Será que justifica ?
Conhece a expressão "Explica mas não justifica"?
Talvez seja esse o caso.
Mas situações extremas faz as pessoas reagirem de formas extremas. O terror conseguiu o que queria pois o povo americano ficou realmente aterrorizado e paranóico, e intensificou a xenofobia
onde ela já existia.
Uma suposição, você é um policial, ou qualquer tipo de agente, e captura um membro de um grupo terrorista, com o que encontra com ele descobre que há um plano de um atentado de grandes proporções, grandes mesmo, em uma data muito próxima. É claro que ele se recusa a colaborar e o que foi encontrado não revela quando será o atentado e quem são os outros terroristas. A investigação segue infrutífera e a data se aproxima. O que você faz? Respeita os direitos humanos ou fará qualquer coisa pra arrancar informações do preso capturado?
Bem, todo mundo na boa, tranquilão, é fácil ficar na retórica e dizer que nada justifica o desrespeito aos direitos humanos. Mas será que manteríamos essa postura sob intensa pressão? Será que aceitaríamos ver o tempo passar e deixar milhares de pessoas morrerem? O que será que o medo, o pavor, o desespero fariam conosco?
Se você fosse um agente, FBI ou CIA ou alguém acima desses, e acreditasse que seu país está infiltrado de terroristas com planos em andamento será que não cederia à tentação de não respeitar a lei mesmo correndo riscos? Será que você não aceitaria pagar o preço de fazer aquilo que na sua concepção evitaria os atentados terroristas?
Dizer de cabeça fria o que achamos que outros devem fazer em situações extremas é muito fácil. Estar nessas situações e seguir essas regras é que é difícil.
Então como eu disso no início, talvez isso explique mesmo que não justifique. Não estou sugerindo, por exemplo, que se deva deixar brechas nas leis para que atos contra os direitos humanos sejam aceitos. Espero que isso fique claro.
PS: Eu sei que existem também aqueles que não respeitam as instituições mesmo que não estejam em situações limite, seja lá por que motivo for. Mas não os incluí no exemplo e nos comentários por que os complicaria desnecessariamente.