Autor Tópico: Será que existe vida no sistema solar fora a Terra?!  (Lida 757 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Será que existe vida no sistema solar fora a Terra?!
« Online: 21 de Dezembro de 2005, 08:12:45 »
Cientistas descobriram micróbios sintetizadores de metano a 3 km de profundidade no gelo da Groenlândia. Além de dar mais uma prova de resistência da vida na Terra, o estudo levanta a possibilidade de que o metano observado na atmosfera de Marte seja de origem biológica. Ou seja, mais uma hipótese de vida no planeta vermelho, escondida sob o manto das calotas polares.

A lógica dos cientistas é que, se micróbios conseguem sobreviver nessas condições aqui na Terra, talvez consigam fazê-lo também em outros planetas. "A bússola da nossa busca por vida em Marte é a vida como a conhecemos aqui na Terra", diz o físico Paulo de Souza Júnior, da Companhia Vale do Rio Doce, que participa das missões da Nasa com os jipes Spirit e Opportunity em Marte.

O metano é um gás tipicamente produzido por metabolismo biológico em condições anaeróbicas (livres de oxigênio), a partir da decomposição de matéria orgânica. Pode também ser proveniente de atividades geológicas, mas nada que ofereça uma explicação convincente para as grandes concentrações do gás na atmosfera marciana. Uma possibilidade - reforçada agora pelo estudo na Groenlândia - é que o metano seja produzido por vida microbiana nas calotas polares.

Os organismos descobertos pelos pesquisadores são do tipo Archaea. Aprisionados no gelo há mais de 100 mil anos, eles permanecem vivos aproveitando quantidades ínfimas de nutrientes apenas para manter a integridade física de seu DNA e de outras moléculas essenciais. Em vez de dióxido de carbono (CO2), produzem metano como subproduto do metabolismo. O estudo, liderado por Buford Price, da Universidade da Califórnia em Berkley, está publicado na revista PNAS.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re.: Será que existe vida no sistema solar fora a Terra?!
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2005, 17:17:32 »
Interessante...

Pena q ainda demorará decadas até conseguirmos ver se realemente existe vida cas calotas polares de marte

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2005, 18:02:07 »
Já pensaram na possibilidade deste planetinha ser o único em todo o Universo a ter o que chamamos de vida? E que daqui a um ou dois bilhões de anos poderá estar completamente esterilizado e o Universo permaneça inóspito ad eternum?

Acho que valeriam esforços para levar a vida para outros lugares... Madar esses micróbios para outros planetas e deixar que a "vontade-de-viver-e-proliferar" faça o trabalho.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2005, 18:11:04 »
ééé. lançar milhares de cápsulas com micróbios universo afora, ao léu, que se abririam com um choque forte como de uma aterrisagem ou depois de permanecer muito tempo sentindo a força normal, o que indicaria ter pousado. se bem que não serviria de muita coisa hehe

A lógica dos cientistas é que, se micróbios conseguem sobreviver nessas condições aqui na Terra, talvez consigam fazê-lo também em outros planetas. "A bússola da nossa busca por vida em Marte é a vida como a conhecemos aqui na Terra", diz o físico Paulo de Souza Júnior, da Companhia Vale do Rio Doce, que participa das missões da Nasa com os jipes Spirit e Opportunity em Marte.

sim. mas uma coisa é poder sobreviver em condições inóspitas, como os extremófilos terrestres. outra coisa, diferente, é a probabilidade de SURGIR em condições inóspitas. meu palpite? em marte não tem nada. mas vai saber...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Nigh†mare

• Visitante
Re: Re.: Será que existe vida no sistema solar fora a Terra?
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2005, 18:54:14 »
Citação de: bruno
sim. mas uma coisa é poder sobreviver em condições inóspitas, como os extremófilos terrestres. outra coisa, diferente, é a probabilidade de SURGIR em condições inóspitas. meu palpite? em marte não tem nada. mas vai saber...

Por isso a idéia de lançar essas "sementes"... O máximo de ruim que poderia acontecer seria um monte de vida "inteligente" em guerra daqui a algumas centenas de bilhões de anos... Sei lá...

Quanto à possibilidade de sobreviver em condições inóspitas, as "cápsulas" poderiam ser acompanhadas de um habitat provisório... Os bichinhos se reproduzem ali até extrapolarem tal habitat, deixando a evolução fazer o resto... Ou eles nascem e morrem ali por algumas gerações até a esterilidade, ou vão se adaptando às novas condições, podendo ou não serem extintos...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2005, 19:18:11 »

ambiente inóspito é uma coisa relativa a cada organismo. Se a vida surgiu na Terra, foi em um ambiente muito "inóspito" para as formas de vida de hoje, exceto talvez para uns extremófilos.

Depois de ter lido "o quinto milagre" de Paul Davies, fico imaginando como poderia não haver vida em Marte, e nos arredores da Terra, talvez Vênus, não sei.

Resumindo o raciocínio: na época em que a vida deve ter surgido, havia muito mais troca de material entre os planetas do que há "hoje", havia muito mais asteróides no sistema solar, batendo nos planetas e estilhaçando sua superfície, que poderia voltar a cair em outro planeta. Ou seja, além da vida ter surgido em um ambiente inóspito ( tendo então que ser resistente a essas condições) surgiu numa época em que "viagens interplanetárias" eram relativamente comuns... e mesmo que fosse difícil sobreviver a uma dessas viagens... será que seria tão mais difícil que sobreviver no próprio planeta?

Tanto é que bactérias levadas acidentalmente a lua e trazidas de volta se mostraram viáveis, voltaram a crescer apesar do frio e calor lunar. Bactérias que não estavam "adaptadas" para isso, que foram pegas de surpresa e levadas lá.

E o meteorito marciano que descobriram por volta de 1995, acho, tinha potencial de ter trazido vida, tanto que cogitou-se haver nele "nanobactérias".

Há inclusive quem acredite que a vida possa ter surgido em Marte, e vindo parar na Terra, e apenas aqui se desenvolveu dessa forma, por condições específicas daqui, como magnetosfera e sei lá mais o que.

BTW, se comprovassem haver vida em Marte, seria uma espécie de refutação da hipótese de Gaia?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2005, 00:40:15 »
Citação de: Nigh†mare

Por isso a idéia de lançar essas "sementes"... O máximo de ruim que poderia acontecer seria um monte de vida "inteligente" em guerra daqui a algumas centenas de bilhões de anos... Sei lá...

Quanto à possibilidade de sobreviver em condições inóspitas, as "cápsulas" poderiam ser acompanhadas de um habitat provisório... Os bichinhos se reproduzem ali até extrapolarem tal habitat, deixando a evolução fazer o resto... Ou eles nascem e morrem ali por algumas gerações até a esterilidade, ou vão se adaptando às novas condições, podendo ou não serem extintos...

Eu daria o nome de "Gêneses" paras sementes. Fiquei imaginando os iscos que se assume fazendo isso. Lá longe tem um planetinha com suas bactérias jovenzinhas, provavelmente formarão em bilhões de anos uma civilização completamente nova... então cai uma "Gêneses" lá e nossas bactérias desimam as locais. Adeus civilização alienigena.

Por último uma conspiraçãozinha:
Talvez sejamos nós as sementes

:shock:  :shock:  :shock:  :shock:  :shock:  :shock:  :shock:  :shock:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!