Autor Tópico: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta  (Lida 1250 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Online: 01 de Janeiro de 2006, 19:44:13 »
Citar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou 206.883 quilômetros a bordo do avião da presidência em 2005, distância equivalente a 5,16 voltas ao redor do planeta pela linha do Equador. A estimativa é de reportagem publicada hoje no jornal O Estado de S. Paulo.

Em 2005, Lula visitou 25 países e presidiu duas polêmicas reuniões de cúpula em Brasília. Segundo o Estadão, as viagens no chamado Aerolula troxeram pouco ao Brasil: o País saiu derrotado em duas campanhas por altos postos em instituições internacionais, e ficou sem o assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

O especialista em relações internacionais Pedro da Motta Veiga, da EcoStrat Consultores, avalia que o Brasil passou por duas fases distintas na política externa em 2005. Até agosto, os esforços de Lula teriam sido centrados na obtenção do posto no Conselho de Segurança. A reivindicação foi manifestada em viagens para a Guiana e o Suriname, além da passagem por cinco países africanos - Camarões, Nigéria, Gana, Guiné-Bissau e Senegal. Lula tocou no assunto também na Coréia do Sul, Japão, França e na Guatemala.

A partir de agosto, diante do fracasso da campanha no Conselho de Segurança, o presidente passou a se dedicar à consolidação do Mercosul, em especial na questão das relações com a Argentina. Para Veiga, o bloco econômico, apesar da entrada da Venezuela, terminou o ano sem se efetivar como união aduaneira e com o livre comércio estendido ao setor automotivo.
 

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2006, 00:35:57 »
Tem que aproveitar o avião novo, né?

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2006, 01:01:32 »
fhc viajava mas não fazia porcalhadas. já lula vai espalhando suas gafes mundo afora....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hrrr

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 470
  • own goal
Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2006, 22:17:10 »
essa do fracasso no conselho de segurança eu ainda nao sabia.. =|

alguem me diz as noticias que falam desse fracasso?
so num te dou outra pq

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2006, 03:05:18 »
O que eu sei é que o Lula fez papel de otário na China: prometeu apoiar sua entrada na OMC em troca de apoio para conquistar a tal da vaga no conselho de segurança da ONU. Só que os chineses não apoiaram o Brasil e agora, como o Brasil a reconheceu como economia de mercado na OMC o país não pode mais aplicar salvaguardas comerciais contra os têxteis chineses, cuja mão-de-obra é quase de graça. E quem se fode é a indústria nacional, só perdemos com essa história.

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2006, 06:54:41 »
Citação de: Hrrr
essa do fracasso no conselho de segurança eu ainda nao sabia.. =|

alguem me diz as noticias que falam desse fracasso?


notícias houve durante todos os meses passados. mas só as vi claramente na primeira leitura. não li o estadão todo dia, mas imagino que dia ou outro comentassem no editorial ou na parte internacional.
o que a maior parte do pessoal viu foi uma animação com o conselho de segurança (tanto que todos os professores esse ano pegaram pesado nisso pra vestibular) e de repente... nada. todos se esqueceram, sem grandes reações. fora alguns veículos, sem nem comentários. depois ainda me dizem que a mídia pega no pé do lula.
mas a questão é mais grave ainda. além de não ter conseguido, passamos a considerar a china uma economia de mercado, pra ganhar simpatia, como bem disse gabriel... eis que, tanto por causa de intrigas históricas com o japão (que também queria a ampliação do conselho) quanto por puro descaso, não houve esse papo de conselho de segurança, estamos com um pepino na mão esquerda (haiti) e um na mão direita: tivemos nós de pedir aos chineses que, voluntariamente, limitassem as suas exportações voluntariamente. aproveito para complementar gabriel; a indústria têxtil não é a única ameaçada... visão ingênua do lula e da incompetência generalizada que está no itamaraty. pois bem, não o fizeram, e tendo reconhecido como 'economia de mercado', só fará possíveis vitórias na omc mais difíceis.
isso porque, de acordo com lula, era o maior parceiro estratégico brasileiro. penso que motivos ele tinha pra considerar a china e não os eua.. não dá pra ter ferrado o brasil só por antipatias ideológicas, né?


