Autor Tópico: Onipotencia e a mentira  (Lida 2906 vezes)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Onipotencia e a mentira
« Online: 31 de Dezembro de 2005, 01:47:02 »
Estaria eu certo em apontar um paradoxo sobre a onipotencia divina e os versiculos da biblia:

(quanto aos versiculos eu os peguei em ingles então ter que ser assim mesmo)

Titus 1
1 Paul, a servant of God, and an apostle of Jesus Christ, according to the faith of God’s elect, and the acknowledging of the truth which is after godliness;
2 In hope of eternal life, which God, who cannot lie, promised before the world began

Hebrews 6:18
That by two immutable things, in which it was impossible for God to lie, we might have a strong consolation, who have fled for refuge to lay hold upon the hope set before us

Considerando o ponto de vista cristão, na qual a biblia é a verdade absoluta, sempre esta certa, ja que se estivesse errado deus seria mentiroso.

Como isso se relacionaria a onipotencia?

Que ele tem que ser capaz de tudo MAS ser incapaz de mentir ao mesmo tempo.

Seria um bom paradoxo para apontar para explicar a impossibilidade do deus da Biblia?
"The patient refused an autopsy."

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
Onipotencia e a mentira
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2006, 13:13:41 »
Será que ele pode escolher deixar de existir? Pode criar outro Deus e governar em dupla? Pode fazer com que o pecado não separe mais o homem de Deus? Pode fazer o tempo voltar e criar um Universo sem o mal, sem dor nem necessidade de Salvação? Esse tal de Deus não pode merda nenhuma!
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Ronin

• Nível 07
  • *
    • http://www.forjadoirreal.blogspot.com/
Onipotencia e a mentira
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2006, 06:56:23 »
E a coisa não fica só por aí, não...
No Gênesis, Deus diz (ou pelo menos dá a entender) que o homem seria destruído se comesse o fruto proibido; mas aí vem o demo e diz que não, que na verdade o homem ficaria igual à Deus em conhecimento (o que, de fato, "abriu os olhos" do homem).

Vai dizer que Deus não mentiu nessa?
by Ronin

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
Re: Onipotencia e a mentira
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2006, 19:55:47 »

Deus é onipotente, mais não significa que ele faria uma coisa absurda como um círculo triângular.

Mentir já é um assunto ligado a santidade de Deus e não a sua onipotência.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2006, 21:53:02 »

Deus é onipotente, mais não significa que ele faria uma coisa absurda como um círculo triângular.

Então, sendo deus onibondoso não poderia ser onipotente, pois um ser onibondoso não pode mentir e se ele não pode mentir não é onipotente.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2006, 22:49:13 »

Então ele NÃO pode mentir. Se ele não pode mentir ele não é onipotente.

E Genesis, acho que necromancia é pecado mortal.
"The patient refused an autopsy."

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2006, 14:44:46 »

Então, sendo deus onibondoso não poderia ser onipotente, pois um ser onibondoso não pode mentir e se ele não pode mentir não é onipotente.

Acho que já lhe expliquei. Ao meu vêr voce está desesperamente querendo atribuir um pretexto fora do contexto, convido voce a estudar os atributos de Deus.

Mais antes lhe pergunto, se alguém que é todo bondade significa que está pessoa não pode mentir ou significa que está pessoa possa mentir mais a sua bondade não a permite?

Deus sendo onipotênte não significa que ele faria algo que a sua santidade não o permite.

Acho que já não se trata de maiores explicações e sim de querer entender.

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2006, 14:47:06 »

Ele pode fazer o que bem entender, mais devido a sua santidade ele não menti.

Voce pode até roubar, mais o, não sei, seu caráter não permite.

Será tão difícil assim entender, puxa vida!
« Última modificação: 02 de Maio de 2006, 14:52:54 por Gênesis »

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2006, 14:56:34 »

Como me explica Somoma e Gomorra? Milhares de inocentes mortos por Deus por causa de meia dúzia de infiéis.

Se Deus é oniciente e sabe tudo que pensamos por que precisamos de rezar?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2006, 16:41:14 »

Acho que já lhe expliquei. Ao meu vêr voce está desesperamente querendo atribuir um pretexto fora do contexto, convido voce a estudar os atributos de Deus.

