Autor Tópico: Futebol: Romário, 40 anos em busca dos mil gols  (Lida 2184 vezes)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Futebol: Romário, 40 anos em busca dos mil gols
« Online: 20 de Dezembro de 2005, 21:06:09 »
Sinceramente, fazia tempo que um texto esportivo não me emocionava tanto.
Tenho muito orgulho de ter esse véio capenga jogando no meu time.

Romário, 40 anos em busca dos mil gols

Em 1999, Wayne Gretzky, o maior jogador de hóquei de todos os tempos, disse adeus ao gelo após ter conseguido o incrível recorde de 894 gols. É comum, nos Estados Unidos, os times aposentarem as camisas com o número dos jogadores que as imortalizaram. Só que com Gretzky a coisa foi mais radical: sua camiseta, a de número 99, foi aposentada em todos os times da liga - e não apenas no seu. De hoje até a consumação dos tempos ninguém poderá jogar hóquei nos Estados Unidos ou no Canadá com uma camisa de número 99. Isso se chama respeito.

Em San Francisco, Barry Bonds, ainda em atividade aos 41 anos, continua firme como um dos maiores ídolos do beisebol. Seu time, o Giants, chegou a construir um estádio novo, com a área de rebatida mais curta do que a do anterior, só para que ele continuasse fazendo home runs e pudesse quebrar o recorde histórico, estabelecido por Hank Aaron nos anos 70. Faltam 47 rebatidas - e Bonds perdeu praticamente toda a temporada de 2005 se recuperando de uma lesão. Mas ninguém permitirá que ele, mesmo velhinho, pare de jogar antes de superar a marca de 755 rebatidas. Isso se chama gratidão.

O tratamento dispensado às legendas do esporte diz mais sobre o estágio de desenvolvimento de um país do que qualquer indicador do Banco Mundial.

Contei tudo isso para chegar a uma questão mais específica: Romário está próximo de chegar aos mil gols. Será o segundo jogador do mundo a obter a marca, e o segundo brasileiro. Antes dele só o deus Pelé. Parece insano dizer o que eu vou dizer - e estou seguro de que a redação vai se entupir de cartas veementes e discordantes. Pois lá vai: pelo amor de Deus, vamos deixar o Romário jogar a copa. E jogar as olimpíadas, e jogar sempre que quiser. O sujeito vai marcar seu milésimo gol, pombas! Maradona fez só 345 e reina absoluto na Argentina. O que mais Romário precisa fazer para que possamos venerá-lo sem ter que aturar os comentários dos perseguidores de plantão? Para que levar Ricardo Oliveira ou Júlio Baptista se podemos levar uma lenda viva? Por que não levar - para jogar 15 minutos, para entrar na hora da onça beber água, para assombrar os adversários - o homem que com quase 40 anos foi artilheiro de um dos mais difíceis campeonatos do mundo? Não creio que Parreira atenderá meu pedido. Zagallo, certamente não. Mas, por coerência histórica, precisei publicá-lo.

Meu pai não me levou para ver o milésimo gol do Pelé. Mas, se Deus quiser, obrigarei meus guris a louvar Romário. Enquanto ele ainda joga, enquanto ele ainda desfila sua legenda grisalha pelos gramados. Falta pouco para o gol mil. Não importa se nas contas do craque sejam computados também os tentos marcados nos tempos de amador. Mil gols são mil gols. E mil gols é uma marca impossível nestes tempos de um futebol marcado e violento. Romário não bateu pênaltis pela maior parte da carreira, enquanto Pelé contou seus golzinhos quando atuava pelo exército e em centenas de amistosos, mundo afora. Não dá para compará-los, pois Pelé é de outro planeta. Mas, vivêssemos num país com um pouco mais de sentido histórico e Romário teria, além de painéis de contagem regressiva para o milésimo gol nas praças, o apoio de técnicos, jogadores - e talvez até mesmo dos marcadores - para repetir a façanha do Rei.

Ao Baixinho, nosso gênio do Tetra e da pequena área, um pedido: não desanime. Perceba a dimensão épica do que está prestes a acontecer e, mesmo cansado da ingratidão humana, jogue até estufar as redes pela milésima vez. Permita-me, humildemente, celebrar contigo. Que dessa vez os papéis se invertam e o Vasco ganhe do Santos. Mas que tudo aconteça no Maracanã - e que seu gol também seja de pênalti. Para que o mundo inteiro possa prender a respiração alguns segundos antes. E para que, se nós brasileiros não sabemos celebrar nossos heróis, ao menos possamos permitir que os gringos te cubram de glórias.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Nigh†mare

• Visitante
Re.: Futebol: Romário, 40 anos em busca dos mil gols
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2005, 21:27:09 »
Campeonatozinho tão bichado que o Romário foi artilheiro...

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2005, 22:43:03 »
bem, não é o que os principais centros de pesquisa de futebol dizem, o IFFHS por exemplo classifica o campeonato brasileiro como o 2 campeonato mais forte do mundo.

e vendo campeonatos internacionais como vejo eu só posso concordar, quero ver alguém aqui assistir getafe x osasuna e ficar acordado.

abraços.