ainda sobre lula, o governo brasileiro na questão do mercosul foi frouxo. há tempos já quem manda nesse bloco é a argentina. um bloco de 20 ou 25 anos cuja TEC está cheia de furos e livre-comércio não se vê no horizonte.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2006, 09:27:34 »
Citação de: bruno
fhc viajava mas não fazia porcalhadas. já lula vai espalhando suas gafes mundo afora....


Giramundo
Bush em seu devido lugar


 
TEREZA ROZOWYKWIAT é experiente repórter de Política e compõe a equipe da assessoria de imprensa do TRT
 

 
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca assumiu qualquer atitude que indicasse a intenção de romper com os Estados Unidos, apesar de ter se posicionado firmemente contra a política norte-americana quando questões muito relevantes estiveram em jogo, como foi o caso da guerra do Iraque. Por outro lado, Lula também não vem demonstrando subserviência ou subordinação do Brasil aos interesses americanos. Ao contrário, procurou criar alternativas de mercado e cooperação junto a 14 países africanos por ele visitados, além da China, Coréia do Sul, Índia e Rússia. Isso sem falar das nações da América Latina. A mesma estratégia foi adotada por ele durante a 4ª. Cúpula das Américas, realizada em Mar del Plata, na Argentina, na semana passada.

Ele escolheu um caminho diferente do que foi arquitetado pelo presidente Hugo Chávez, da Venezuela, mas nem por isso deixou de defender suas posições. Não encheu um campo de futebol para protestar contra os EUA, mas deixou claro que a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), tão desejada por George W. Bush, não lhe interessava e não se situava entre as prioridades do seu Governo, posicionando-se ao lado dos integrantes do Mercosul.

Não era o comportamento esperado por Bush, que dias antes havia agendado sua primeira visita ao Brasil e desfiado um rosário de elogios ao presidente, numa tentativa sutil e disfarçada de cooptá-lo, atraindo-o para uma posição mais favorável à Alca. Ele já estava informado, através da Imprensa internacional e da própria equipe de inteligência americana de que grandes protestos seriam levados adiante contra a sua presença em Mar del Plata.

Acostumado a usar a arrogância como forma de alcançar seus objetivos, mesmo sabendo que encontraria uma oposição vigorosa, Bush chegou à Argentina pronto para impor e para vencer. Não condiz com seu perfil aceitar que suas propostas escoem pelo esgoto exposto a céu aberto, especialmente por iniciativa de seu inimigo Hugo Chávez e com o apoio de lideranças importantes como Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980 e o jogador Diego Maradona. Também não estava pronto para a frieza com que a questão da Alca foi tratada pelos chefes de Governo e de Estado.

Por isso, Bush entendeu, desde o momento em que percebeu a hostilidade latina que o aguardava, que era preciso dispensar a Lula um tratamento diferenciado. Afinal, o Brasil tem peso político na região e Lula é considerado um dos principais líderes do continente. Assumindo uma atitude extremamente sensata, o presidente brasileiro recebeu Bush na Granja do Torto com toda a hospitalidade, mas sem transigir. Centrando seu discurso nos interesses nacionais, aproveitou a oportunidade para reforçar sua posição contrária aos subsídios agrícolas. Para Lula, os entraves comerciais existentes atualmente não têm justificativas.