Mais antes lhe pergunto, se alguém que é todo bondade significa que está pessoa não pode mentir ou significa que está pessoa possa mentir mais a sua bondade não a permite?

Deus sendo onipotênte não significa que ele faria algo que a sua santidade não o permite.

A santidade de deus NÃO permite que ele minta. Então deus NÃO PODE mentir. Se deus NÃO PODE fazer algo ele não é onipotente por definição.

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2006, 19:07:27 »

Como me explica Somoma e Gomorra? Milhares de inocentes mortos por Deus por causa de meia dúzia de infiéis.

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." [Gálatas 6:7-8]

"Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum Deus comigo; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão." Deuterômio 32:39

Nem sempre eu consigo compreender porque ele permite o mal, pois os seus caminhos são inescrutáveis. Ao extremamente curioso ele diria: "Que tens tu com isso? Segue-me tu." No entanto, podemos compreender parte dos seus caminhos, o suficiente para saber que ele não erra.

Se Deus é oniciente e sabe tudo que pensamos por que precisamos de rezar?

Isto é uma coisa chamada comunhão com Deus.  "ah ele já sabe o que eu penso, então não preciso orar" Não é por ele ser onisciente que devemos pensar desta maneira.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2006, 19:10:17 »
Nem sempre eu consigo compreender porque ele permite o mal, pois os seus caminhos são inescrutáveis. Ao extremamente curioso ele diria: "Que tens tu com isso? Segue-me tu." No entanto, podemos compreender parte dos seus caminhos, o suficiente para saber que ele não erra.
ao que eu retrucaria; 'criaste-me com a razão operante e com o ímpeto incessante da busca pela verdade, que posso fazer?'.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2006, 19:17:19 »

A santidade de deus NÃO permite que ele minta. Então deus NÃO PODE mentir. Se deus NÃO PODE fazer algo ele não é onipotente por definição.

Ai ai ai...

Voce acha que Deus por ser onipotente pode mentir, roubar e ser mau" , e não é bem assim; a onipotência de Deus significa sua liberdade de pode fazer tudo que esteja em harmonia com sua natureza.

Se voce tem dúvidas, lhe convido a estudar sobre os atributos de Deus. Procure respostas para suas dúvidas, pois quando uma pessoa vai a fundo em qualquer assunto acaba encontrando Deus. Não fique apenas com as suposições ateístas, e aqui neste fórum onde impera mentes de 15 à 16 anos, concerteza não vai encontrar resposta  nenhuma. O que vai encontrar é zombaria e piadinha, textos com conceitos errôneos sobre Deus que só serve para atrair para o ateísmo alguns simpatizantes desprovidos de conhecimentos.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2006, 19:41:27 »
Ai ai ai...

Voce acha que Deus por ser onipotente pode mentir, roubar e ser mau" , e não é bem assim; a onipotência de Deus significa sua liberdade de pode fazer tudo que esteja em harmonia com sua natureza.

Se voce tem dúvidas, lhe convido a estudar sobre os atributos de Deus. Procure respostas para suas dúvidas, pois quando uma pessoa vai a fundo em qualquer assunto acaba encontrando Deus. Não fique apenas com as suposições ateístas, e aqui neste fórum onde impera mentes de 15 à 16 anos, concerteza não vai encontrar resposta  nenhuma. O que vai encontrar é zombaria e piadinha, textos com conceitos errôneos sobre Deus que só serve para atrair para o ateísmo alguns simpatizantes desprovidos de conhecimentos.

Já estudei o suficiente, e por isso acho desnecessária a hipótese de existência de qualquer ser supremo, e se for pra nos encher com esse proselitismo barato, aconselho que procure outro fórum.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2006, 19:50:46 »
Gênesis

Esse Deus adorado por voce tem conceitos totalmente arbitrários sobre bondade.

