Autor Tópico: Para cientista, fé mascara medo da morte  (Lida 979 vezes)

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
Para cientista, fé mascara medo da morte
« Online: 25 de Dezembro de 2005, 10:54:40 »

Ateu convicto, o diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Gilberto Câmara, considera que a fé em Jesus é uma forma encontrada pelo homem para 'mascarar' o medo da morte. "Jesus atrai cada vez mais seguidores pela necessidade do homem de acreditar que há outra vida após a morte." Ele defende a separação entre ciência e religião. "Jesus é importante para as pessoas, mas não para a ciência. Respeito a fé das pessoas, mas como cientista só acredito nas coisas que podem ser provadas. Portanto, não acredito em Jesus, Natal, Papai Noel e vida além da morte porque não há nenhuma prova concreta ou evidência de que existem. Respeito e até participo das confraternizações porque minha mãe e minha sogra são católicas."

http://www.valeparaibano.com.br/sjc/dojesus3.html

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re.: Para cientista, fé mascara medo da morte
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2005, 12:43:05 »
Claro que esse Gilberto Câmara não é isento em sua afirmação e tampouco é uma autoridade nesse assunto; afinal, que pesquisas científicas o diretor do Inpe, que provavelmente é um físico, engenheiro ou astrônomo, teria feito a respeito da psicologia humana? A opinião dele sobre o assunto não vale mais do que a de qualquer um neste fórum e o "cientista" no título do tópico é só para dar peso à afirmação.

O que eu estou criticando é que os criacionistas usam o mesmo expediente quendo dizem: "Tal cientista PhD em Harvard, ganhador de do Prêmio Nobel e que trabalha na Nasa diz que a Teoria da Evolução é religião.", e quando vemos o fulano é físico e nunca entrou em um laboratório de Biologia na vida. É só um apelo à autoridade.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2005, 12:47:53 »
Citação de: Gabriel
Claro que esse Gilberto Câmara não é isento em sua afirmação e tampouco é uma autoridade nesse assunto; afinal, que pesquisas científicas o diretor do Inpe, que provavelmente é um físico, engenheiro ou astrônomo, teria feito a respeito da psicologia humana? A opinião dele sobre o assunto não vale mais do que a de qualquer um neste fórum e o "cientista" no título do tópico é só para dar peso à afirmação.

O que eu estou criticando é que os criacionistas usam o mesmo expediente quendo dizem: "Tal cientista PhD em Harvard, ganhador de do Prêmio Nobel e que trabalha na Nasa diz que a Teoria da Evolução é religião.", e quando vemos o fulano é físico e nunca entrou em um laboratório de Biologia na vida. É só um apelo à autoridade.

É...taí...concordo em ordem,número e grau. :roll:

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2005, 15:08:55 »
Eu  achei relevante a opinião dele, porque jornais raramente publicam opiniões de ateus.Ainda mais em uma reportagem de natal, na qual vários religiosos fazem proselitismo. Leiam a reportagem TODA no jornal para entender o destaque que eu dei.

Offline Idealista

• Nível 00
  • *
Re: Para cientista, fé mascara medo da morte
« Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2006, 04:09:49 »
Citação de: Mr.Hammond
... como cientista só acredito nas coisas que podem ser provadas...
Entendo o que ele quis dizer, mas essa frase é incoerente. Tudo o que podemos provar depende de coisas que não podem ser provadas.

Citação de: Gabriel dCF
A opinião dele sobre o assunto não vale mais do que a de qualquer um neste fórum e o "cientista" no título do tópico é só para dar peso à afirmação.
Concordo.  :roll:

Citação de: Mr.Hammond
Eu achei relevante a opinião dele, porque jornais raramente publicam opiniões de ateus.Ainda mais em uma reportagem de natal, na qual vários religiosos fazem proselitismo. Leiam a reportagem TODA no jornal para entender o destaque que eu dei.
Ao que parece, a maior parte da mídia não está interessada em ser imparcial. O que vc falou dos ateus, também acontece com os teólogos. Quando se debate sobre bioética (pesquisa com células tronco embrionárias por exemplo) dificilmente aparece um teólogo para expor seus argumentos. :erm2:
“O tipo de tolerância que permite Deus como uma opinião privada, mas se recusa a permiti-lo na arena pública não é, na realidade do mundo e de nossa vida, tolerância, mas hipocrisia”.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Janeiro de 2006, 14:09:10 »
Eu acho que não, cara. Quando debateram a questão da biossegurança ,os jornais, especialmente os da Globo, entrevistaram vários teólogos, de várias religiões, sobre as pesquisas com células-tronco embrionárias. Na cobertura da mídia toda eu vi religioso dando palpite sobre o tema... :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!