Terminou levando seu hóspede a responder que os Estados Unidos estavam dispostos a rever sua política, desde que o mesmo fosse feito pela Europa. Ao dizer isso, entretanto, provavelmente já sabia que a União Européia estava decidida a ignorar as reivindicações relativas à liberalização do comércio mundial, exatamente para não fazer concessões no que se refere aos produtos agrícolas, como constataria uma semana depois, em Londres, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Em seguida, Lula tratou de conversar também sobre outros temas menos polêmicos, mas que são importantes para o Brasil, amarrando acordos de cooperação nas áreas de ciência, tecnologia e saúde, com destaque para a produção de remédios para o tratamento da Aids, malária, tuberculose e gripe aviária.

Enquanto isso, o povo brasileiro se encarregava de protestar contra o intervencionismo americano no Iraque e no Afeganistão. Além da manifestação em Brasília à qual Bush não pôde fechar os olhos, atos semelhantes ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Fortaleza, Belém, Curitiba, João Pessoa e Campo Grande. Bandeiras americanas e bonecos gigantes representando o presidente dos EUA foram queimados, ao mesmo tempo em que o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) recolhia assinaturas pedindo a condenação de Bush por crimes contra a humanidade
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2006, 09:29:42 »
Citação de: Gabriel dCF
O que eu sei é que o Lula fez papel de otário na China: prometeu apoiar sua entrada na OMC em troca de apoio para conquistar a tal da vaga no conselho de segurança da ONU. Só que os chineses não apoiaram o Brasil e agora, como o Brasil a reconheceu como economia de mercado na OMC o país não pode mais aplicar salvaguardas comerciais contra os têxteis chineses, cuja mão-de-obra é quase de graça. E quem se fode é a indústria nacional, só perdemos com essa história.


'Time ' inclui Lula na lista das cem pessoas mais influentes do mundo

Nova York - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma das cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista “Time”. Ele está, ao lado do presidente americano. George W. Bush, e do terrorista Osama Bin Laden, na lista dos 19 líderes e revolucionários que, por seu poder, influência ou exemplo moral, mexem com a vida de todos nós. Ele é o único latino-americano citado entre os líderes mundiais, numa lista em que figuram o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o secretário-geral da ONU, Kofi Anan, e o segundo da Al Qaeda, Abu al Zargawi.
Lula é considerado o novo porta-voz do mundo em desenvolvimento e o primeiro líder a aplicar o ativismo social com realismo fiscal. “Apesar de ser radicalmente contra a globalização, Lula insiste que não quer destruir a nova ordem mundial, quer apenas torná-la mais justa”, diz a revista.
Tradição na imprensa americana, todo ano a Time publica a lista dos mais influentes, agrupados em cinco categorias: líderes e revolucionários, cientistas e pensadores, artistas e profissionais do entretenimento, heróis e ícones e empreendedores.
A revista explica que, para a seleção, usa três características para mapear as escolhas. Primeiro, os que claramente têm poder, como Bush, ou os que raramente dão opiniões publicas mas têm influência nos grandes acontecimentos, como o líder xiita Ali Huisaini Sitani. Segundo, os que têm exemplo moral a dar, como o líder sulafricano Nelson Mandela. Em terceiro, estão listados os que podem mudar a vida e o pensamento de milhões de pessoas, como o presidente da China, Hu Jintao, o líder da Coréia do Norte, Kim Jong II, o papa João Paulo II e, claro, Bin Laden.
Entre os políticos americanos de oposição estão o candidato democrata à presidência, John Kerry, e os Clintons – o ex-presidente Bill e a senadora Hillary. Da administração Bush a revista inclui a conselheira Nacional de Segurança, Condoleeza Rice, mas deixou de fora o secretário de Estado, Colin Powell, e o da Defesa, Donald Rumsfeld. Outra ausência foi a do primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
Entre os pensadores estão o professor Bernard Lewis, o filósofo Jurgen Habermas e Louise Arbour, alta-comissária de Direitos Humanos da ONU. Entre os artistas estão a cantora Norah Jones e os atores Sean Penn e Nicole Kidman. O diretor e ator Mel Gibson, que causou polêmica com o filme “A Paixão de Cristo”, está entre os heróis e ícones, assim como o cantor Bono, o Dalai Lama e os atletas David Beckhan (futebol), Lance Armstrong (ciclismo) e Tiger Woods (golfe). Entre os empreendedores estão a rede de televisão Al Jazeera e o empresário da comunicação Rupert Murdoch.