Se um Deus como esse realmente existisse eu o mataria se tivesse chance.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

rizk

• Visitante
« Resposta #15 Online: 02 de Maio de 2006, 21:25:49 »

Eu no teu lugar argumentaria que eh uma questao de ESCOLHA e MISERICORDIA de deus e nao deixaria os meninos comecarem a falar de logica. Senao a natureza de deus vira maior que deus mesmo e aiaiai de vc.
Mais cedo ou mais tarde vc vai estar dizendo que deus ultrapassa a logica humana e vai querer nao ter escrito nada disso.

Se voce tem dúvidas, lhe convido a estudar sobre os atributos de Deus. Procure respostas para suas dúvidas, pois quando uma pessoa vai a fundo em qualquer assunto acaba encontrando Deus.
EU fui a fundo fundo muito fundo em um monte de assuntos e soh achei pessoas.
Mas em qualquer assunto, vc diz. Nao devia ser soh Jesus?

Não fique apenas com as suposições ateístas, e aqui neste fórum onde impera mentes de 15 à 16 anos, concerteza não vai encontrar resposta  nenhuma. O que vai encontrar é zombaria e piadinha, textos com conceitos errôneos sobre Deus que só serve para atrair para o ateísmo alguns simpatizantes desprovidos de conhecimentos.

E voce acha que ha Forum pra que, Gege? eu nao diria isso de uma maneira tao feia quanto voce, parece que a velha guarda "bwahahahaha mais um para o inferno" ou sei la.

mas, de fato, o espirito do CC eh disponibilizar informacao suficiente, e propor uma maneira de pensar que julgamos mais sensata que a sua, para o pessoal que tem o feeling de que ha algo de errado mas nao sabe bem o que. Nao temos apenas jovenzinhos, como qualquer consulta indica... mas eh muito bom que eles entrem aqui com tamamnha frequencia. Nao esquece que sao eles quem vao educar os seus descendentes.

E eles vao virar ateus-feios-do-demo e te botar num asilo. Bwahahahaha.

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Maio de 2006, 22:11:42 »
Ai ai ai...

Se voce tem dúvidas, lhe convido a estudar sobre os atributos de Deus. Procure respostas para suas dúvidas, pois quando uma pessoa vai a fundo em qualquer assunto acaba encontrando Deus. Não fique apenas com as suposições ateístas, e aqui neste fórum onde impera mentes de 15 à 16 anos, concerteza não vai encontrar resposta nenhuma. O que vai encontrar é zombaria e piadinha, textos com conceitos errôneos sobre Deus que só serve para atrair para o ateísmo alguns simpatizantes desprovidos de conhecimentos.

Já estudei o suficiente, e por isso acho desnecessária a hipótese de existência de qualquer ser supremo, e se for pra nos encher com esse proselitismo barato, aconselho que procure outro fórum.

Voces vivem em fóruns evangélicos enchendo nosso saco com um proselitismo de baixo nível, totalmente deturpador, agora fica reclamando.

Vai entender.

O ###Nightstalker## é um que vive pelos fóruns evangélicos, fazendo propaganda deste site.

Se eu acho um assunto que não é interessante, vejo que é um proselitismo barato, eu não iria ficar lendo e respondendo.

Se não gosta não responda, ou melhor não leia.

Por exemplo.

Eu no teu lugar argumentaria que eh uma questao de ESCOLHA e MISERICORDIA de deus e nao deixaria os meninos comecarem a falar de logica. Senao a natureza de deus vira maior que deus mesmo e aiaiai de vc.
Mais cedo ou mais tarde vc vai estar dizendo que deus ultrapassa a logica humana e vai querer nao ter escrito nada disso.

Se voce tem dúvidas, lhe convido a estudar sobre os atributos de Deus. Procure respostas para suas dúvidas, pois quando uma pessoa vai a fundo em qualquer assunto acaba encontrando Deus.
EU fui a fundo fundo muito fundo em um monte de assuntos e soh achei pessoas.
Mas em qualquer assunto, vc diz. Nao devia ser soh Jesus?

Não fique apenas com as suposições ateístas, e aqui neste fórum onde impera mentes de 15 à 16 anos, concerteza não vai encontrar resposta nenhuma. O que vai encontrar é zombaria e piadinha, textos com conceitos errôneos sobre Deus que só serve para atrair para o ateísmo alguns simpatizantes desprovidos de conhecimentos.

