sim. mas uma coisa é poder sobreviver em condições inóspitas, como os extremófilos terrestres. outra coisa, diferente, é a probabilidade de SURGIR em condições inóspitas. meu palpite? em marte não tem nada. mas vai saber...
ambiente inóspito é uma coisa relativa a cada organismo. Se a vida surgiu na Terra, foi em um ambiente muito "inóspito"
para as formas de vida de hoje, exceto talvez para uns extremófilos.
Depois de ter lido "o quinto milagre" de Paul Davies, fico imaginando como
poderia não haver vida em Marte, e nos arredores da Terra, talvez Vênus, não sei.
Resumindo o raciocínio: na época em que a vida deve ter surgido, havia muito mais troca de material entre os planetas do que há "hoje", havia muito mais asteróides no sistema solar, batendo nos planetas e estilhaçando sua superfície, que poderia voltar a cair em outro planeta. Ou seja, além da vida ter surgido em um ambiente inóspito ( tendo então que ser resistente a essas condições) surgiu numa época em que "viagens interplanetárias" eram relativamente comuns... e mesmo que fosse difícil sobreviver a uma dessas viagens... será que seria tão mais difícil que sobreviver no próprio planeta?
Tanto é que bactérias levadas acidentalmente a lua e trazidas de volta se mostraram viáveis, voltaram a crescer apesar do frio e calor lunar. Bactérias que não estavam "adaptadas" para isso, que foram pegas de surpresa e levadas lá.
E o meteorito marciano que descobriram por volta de 1995, acho, tinha potencial de ter trazido vida, tanto que cogitou-se haver nele "nanobactérias".
Há inclusive quem acredite que a vida possa ter surgido em Marte, e vindo parar na Terra, e apenas aqui se desenvolveu dessa forma, por condições específicas daqui, como magnetosfera e sei lá mais o que.
BTW, se comprovassem haver vida em Marte, seria uma espécie de refutação da hipótese de Gaia?