Fonte:Jornal o dia a dia
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2006, 11:22:24 »
Citação de: hugo

'Time ' inclui Lula na lista das cem pessoas mais influentes do mundo

...

 Em terceiro, estão listados os que podem mudar a vida e o pensamento de milhões de pessoas, como (...) o papa João Paulo II e, claro, Bin Laden.
Entre os políticos americanos de oposição estão o candidato democrata à presidência, John Kerry, e os Clintons – o ex-presidente Bill e a senadora Hillary. Da administração Bush a revista inclui a conselheira Nacional de Segurança, Condoleeza Rice, mas deixou de fora o secretário de Estado, Colin Powel

(...)

 Entre os artistas estão a cantora Norah Jones e os atores Sean Penn e Nicole Kidman.

Fonte:Jornal o dia a dia


Atualizado esse artigo, hein? Está na cara que ele não pode ser posterior ao último trimestre de 2004. Quero ver se depois de tanta CAGADA o Lula repet a dose. Se bem que é bem capaz de repetir mesmo, pois os jornalistas estrangeiros podem não ter aprendido a lição dos brasileiros e continuarem enxergando Lula como um "bom selvagem" realmente capaz de alguma liderança (coisa que ele já provou e reconheceu não ser capaz, afinal, como um líder pode ser incapaz de saber o que acontece embaixo de seu próprio nariz? A defesa de Lula acerca das denúncias de corrupção contra seu governo não é de que ele sabe nada? Pois então, se ele é inocente é também incompetente.)

Rhyan

  • Visitante
Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2006, 11:37:13 »
Mas da capacidade diplomática do Lulla ninguém pode reclamar!!!

Lula diz que dormiu no filme "2 filhos de Francisco"

Citar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado para a dupla Zezé Di Camargo e Luciano: "Diz pros meninos não ficarem chateados porque vi o DVD pirata deles. Eu nem vi o filme todo. Dormi no meio", falou.


:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2006, 11:56:21 »
:lol: Não é à tôa que o Minardo chama ele de bananão dos bananões :twisted:

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2006, 17:53:49 »
Citação de: Rhyan
Mas da capacidade diplomática do Lulla ninguém pode reclamar!!!

Lula diz que dormiu no filme "2 filhos de Francisco"

Citar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado para a dupla Zezé Di Camargo e Luciano: "Diz pros meninos não ficarem chateados porque vi o DVD pirata deles. Eu nem vi o filme todo. Dormi no meio", falou.


:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:


Ué... ele está sendo sincero apenas... que mal tem nisso?  :D
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Zibss

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2006, 18:09:12 »
:bebum:  :bebum:  :roll:

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #13 Online: 09 de Janeiro de 2006, 09:19:34 »
Consequencias de suas viagens...

*******************************************************

Saldo da balança comercial de 2005 atinge
recorde histórico: US$ 44,76 bilhões

O saldo da balança comercial (exportações menos importações) brasileira de 2005 alcançou US$ 44,76 bilhões, valor nunca registrado na história do país. O resultado positivo, 33% maior que o atingido em 2004, se deve ao desempenho expressivo das exportações e importações. As vendas externas tiveram incremento de mais de US$ 24 bilhões no ano passado e fecharam 2005 com US$ 118,3 bilhões. Já as importações totalizaram US$ 73,545 bilhões no ano passado.

Os resultados recordes mostram que apesar da valorização do real frente ao dólar, a corrente de comércio do país (exportações mais importações) não para de crescer com a diversificação de pauta exportadora, aumento do número de países que compram os produtos brasileiros e o crescimento da participação de estados com pouca tradição nas vendas externas.

