de dogmas, tradições, folclores, religiões, misticismo, etc. Um livre-pensador geralmente não se encaixa em nenhuma denominação filosófica ou religiosa.

Dito isso:

Ateu agnóstico é quem acha que Deus não existe por falta de provas. Se essas provas aparecerem, ele não vai se importar de aceitar a idéia.

Ateu convicto é quem tem certeza que Deus não existe, e pode mostrar logicamente que a idéia de um Deus é totalmente descabida.

Ateu místico é quem acha que Deus não existe, mas acha que outras coisas como almas, fantasmas, astrologia, etc existem. Ele só não acha que Deus existe e isso já o faz um ateu.

Ateu místico foi uma fase pela qual passei, quanto me interessei pelo espiritismo e posteriormente pela conscienciologia (uma visão científica do espiritismo), pois apesar de achar provável a reencarnação, chamada de serialidade existencial na conscienciologia, não admitia a idéia de deus. Mas o interessante é que na conscienciologia não tinha essa abordagem de deus como ocorria no espiritismo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Ateísmo . Agnosticismo e Livre - Pensadores
« Resposta #18 Online: 05 de Abril de 2007, 11:14:29 »
Bem, tenho uma nova classificação, uma subclasse. O Agnóstico panteista - É aquele que admite não ser possível auferir ou se ter certeza da existência ou não de deuses ou deus, por falta de métodos viáveis até então e que, contudo, enxerga no Todo, o conjunto de tudo, algo tão explêndido próximo ao conceito de "divino".
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!