Autor Tópico: Invasão de privacidade.  (Lida 904 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Invasão de privacidade.
« Online: 28 de Dezembro de 2005, 09:35:59 »
Será que justifica ?

Espionagem cresceu vertiginosamente nos EUA após o 11 de Setembro

Reuters

WASHINGTON - O número de pedidos do governo para que uma corte especial dos Estados Unidos autorizasse vigilância secreta cresceu vertiginosamente após os ataques de 11 de setembro de 2001, revelaram documentos do governo.

Os números seriam até mais significativos. O presidente dos EUA, George W. Bush, admitiu este mês que havia ordenado secretamente que a Agência Nacional de Segurança grampeasse conversas telefônicas internacionais e mensagens de e-mail de americanos suspeitos de ligação com o terrorismo sem aprovação da Corte de Vigilância de Inteligência Estrangeira.

A ordem para espionagem doméstica detonou um debate furioso sobre se a guerra ao terrorismo deu um cheque em branco para Bush no quesito das liberdades civis e se o presidente, de fato, infringiu a lei.

Os relatórios da Secretaria da Justiça ao Congresso americano sobre as atividades da corte de vigilância mostram que o governo Bush fez 5.645 pedidos de espionagem eletrônica e buscas físicas em 2004, o ano mais recente em que foram recolhidos os dados. Nos quatro anos anteriores somados, o tribunal recebeu um total de 3.436 pedidos.

O grupo de 11 juízes modificou 179 dos pedidos do governo Bush. Em contrapartida, somente um foi alterado nos quatro anos precedentes. A corte examinou quase 20 mil pedidos desde que foi criada, e rejeitou apenas poucos deles.

Os motivos para as modificações não foram divulgados e podem ir de pequenas alterações a mudanças significativas.

A corte secreta foi criada em 1978 pelo Ato de Vigilância de Inteligência Estrangeira (FISA, na sigla em inglês).
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Invasão de privacidade.
« Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2005, 10:10:24 »
Citação de: hugo
Será que justifica ?

Pra ter uma resposta, só se colocando no lugar do Bush. Prefiro não fazê-lo (teria que rebaixar muito meu QI  :D ). E também não vivo lá.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re.: Invasão de privacidade.
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2005, 14:28:09 »
Só sei que o Bush ta fudido se admitir que não tem guerra ao terror nenhuma.
Se descobrirem a situação dele, é melhor ele se mandar pra arabia onde ainda gostam dele.
"The patient refused an autopsy."

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Re.: Invasão de privacidade.
« Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2005, 14:44:07 »
Citação de: Felipe
Se descobrirem a situação dele, é melhor ele se mandar pra arabia onde ainda gostam dele.

Com'assim  :?:  :?:  :?:
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2005, 15:19:29 »
Será que justifica ?

Conhece a expressão "Explica mas não justifica"? Talvez seja esse o caso.

Mas situações extremas faz as pessoas reagirem de formas extremas. O terror conseguiu o que queria pois o povo americano ficou realmente aterrorizado e paranóico, e intensificou a xenofobia onde ela já existia.

Uma suposição, você é um policial, ou qualquer tipo de agente, e captura um membro de um grupo terrorista, com o que encontra com ele descobre que há um plano de um atentado de grandes proporções, grandes mesmo, em uma data muito próxima. É claro que ele se recusa a colaborar e o que foi encontrado não revela quando será o atentado e quem são os outros terroristas. A investigação segue infrutífera e a data se aproxima. O que você faz? Respeita os direitos humanos ou fará qualquer coisa pra arrancar informações do preso capturado?

Bem, todo mundo na boa, tranquilão, é fácil ficar na retórica e dizer que nada justifica o desrespeito aos direitos humanos. Mas será que manteríamos essa postura sob intensa pressão? Será que aceitaríamos ver o tempo passar e deixar milhares de pessoas morrerem? O que será que o medo, o pavor, o desespero fariam conosco?

Se você fosse um agente, FBI ou CIA ou alguém acima desses, e acreditasse que seu país está infiltrado de terroristas com planos em andamento será que não cederia à tentação de não respeitar a lei mesmo correndo riscos? Será que você não aceitaria pagar o preço de fazer aquilo que na sua concepção evitaria os atentados terroristas?

Dizer de cabeça fria o que achamos que outros devem fazer em situações extremas é muito fácil. Estar nessas situações e seguir essas regras é que é difícil.

Então como eu disso no início, talvez isso explique mesmo que não justifique. Não estou sugerindo, por exemplo, que se deva deixar brechas nas leis para que atos contra os direitos humanos sejam aceitos. Espero que isso fique claro.