“Abrimos portas através das missões, levamos empresários em algumas delas, desoneramos investimentos, entre outras ações”, enumera o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan sobre as medidas que o governo tem adotado para contribuir com o crescimento das exportações.

O secretário de Comércio Exterior do ministério, Armando Meziat, destaca a qualidade das exportações brasileiras. De acordo com ele, o Brasil deixou de ser um país basicamente exportador de matéria-prima e passou a vender também produtos de alta tecnologia bem como os de alto valor agregado. Ambos acreditam que a alta expressiva nas vendas externas vai impulsionar as importações com a necessidade de compra máquinas e equipamentos por parte dos empresários. Mais dinheiro circulando na economia do país significa mais emprego e renda para a população.

Produtos

Os produtos manufaturados são os que obtiveram maior aumento nas vendas externas no passado em relação a 2004: 23,5%. Isso ocorreu devido ao crescimento das quantidades embarcadas, principalmente de celulares (99,6%), veículos de carga (50,4%) e automóveis (31,6%).

Os semimanufaturados e básicos também tiveram importante participação no desempenho das exportações com crescimento 19,3% e 22,2%, respectivamente. Minério de ferro (+98,8%) e carne de frango (+51,7%) foram os principais produtos básicos exportados e no caso das semimanufaturas, destaque para celular (+117,5%) e açúcar bruto (+12,1%).

O aumento das vendas externas para mercados sem tradição exportadora também representou contribuição expressiva para os resultados positivos alcançados. Europa Oriental, África e Ásia apresentaram melhor performance com incremento de 55,8%, 41,4%, 27,9% nas exportações.

Outro fator significativo foi o aumento da participação nas vendas externas por estado. No Distrito Federal, o crescimento foi de 106% em relação a 2004; no Amazonas de 86% e no Amapá de 63,9%.

 

Mais informações sobre a balança comercial de 2005 em: http://www.desenvolvimento.gov.br
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2006, 12:13:11 »
Isso não é conseqüência da desastrosa política externa do presidente Lula, mas do bom desempenho da economia, que aliás, nem é totalmente por mérito do Palocci (uma ilha de competência nesse mar de despreparo que é o governo Lula), pois deve muito à boa fase da economia mundial, que está em crescimento. As exportações aumentaram, mas a proporção de produtos de tecnologia exportados ainda é baixíssima, dependendo principalmente de produtos agrícolas, que devido a seus preços instáveis não nos dão muita segurança de um crescimento sustentado a longo prazo (veja por exemplo o impacto que a febre aftosa teve sobre nossas exportações de carne!). E sem contar que nossos principais parceiros comerciais ainda são os grandes mercados, e não os amiguinhos que Lula faz na América Latina e na África; você vê que nossas exportações para esses países cresceram, mas em números absolutos são insignificantes. Porque então privilégia-los acima de nossos maiores parceiros na política externa? A única razão é o fato de o Lula gostar de pobre.

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #15 Online: 10 de Janeiro de 2006, 09:31:17 »
Citação de: Gabriel dCF
Isso não é conseqüência da desastrosa política externa do presidente Lula, mas do bom desempenho da economia, que aliás, nem é totalmente por mérito do Palocci (uma ilha de competência nesse mar de despreparo que é o governo Lula), pois deve muito à boa fase da economia mundial, que está em crescimento.(...)