E voce acha que ha Forum pra que, Gege? eu nao diria isso de uma maneira tao feia quanto voce, parece que a velha guarda "bwahahahaha mais um para o inferno" ou sei la.

mas, de fato, o espirito do CC eh disponibilizar informacao suficiente, e propor uma maneira de pensar que julgamos mais sensata que a sua, para o pessoal que tem o feeling de que ha algo de errado mas nao sabe bem o que. Nao temos apenas jovenzinhos, como qualquer consulta indica... mas eh muito bom que eles entrem aqui com tamamnha frequencia. Nao esquece que sao eles quem vao educar os seus descendentes.

E eles vao virar ateus-feios-do-demo e te botar num asilo. Bwahahahaha.

Porque eu iria perder meu tempo respondendo argumentos como estes.

Entendeu, eu apenas ignoro.
« Última modificação: 02 de Maio de 2006, 22:14:29 por Gênesis »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Maio de 2006, 22:30:11 »
:faltadeargumento_detected:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 03 de Maio de 2006, 00:29:28 »
Voces vivem em fóruns evangélicos enchendo nosso saco com um proselitismo de baixo nível, totalmente deturpador, agora fica reclamando.

Vai entender.

Hahahahaha! Olha só quem fala! Volta e meia cai um crente de pára-quedas pra nos encher o saco aqui no nosso fórum. E se tem gente que gosta de atazanar os evangélicos, qual o problema? É o troco na mesma moeda, para alguns ateus.

Eu particularmente já cansei de ir em sites religiosos para brigar com os crentes, e quando eu ia, sempre tinha uma área ateísta ou algum tópico difamando ateus. Nunca fiz nada de graça.

O ###Nightstalker## é um que vive pelos fóruns evangélicos, fazendo propaganda deste site.

Se eu acho um assunto que não é interessante, vejo que é um proselitismo barato, eu não iria ficar lendo e respondendo.

Se não gosta não responda, ou melhor não leia.

Existem regras aqui. Não se pode postar qualquer coisa. Toda a moderação pode ler o que você escreve e age conforme necessário, bem como as pessoas podem responder como convier ao que você postar.

Nâo existe essa de "se não gostar, não responda". É um fórum de discussão!

Porque eu iria perder meu tempo respondendo argumentos como estes.

Entendeu, eu apenas ignoro.

Como quiser. Lhe é conveniente. Mas se não quiser ler o que lhe postam, não espere que leiam o que você posta.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Gênesis

• Nível 03
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Maio de 2006, 10:04:13 »
Citação de: Ronin
E a coisa não fica só por aí, não...
No Gênesis, Deus diz (ou pelo menos dá a entender) que o homem seria destruído se comesse o fruto proibido; mas aí vem o demo e diz que não, que na verdade o homem ficaria igual à Deus em conhecimento (o que, de fato, "abriu os olhos" do homem).

Vai dizer que Deus não mentiu nessa?

Para voces vêem qual o nível de conhecimento dos ateístas.

Gênesis 3:3 "....disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais."

Por acaso Adão e Eva estão vivos?

Para voce ve o que a falta de conhecimento bíblico, com uma pitada de ensinos ateístas, faz.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #20 Online: 03 de Maio de 2006, 20:26:21 »
Não estão vivos, mas viver 900 anos é bom de mais pra ser algum tipo de punição divina.

rizk

• Visitante
« Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2006, 03:07:49 »
Além de crente é ignorante. Colega, EU defenderia a sua crença melhor que você. Qualquer um de nós o faria. Vai pra igreja estudar e ausente-se.
Subscrevo-me etc.

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Agosto de 2006, 12:20:52 »
Se Deus está além da razão, deve poder fazer coisas além da razão também, como a roda quadrada, a mulher meio grávida ou aquela famosa pedra.

Com Deus na parada, quem precisa de pensamento lógico?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #23 Online: 09 de Agosto de 2006, 13:35:43 »
Aê moçada! Mais um que está…

“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #24 Online: 09 de Agosto de 2006, 22:04:03 »
E Deus não pode matar uma alma.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!