PS: Eu sei que existem também aqueles que não respeitam as instituições mesmo que não estejam em situações limite, seja lá por que motivo for. Mas não os incluí no exemplo e nos comentários por que os complicaria desnecessariamente.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: Re.: Invasão de privacidade.
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2005, 15:47:07 »
Citação de: Roberto
Citação de: Felipe

Com'assim  :?:  :?:  :?:

O Bush só ta no poder por causa dessa guerra do terror. Quando os americanos verem que essa paranoia esta exagerada e é desnescessaria. Sim eles devem tentar impedir qualquer ataques terroristas mas não há nescessidade de tal paranoia atualmente. Os EUA NÃO estão numa situação na qual há um ataque terrorista por semana pra ficar assim.
Eles vendo isso o Bush perde a unica base que ele tem que é essa "guerra ao terror" que ele ta fazendo, ja que não tem um "terror" para combater.
"The patient refused an autopsy."

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2005, 16:14:50 »
Citação de: Marcelo Terra

Se você fosse um agente, FBI ou CIA ou alguém acima desses, e acreditasse que seu país está infiltrado de terroristas com planos em andamento será que não cederia à tentação de não respeitar a lei mesmo correndo riscos? Será que você não aceitaria pagar o preço de fazer aquilo que na sua concepção evitaria os atentados terroristas?

E se ao invés de "terroristas" agente colocasse "comunistas", "subversivos", etc... Esse filme nós já vimos antes em alguns países. O grande perigo é usar esse artifício para combater algo que na verdade se busca outra coisa.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2005, 16:28:56 »
Eu acho que na situação em que os EUA se encontram, segurança é prioridade absoluta; mas ainda assim não se pode passar por cima da lei. Deve-se fazer o máximo possível para evitar que um novo 11 de Setembro se repita, desde que respeitando os limites da legalidade.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2005, 16:41:17 »
E se ao invés de "terroristas" agente colocasse "comunistas", "subversivos", etc... Esse filme nós já vimos antes em alguns países. O grande perigo é usar esse artifício para combater algo que na verdade se busca outra coisa.

Eu já disse, e repeti, que explica mas não justifica. Eu coloquei como exercício de imaginação. Não estou defendendo isso.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2005, 17:00:07 »

Eu já disse, e repeti, que explica mas não justifica. Eu coloquei como exercício de imaginação. Não estou defendendo isso.

Eu realmente entendi o que falou e creio que deve ser o que aconteceu. Nada mais natural acontecer este tipo de coisa e, de certa forma, até apóio. Eu não respeitaria o direito de uma pessoa se dela dependesse a vida de umas 1000.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2005, 17:11:26 »

Eu entendi o que voce falou. Minha colocação é para sentir que a coisa é melindrosa. Deve-se ter muito cuidado com a tal "segurança nacional".

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2006, 07:08:19 »
depois de 11/9 , não ocorreu nenhum atentado terrorista nos eua. intenções não devem ter faltado. sendo assim, acho que justifica. as vidas dos civis devem ser protegidas... estar sob ameaça terrorista é quase um estado de guerra...

é claro que a inglaterra é um alvo muito menos atraente para atentados do que os eua. no entanto, o último atentado foi em londres e não em nova iorque...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2006, 13:14:29 »
Nenhum? Bom, vou tomar isso como verdade... mas e antes de 11/9? Quantos atentados houveram?

Lembro que o maior atentado antes do WTC, foi o do Timothy McVeigh. Os americanos andam paranóicos com eles próprios também?
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2006, 21:24:31 »
em 11/9, foi aberto um precedente... você acha que, se tivessem a chance, os terroristas não teriam deixado de atacar o 'pequeno satã' ou bali, para atacarem o grande satã, a incorporação de todo o mal do mundo? acredito que os eua estejam, por ora, a salvo do terror possivelmente tanto por estarem pegando pesado e até desrespeitando alguns direitos civis quanto por terem levado o 'eixo da violência' pro iraque. e, claro, por terem metido bomba nos campos de treinamento da al qaeda. tudo pelo que bush foi criticado....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2006, 21:54:44 »
Eu acho que os ataques terroristas atenuaram por que atingiram o objetivo, disseminaram o terror. Atingido o objetivo é só colher a onda de paranóia e de críticas internas e externas, até mesmo de aliados. O que aocnteceu. Por que todo mundo tem que achar que terrorista tem mentalidade obtusa e não consegue apreender o contexto global dos efeitos dos seus atos?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!