Autor Tópico: Nasa lançará sonda para Plutão em 17 de janeiro  (Lida 648 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Nasa lançará sonda para Plutão em 17 de janeiro
« Online: 20 de Dezembro de 2005, 00:07:16 »
Nasa lançará sonda para Plutão em 17 de janeiro
Segunda, 19 de dezembro de 2005, 23h04

A Agência Espacial Americana (Nasa) se prepara para lançar em 17 de janeiro próximo a sonda New Horizons, com destino a Plutão. A sonda fará uma pioneira observação robótica do planeta mais distante do sol, aonde ela chegará no início do verão de 2015, anunciaram nesta segunda-feira responsáveis pela missão.

A New Horizons, que pesa 454 quilos e é do tamanho de um piano, marcará o primeiro lançamento desde 1977 de um aparelho na direção de um planeta inexplorado. "Plutão é diferente dos planetas rochosos ou gasosos e deve reunir vários indícios sobre a formação do nosso sistema solar e, talvez, de outros sistemas solares", explicou o diretor da divisão Sistema Solar da Nasa, Andrew Dantzler, em uma coletiva de imprensa.

Plutão, que foi descoberto em 1930, é o único dos nove planetas do nosso sistema solar que ainda não foi alvo de observações feitas por uma sonda. As únicas imagens digitais disponíveis, e que são desfocadas, foram feitas pelo telescópio espacial Hubble.

Se tudo ocorrer como previsto, a New Horizons poderá, ao fim de uma viagem de 6,4 bilhões de quilômetros, sobrevoar Plutão durante seis meses para fazer inúmeras imagens e coletar dados sobre sua atmosfera e superfície. A sonda também fará observações de Charon, a principal lua de Plutão, assim como de dois outros satélites descobertos recentemente pelo Hubble.

Terra

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Nasa lançará sonda para Plutão em 17 de janeiro
« Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2007, 09:40:14 »
Como previsto, cerca de um ano após a partida, temos agora a fase do "Jupiter encounter" da New Horizons.

E nada como uma imagem, feita pelo Long Range Reconnaissance Imager (LORRI), a bordo da nave, equipamento que promete fortes sensações.

Essa passagem é fundamental para pegar uma "forcinha" das interações gravitacionais de Júpiter, e seguir firme para Plutão, onde deve chegar em 2015.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2007, 16:48:06 »
Ela demorou 1 ano para chegar a jupiter e demorará mais 8 pra chegar em plutão???

é loooonge hein!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2007, 18:13:04 »
O problema é que quando chegar em Plutão... ele nem mais planeta é.  :hihi:

Ps: bobagem minha.... é claro que a curiosidade humana e a pesquisa científica estão acima de qualquer rótulo.  :ok:
Mas, como se diz, perco o amigo mas não perco a piada.  :hihi:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2007, 20:08:59 »
Haverá agua em plutão guardem minhas palavras =Z
Não deseje.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2007, 20:11:11 »
Ela demorou 1 ano para chegar a jupiter e demorará mais 8 pra chegar em plutão???

é loooonge hein!

Longe pra dedéu
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!