Precursores do DNA são descobertos em estrelaQuarta, 21 de dezembro de 2005, 02h56Um grupo de cientistas holandeses descobriu a existência dos ingredientes básicos dos precursores de DNA no pó que cerca uma estrela, informou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês) da Nasa.
Esses ingredientes foram detectados mediante o telescópio espacial Spitzer, da Nasa, na zona planetária da estrela - uma região onde, acredita-se, surgiram planetas de natureza rochosa, como a Terra.
Segundo os cientistas, esta é a primeira vez que se capta a existência desse tipo de gases, chamados acetileno e cianureto de hidrogênio, em uma zona planetária que não corresponde à do Sistema Solar.
"Esse sistema pode ter uma aparência similar ao nosso de há bilhões de anos, muito antes de a vida aparecer na Terra", assinalou Fred Lahuis, do Observatório Leinde, na Holanda.
Lahuis é o autor principal de um relatório sobre o descobrimento que será publicado no número correspondente ao 10 de janeiro da revista Astrophysical Journal Letters.
Os gases foram descobertos na estrela identificada como IRS 46 na constelação de Ophiucus, cerca de 375 anos luz da Terra. A estrela está cercada por um anel plano de gases e pó que, em última instância, se aglutinam para dar forma aos planetas.
"Esses gases são muito quentes. Estão perto ou acima do ponto de ebulição da água na Terra", declarou Adwin Booger, do Instituto Tecnológico da Califórnia.
Os gases orgânicos como os descobertos em torno de IRS 46 também foram detectados em nosso Sistema Solar, especialmente na atmosfera de planetas gigantes e na lua Titã, de Saturno, assim como na superfície dos cometas.
Segundo um comunicado do JPL, acredita-se que esse tipo de molécula chegou à Terra há milhares de anos usados por cometas ou pelo pó de cometas.
Na presença de água, o acetileno e o cianureto de hidrogênio se unem e formam as unidades químicas essenciais da vida, o DNA e as proteínas. Segundo Geoffrey Blake, um dos autores do estudo, em um tubo de ensaio e sobre uma superfície adequada na qual esses ingredientes possam concentrar-se e reagir quimicamente "se obtém uma amostra de compostos orgânicos, incluindo aminoácidos e uma base de DNA chamada adenina".
"Agora pudemos detectar estas mesmas moléculas na zona planetária de uma estrela que está a centenas de anos luz" da Terra, acrescentou.
EFE
Terra