21/12/2005
PSOL e PT, tudo a ver
Quem diria. O PSOL, sigla criada de uma costela perdida do PT, anda sugerindo no Rio de Janeiro que gostaria de fazer uma aliança com o... PT. Isso mesmo. Para garantir a eleição de seus deputados, o PSOL sugere que pode fazer uma aliança para os cargos proporcionais na eleição fluminense de 2006.
No Rio, o candidato petista é Vladimir Palmeira, da esquerda do partido e não faria vergonha aos radicais do PSOL. Mas o problema é outro. Se a regra da verticalização for mantida, o PSOL só poderá se aliar ao PT em alguns Estados se Heloísa Helena não for candidata ao Palácio do Planalto. Aí a coisa fica mais difícil...
Por enquanto, a novidade, é o pânico real dos partidos pequenos sobre a eleição de 2006. Quem não tiver 5% dos votos para deputado federal em todo o país ficará abaixo da chamada cláusula de barreira: a partir de 2007, amargará só 2 minutos por semestre na TV, quase nada de dinheiro do fundo partidário e sem direito a estrutura de liderança dentro do Congresso. A vida ficará difícil para essa turma.
http://uolpolitica.blog.uol.com.br/#2005_12-21_12_41_48-9961110-0