Autor Tópico: diferenças na estampagem genética entre populações humanas?  (Lida 694 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
diferenças na estampagem genética entre populações humanas?
« Online: 22 de Dezembro de 2005, 22:31:48 »
estampagem ou "imprinting" é uma "desativação" de certos genes, dependendo de terem vindo do pai ou da mãe; ou seja, o pai desativa certos genes na sua gametogênese, e a mãe outros, ao menos em mamíferos.

As mães desativam genes que promovem o desenvolvimento, e os pais desativam genes que atrapalham o desenvolvimento. Isso tem a ver com ser mais vantajoso para o macho que a fêmea invista o máximo possível em cada indivíduo da prole, enquanto para a fêmea é mais vantajoso investir menos por indivíduo da prole e ter mais filhos de diferentes pais.

E isso vai progredindo conforme há maior competição de machos pelas fêmeas, quanto menos monógama for a espécie. Espécies com menos competição por fêmeas ficam mais "equilibradas".

Quando ocorre acasalamento entre espécies mais poligâmicas com menos poligâmicas, ocorrem então coisas como o "ligre", cruza de leão com tigresa:

que é o maior gato do mundo.

O cruzamento "inverso", do tigre com a leoa, por outro lado, resulta nos "tigrões", que são menores que as leoas e os tigres, e mais fracos, e até vivem menos.

Isso porque no primeiro caso há o leão está ativando genes que potencializam o desenvolvimento, "contra" a tigresa, que não evolui a "defesa" contra isso, já que a situação ecológica dos tigres é outra. No segundo, é o contrário, o tigre que não evoluiu a potencialização do desenvolvimento encontra uma "super-defesa" de contra genes "exploradores", e nasce um animal subdesenvolvido.

Alguém sabe se algo parecido ocorre com populações humanas? Ou dentro de uma espécie qualquer que não de cachorros, que não tenha variação tão grande de tamanho.....

Se por exemplo, filhos de pessoas de raças diferentes, que tradicionalmente difiram em no grau de monogamia, algumas vezes tem "vigor híbrido", e o "contrário", quando inverte-se o pai e a mãe.

Atheist

• Visitante
Re.: diferenças na estampagem genética entre populações huma
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2005, 23:01:10 »
Acho que essas diferenças não tem nada a ver com o imprinting. Não há registro de imprinting em peixes, por exemplo, mas o cruzamento de machos de pacu com fêmeas de tambaqui (paqui) e de machos de tambaqui com fêmeas de pacu (tambacu) são relativamente diferentes. Isso pode estar relacionado com outros detalhes do processo especiativo, principalmente da evolução cariotípica.

Em humanos não há como acontecer algo semelhante, pois faz parte da mesma espécie e tem pouca variação, tanto que não se pode chamar raças diferentes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2005, 09:11:54 »
.... não sabia disso......... :|

Bem, quanto a "raças humanas", que sejam  então "linhagens", ou "populações humanas consideravelmente geograficamente isoladas"....

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2005, 15:30:38 »
Citação de: Atheist
Acho que essas diferenças não tem nada a ver com o imprinting. Não há registro de imprinting em peixes, por exemplo, mas o cruzamento de machos de pacu com fêmeas de tambaqui (paqui) e de machos de tambaqui com fêmeas de pacu (tambacu) são relativamente diferentes. Isso pode estar relacionado com outros detalhes do processo especiativo, principalmente da evolução cariotípica.

Mas para que não fosse, eu acho, nessas outras espécies em que isso ocorre, isso não poderia ser relacionavel a um "conflito de interesses" de machos e fêmeas... seria esse o caso? Ou ainda, preferencialmente, teria que ser o inverso do esperado pela idéia de conflito de interesses.

E teria algum mecanisminho básico que você poderia citar rapidamente que substituiria o imprinting, nessas situações, independentemente dos conflitos de interesses? Porque acho que só o diferencial do acasalamentos de machos A com fêmeas B e de machos B com fêmeas A já sugeriria um pouco isso, uma herança diferencial...

A única alternativa que eu vejo no momento seria alguma diferença epigenética dos ovos.

O exemplo dos tigres e leões eu simplesmente acho que seja o mesmo, mas sabe-se que isso também ocorre com uns tipos de camundongos ou ratos, não sei se espécies no sentido "mayriano". Mas pensando bem não sei se foi realmente comprovado o imprinting, ou se apenas isso é forte evidência.

Daí fiquei curioso quanto ao tempo necessário para isso evoluir. Imaginei se talvez também não pudesse ocorrer entre populações humanas em que também tivesse sentido esse "conflito de interesses" ou entre raças de cães que "deveriam" ter o porte similar, também com os mesmos "conflitos de interesses".

fico pensando se não deveria deixar esse tipo de conversa para o biociencia.org e poupar os humanos normais de tanta nerdice...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!