Autor Tópico: neuroteologia  (Lida 1671 vezes)

Offline Falcão Peregrino

• Nível 02
  • *
neuroteologia
« Online: 31 de Dezembro de 2005, 01:36:36 »
estava eu vendo o programa do jô quando aparece la um doutor falando sobre essa parada. Bom pelo que eu entendi se trata da neurociência explicando ( ou verificando ) as modificações no cerebro na hora de uma oração, ou quaquer fenômeno ligado a qualquer religião ( estados de transe , meditações ... ) .Ele diz que foi feito um estudo onde um numero de pessoas rezava para um numero de entes queridos que estavam doentes e um outro grupo de pessoas apenas tinha ligação com outras pessoas tb doentes . Bom ele diz que ao final as pessoas cujos pacientes rezaram por elas tiverem recuparação melhor ( em termos estatísticos ) que o outro grupo de pessoas doentes . bom e ai ? podemos questionar o metodo de pesquisa , efeito placebo ( não sei se aqueles que estavam doentes sabiam do estudo )etc.Mas o que mais?  que os senhores imaginam disso?

a intrevista até que estava boa até ele dizer que não existe ateu na trincheira.
seu barriga " dona florinda ,a senhora sabia que somente as pessoas idiotas respondem uma pergunta com outra pergunta"
dona florinda" ora!!é mesmo?"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: neuroteologia
« Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2005, 04:03:31 »
Como assim não existe ateu na trincheira?

E esse estudo foi feito como? Se rezar na frente da pessoa e esta acreditar que isso lhe faz bem, o efeito placebo entra em ação. Se rezar longe dessa pessoa e ela não ficar sabendo, fica mais difícil ter o mesmo efeito. Pelo que eu entendi foi feito o primeiro.

Se for como eu entendi, o tal doutor falhou em seu experimento ou fez de propósito para tentar obter um resultado positivo aos religiosos. De qualquer forma, não seria válido seu estudo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2005, 09:40:21 »
O cara é um espertalhão, tá usando o diploma dele de médico para ganhar dinheiro com pseudociência.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: neuroteologia
« Resposta #3 Online: 31 de Dezembro de 2005, 14:30:59 »
Citação de: Alenônimo
Como assim não existe ateu na trincheira?

Aquela histórinha, na hora do avião caindo ateu "é o primeiro a rezar"...  :roll:
O Jô discordou, disse: - Mas eu acho que tem ateu de verdade mesmo, que não acredita e tal...
Aí o carinha: É, não disse todos...

Ou seja, :demente: .

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Dezembro de 2005, 16:09:53 »
Até onde eu saiba sobre estudos de que eu já ouvi falar a respeito disso, pessoas que recebem orações não têm resultados melhores do que as que não recebem, porém pessoas que têm fé na própria recuperação, independente da religião, se recuperam melhor.

De tempos em tempos existem momentos de comoção popular, como quando celebridades são internadas em estado muito grave em hospitais, mas que as orações não ajudam em nada - vide a morte de João Paulo II, da princesa Diana, de Ayrton Senna, de John F. Kennedy... Claro que existem as contrapartidas, como o próprio JP II e Ronald Reagan quando sobreviveram a seus atentados, mas não sei de nenhum indício de que personalidades mais queridas vivam mais do que pessoas comuns.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2005, 16:22:32 »
[teísta]

você não entende, Gabriel.... é que quando a pessoa morre mesmo, é porque chegou a hora.... Deus quis.... mas quando dá certo..... ainda estava em aberto..... as orações aí sim fizeram efeito...

Mais ou menos como bandas em shows quando se pede bis... ou alguma música... eles não vão fazer isso indeterminadamente... o show tem que acabar uma hora ou outra.....
[/teísta]

[ateísta]
 |(

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2005, 22:14:45 »
Eu vi este programa, e... acho que o cara tava mesmo querendo posar de médico. O cara dizendo que todo ateu na hora do "vamo-vê" faz uma oraçãozinha! Graças ao bom senso, o Jô discordou e o cara tentou voltar atráz, mas não dava mais! PQP! Depois daquilo, não prestei mais atenção à entrevista :x
Ciência da Computação!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2005, 23:32:07 »
Citação de: Paulo José
... Depois daquilo, não prestei mais atenção à entrevista :x

Ok, então não viu que ela acabou nessa hora, não? :D

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: neuroteologia
« Resposta #8 Online: 01 de Janeiro de 2006, 12:25:41 »
Citação de: falcão peregrino
Ele diz que foi feito um estudo onde um numero de pessoas rezava para um numero de entes queridos que estavam doentes e um outro grupo de pessoas apenas tinha ligação com outras pessoas tb doentes . Bom ele diz que ao final as pessoas cujos pacientes rezaram por elas tiverem recuparação melhor ( em termos estatísticos ) que o outro grupo de pessoas doentes . bom e ai ? podemos questionar o metodo de pesquisa , efeito placebo ( não sei se aqueles que estavam doentes sabiam do estudo )etc.Mas o que mais?  que os senhores imaginam disso?