Nigh†mare

• Visitante
Re: Re.: Futebol: Romário, 40 anos em busca dos mil gols
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2005, 23:27:45 »
Citação de: 3libras
bem, não é o que os principais centros de pesquisa de futebol dizem, o IFFHS por exemplo classifica o campeonato brasileiro como o 2 campeonato mais forte do mundo.

e vendo campeonatos internacionais como vejo eu só posso concordar, quero ver alguém aqui assistir getafe x osasuna e ficar acordado.

abraços.

Refiro-me ao campeonato de 2005 especificamente...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2005, 23:31:42 »

abraços.

Mais forte != mais interessante
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2005, 23:42:42 »
Vamos fazer então como o Giants e criar um estádio com a área menor, pro Romário não precisar mais correr e ficar só na banheira...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2005, 00:03:37 »
Err... Há quantos anos mesmoq ue o Romário fala de atingir a marca de mil gols?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2005, 00:10:09 »
40?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Futebol: Romário, 40 anos em busca dos mil gols
« Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2005, 00:20:21 »
Em San Francisco, Barry Bonds, ainda em atividade aos 41 anos, continua firme como um dos maiores ídolos do beisebol. Seu time, o Giants, chegou a construir um estádio novo, com a área de rebatida mais curta do que a do anterior, só para que ele continuasse fazendo home runs e pudesse quebrar o recorde histórico, estabelecido por Hank Aaron nos anos 70. Faltam 47 rebatidas - e Bonds perdeu praticamente toda a temporada de 2005 se recuperando de uma lesão. Mas ninguém permitirá que ele, mesmo velhinho, pare de jogar antes de superar a marca de 755 rebatidas. Isso se chama gratidão.

Isso se chama picaretagem. Ter um recordista vale muito em termos de marketing para o time.

O tratamento dispensado às legendas do esporte diz mais sobre o estágio de desenvolvimento de um país do que qualquer indicador do Banco Mundial.

Diga isso sobre a União Soviética, que venerava seus atletas como heróis.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Futebol: Romário, 40 anos em busca dos mil gols
« Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2005, 00:26:13 »
Citação de: Stéfano

Isso se chama picaretagem. Ter um recordista vale muito em termos de marketing para o time.

Isso é permitido no baseball? Acho que seria o mesmo que construir um campo de futebol com o gol maior, só para permitir que um jogador fosse artilheiro.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2005, 01:36:37 »
Ave Romário, imperador de São Januário! Ultimamente tem sido o único motivo de orgulho da nação vascaína. Aliás, que mal lhes pergunte, quantos gols faltam para Romário chegar ao esperado 1000?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2005, 09:50:49 »
gostam do romário?? e vocês ainda dizem que são vascaínos de verdade??

bahh. romário é um a menos. vocês sabem, a marcação começa no ataque. pois romário não marca. nem vai atrás do toque. não faz nada, espera. e de vez em quando força um tombo. resultado? o vasco tem a pior marcação do campeonato.
romário é um a menos. mas o renato gaúcho não manda ele jogar ou ficar no banco. não, o romário não. o romário joga quando bem entende, e não sou eu quem está dizendo isso.
romário disse que não para de jogar enquanto não faz seus 1000 gols. está usando o time que diz que ama. não acho que a má posição do vasco no campeonato não seja um pouco de culpa dele. pobre do vasco, então. pobre da nação vascaína.
artilheiro? ô, se quase metade dos gols são de pênalti (e os pênaltis, romário ainda errou uns 3 ou 4, tirando a chance de muita gente). assim até eu.

romário é uma vergonha. não deixem que o passado de romário ofusquem o presente.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Dezembro de 2005, 10:34:29 »
bruno, só te digo uma coisa: O quarentão é o artilheiro do campeonato. A defesa do Vasco é uma peneira, tomou 84 gols e o time só não caiu porque apesar de o ocupar uma posição intermediária, o ataque do Vasco fez a sua parte, foi o 6º melhor do campeonato com 74 gols, ou seja, o Vasco marcou mais do que o Internacional, vice-campeão.

E se ele não ajuda a marcação hoje, ele também não ajudava no passado nem no Vasco, nem no Flamengo, nem no Barcelona e nem na seleção, o que não o impediu de ajudar esses clubes a conseguirem títulos importantes, inclusive a Copa do Mundo. Romário não sabe marcar, mas sabe fazer gol, aliás, isso ele faz melhor do que ninguém. Só mesmo despeito para você dizer que é vergonhoso para a equipe ter o artilheiro do Campeonato Brasileiro aos quase 40 anos de idade e prestes a completar 1000 gols. Acho que o baixinho joga fácil fácil mais cinco anos, nem que seja no América para realizar o sonho do pai dele.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Dezembro de 2005, 11:02:45 »
|(
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Futebol: Romário, 40 anos em busca dos mil gols
« Resposta #14 Online: 21 de Dezembro de 2005, 11:07:18 »
=

Os dois são velhinhos, mas na hora do vamos ver não tem para ninguém!

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Dezembro de 2005, 11:10:53 »
Isso é permitido no baseball? Acho que seria o mesmo que construir um campo de futebol com o gol maior, só para permitir que um jogador fosse artilheiro.

sim, assim como no futebol o campo não tem uma medida fixa, mas um limite superior e um inferior de medidas, a maioria dos grandes estádios usa as medidas máximas.

Ave Romário, imperador de São Januário! Ultimamente tem sido o único motivo de orgulho da nação vascaína. Aliás, que mal lhes pergunte, quantos gols faltam para Romário chegar ao esperado 1000?

se não me engano ele está com 941 na contagem dele e com 419 na contagem da IFFHS (nessa o pelé tem 480).

Mais forte != mais interessante

sim, concordo, mas tivemos em 2005 a melhor média de público e maior audiência média dos últimos 5 anos.

quanto a marcação: o romário marca mais hoje em dia do que quando era mais novo, em vários jogos do vasco ele roubou bolas, mas claro não há como comparar o romário do barcelona, psv e do vasco na década de 80 e em 2000 com o atual, aquele foi um dos 10 maiores atacantes de todos os tempos.

abraços.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Dezembro de 2005, 11:30:30 »
Rapaz, em 2000 Romário tinha 35 e ninguém dava mais nada nele, aí o baixinho foi lá e fez 74 gols na temporada, ninguém no mundo marcou mais que ele naquele ano; aliás, foi a mesma quantidade de gols que o time inteiro do Vasco fez nesse Brasileiro que durou sete meses... Não subestimem o craque.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Dezembro de 2005, 12:46:08 »
odeio o romário  |(
tudo o que ele faz hoje qualquer moleque pode fazer melhor. ele foi artilheiro, mas não é mais de se parar e falar ,"olha, joga muito esse cara".
se eu fosse ele parava de jogar AGORA, pra manter o mito vivo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Dezembro de 2005, 12:53:20 »
Bruno, se ele tivesse seguido seu conselho de parar de jogar já para manter o mito vivo no início do ano ele não teria sido artilheiro. Agora ele está em busca do milésimo gol (já tem mais de 900 e ele pode sair em 2006 ou 2007); o que poderia ser melhor para atingir a imortalidade do que se consegrar como o primeiro jogador a atingir mil gols desde Pelé, mesmo que extra-oficialmente, contando os que marcou como amador?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Dezembro de 2005, 16:14:10 »
sim, mas aí lembrariam dele dizendo "ah, ele marcou mil gols", e não tanto pelo que ele jogou. alguém fica lembrando que o pelé marcou 480? não. preferem mostrar como ele jogava. e só deram prosseguimento ao mito pelé aqueles que viveram na época e puderam passar pra frente. se romário continuar capengando, não vai atrair a simpatia de mais gente.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Dezembro de 2005, 16:41:14 »
mesmo assim o pelé continuou jogando até ficar bem abaixo da propria qualidade no NY cosmos, e isso muito antes.
O romário não faz nada muito diferente, claro, numa liga mais forte, num time de maior expressão e com mais responsabilidades.

tudo o que ele faz hoje qualquer moleque pode fazer melhor.

será? será que um moleque qualquer vai ter marcação individual? vai ser tratado de forma especial pelo sistema defensivo? provavelmente não.
com isso o resto do ataque vai render menos, o alex dias jogava melhor quando o romario jogava junto, o mesmo para o morais, abedi etc, eles acabavam tendo mais liberdade pq mesmo caduco se der espaço para ele, ele guarda.

mas claro ele não é mais o genio da grande área que foi outrora.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Dezembro de 2005, 16:42:25 »
Mas o Romário nunca jogou tanto quanto o Pelé, é só comparar pelas imagens de arquivo os melhores momentos de cada um. Não é isso que se está discutindo entretanto, é sobre o exemplo de superação que ele dá hoje jogando mais do que muito atleta com a metade da idade dele a ponto de às vésperas da aposentadoria ele ainda ter um objetivo a alcalçar na carreira. Os mil gols, se ele atingir (a não ser que sofra uma lesão que o force a se aposentar antes disso) serão para coroar sua carreira, fechar com chave de ouro. Aí sim ele vai poder se aposentar com a consciência tranqüila e fazendo o que ele até hoje poucas vezes tinha feito no futebol: dando um bom exemplo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Dezembro de 2005, 18:02:23 »
deviam, pelo menos, tirar os privilégios dele. ele não é o rei do vasco, po! tem de fazer o seguinte, então. coloquem um moleque no lugar dele um dia, como o morais.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Dezembro de 2005, 18:15:14 »
Nisso eu concordo, o Romário tem privilégios demais no Vasco, ele efetivamente manda no Renato Gaúcho. Mas apesar de banheirista, pelo menos ele não é fominha para jogar e sabe quando não está bem, tanto que várias vezes no Brasileirão ele não se escalou (pois é, o Romário é quem se escala ou não...)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Dezembro de 2005, 18:37:15 »
se não me engano ele está com 941 na contagem dele e com 419 na contagem da IFFHS (nessa o pelé tem 480).

Se for esta lista, então o Romário tem 468 e o Pelé 541. Mas a lista se refere apenas a jogos por campeonatos de 1ª divisão.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!