Se é o estudo que eu já li, eles fizeram o seguinte: compararam os dois grupos usando uma dúzia de critérios diferentes. Todos mostraram evolução idêntica, menos um dos critérios. Ignoraram os que não deram nada e concluiram que a prece trazia resultados.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Janeiro de 2006, 13:15:09 »
Leu onde Stéfano?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #10 Online: 01 de Janeiro de 2006, 13:49:56 »
Já faz tempo isso...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Janeiro de 2006, 14:43:16 »
Bom ele diz que ao final as pessoas cujos pacientes rezaram por elas tiverem recuparação melhor ( em termos estatísticos ) que o outro grupo de pessoas doentes .

Estudos de prece intercessora não realizaram nada. Os "crentes" nas preces intercessoras não mudarão seus pontos de vista se estudos posteriores forem negativos, os descrentes não mudarão o seu modo de ver se estudos adicionais se mostrarem positivos. A prece pode ajudar algumas pessoas a se sentirem mais confiantes quando estão preocupadas, mas para mim faz mais sentido despender tempo e energia em atividades de promoção da saúde mais construtivas. Apesar da sorte ainda ser um fator significativo, penso que é mais sensato acreditar que a saúde é mais provável de ser influenciada por um modo prudente de vida do que por pensamento mágico. Além disso, se o ato de orar por pessoas funcionasse, estranhos orando contra elas poderia fazer com que ficasse mais doentes? Ou, como um dos meus amigos religiosos apontou, "Deus seria tão estúpido a ponto de responder a uma disputa de popularidade?"

A Espiritualidade É Útil?

Um pesquisa de 1996 com 1000 pessoas adultas descobriu que 79% acreditavam que a fé espiritual poderia ajudar as pessoas a se recuperarem de doenças [17]. Essa idéia também é popular entre os médicos. Ainda que muitos estudos tenham encontrado associações entre variados graus de religiosidade e saúde, nenhum estudo bem planejado demonstrou que crenças religiosas ou orações realmente tragam benefícios à saúde [18]. Na verdade, um estudo bem planejado encontrou justamente o oposto. O estudo envolveu pacientes cujos progressos foram acompanhados por nove meses após terem recebido alta de um hospital inglês. Eles avaliaram os registro dos pacientes de ambulatório e as respostas de 189 pacientes à questionários. Os pesquisadores concluíram que o estado de saúde dos pacientes com crenças espirituais mais fortes teve uma probabilidade superior a duas vezes de ficar inalterado ou pior [19].

http://www.geocities.com/quackwatch/fe.html
 :roll:

Offline Falcão Peregrino

• Nível 02
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2006, 02:17:55 »
Estudos de prece intercessora não realizaram nada. Os "crentes" nas preces intercessoras não mudarão seus pontos de vista se estudos posteriores forem negativos, os descrentes não mudarão o seu modo de ver se estudos adicionais se mostrarem positivos. A prece pode ajudar algumas pessoas a se sentirem mais confiantes quando estão preocupadas, mas para mim faz mais sentido despender tempo e energia em atividades de promoção da saúde mais construtivas. Apesar da sorte ainda ser um fator significativo, penso que é mais sensato acreditar que a saúde é mais provável de ser influenciada por um modo prudente de vida do que por pensamento mágico. Além disso, se o ato de orar por pessoas funcionasse, estranhos orando contra elas poderia fazer com que ficasse mais doentes? Ou, como um dos meus amigos religiosos apontou, "Deus seria tão estúpido a ponto de responder a uma disputa de popularidade?"

esta citação não faz sentido quanto ao proposito do topico. Um estudo feito corretamente a respeito do assunto não mostra que devo deixar de ser ateu , mas mostra alguma coisa sim! No mínimo que métodos cansagrados de se fazer estudos são errados.
o proposito era saber primeiro se alguem sabia se o estudo era serio , pela entrevista não deu pra saber exatamente , e se sendo que  explicações lógicas podemos dar para tal resultado.
seu barriga " dona florinda ,a senhora sabia que somente as pessoas idiotas respondem uma pergunta com outra pergunta"
dona florinda" ora!!é mesmo?"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!