Engraçado... se tem um desempenho ruim, é culpa do Palocci. Se tem um bom desempenho, é devido a conjuntura favorável da economia. Assim não dá, assim não dá... (usando as palavras de FHC)  :wink:

*************************************************

Folha: próximo governo terá herança positiva
Uma reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo demonstra que o ano de 2006 começa melhor do que o de 2002. Segundo a reportagem "Próximo governo deve ter herança positiva", o vencedor das próximas eleições à Presidência da República deve pegar um país com indicadores econômicos melhores do que os deixados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Mantido o cenário atual, o presidente eleito em 2007 poderá encontrar condições muito mais favoráveis do que as defrontadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao tomar posse. Abriu-se espaço para enfrentar outras frentes: investir em educação e infra-estrutura, cortar juros, e voltar a crescer de forma consistente", afirma a matéria.
De acordo com a reportagem, o saldo comercial brasileiro, que em 2002 havia alcançado US$ 13,125 bilhões, chegou a US$ 44,8 bilhões em 2005. As exportações foram de US$ 118,3 bilhões. A matéria indica que houve "um importante avanço no perfil da dívida" brasileira. "A relação dívida/PIB (Produto Interno Bruto) caiu, e a dívida cambial, que em 2002 era 39% do total da dívida líquida do setor público, está, hoje, quase zerada", informa a Folha. "Restam, da dívida cambial interna, agora em janeiro, menos de US$ 3 bilhões. Em meados de 2002, a dívida interna atrelada à taxa de câmbio, era de US$ 77 bilhões. A dívida total, de acordo com estimativas de economistas, é atualmente de cerca de US$ 18 bilhões, irrelevante se considerarmos que já foi de US$ 125 bilhões", diz o texto.
A reportagem destaca ainda a queda do risco-país, medida da percepção de risco que investidores estrangeiros têm do Brasil. O índice a fechou sexta-feira passada em 282 pontos. "No primeiro dia útil de 2003, o indicador medido pelo banco JP Morgan e que representa o que se paga por papéis da dívida brasileira acima da taxa dos títulos do Tesouro dos EUA, estava em 1.374 pontos. Em setembro de 2002, havia batido seu maior patamar, 2.436 pontos".
Outro ponto comparado pelo jornal é a inflação, que deve terminar 2005 em 5,7% - em 2002, subiu 12,53%. Já a renda do trabalhador, que caía de modo continuado desde 2001, voltou a subir em 2005, segundo a Folha: 2,1% na comparação com novembro de 2004. "A taxa de desemprego, por sua vez, pelo quinto mês consecutivo, ficou estacionada em novembro, em 9,6%, de acordo com o IBGE. Em novembro de 2002, era de 10,9%", informa o jornal.
Para o deputado Wasny de Roure (PT-DF), a matéria explica à sociedade "a mudança do quadro econômico, que é bastante alvissareira". "Não podemos deixar de reconhecer que isso trouxe um custo e que o governo poderia ter sido mais condescendente com a taxa de juros e a dívida externa. Mas talvez não tivéssemos obtido indicadores tão positivos. A despeito do crescimento das exportações, o desempenho poderia ter sido melhor com o real não tão valorizado", disse.

Valor Econômico: dívida em dólar está perto do fim
A dívida líquida em dólar do Brasil está perto do fim. É o que revela reportagem publicada na última sexta-feira pelo jornal Valor Econômico. Segundo a matéria, depois de ter esbarrado nos US$ 124 bilhões em 2003, a dívida líquida em dólar não passa hoje de US$ 16 bilhões. "Em cerca de 30 dias úteis pode chegar ao fim, se mantido o ritmo atual de atuação do Banco Central", diz o texto.
As informações constam de um estudo do Departamento Econômico do Bradesco, que soma a dívida interna e externa. Segundo analistas de mercado, o fim da dívida em dólar melhora a percepção do país junto ao investidor internacional e reduz o estigma da moratória da dívida externa. Além disso, o risco-Brasil tende a cair mais.
Segundo a reportagem "Dívida em dólar está perto do fim", o Banco Central e o Tesouro vêm atuando conjuntamente desde 2003 para reduzir a exposição da dívida pública interna ao dólar. "No fim de 2001, essa exposição chegou a US$ 77,3 bilhões. Hoje, a dívida interna indexada ao câmbio não passa de US$ 2,3 bilhões", informa a matéria.
O texto revela ainda que, além da queda da dívida interna indexada ao câmbio, também a dívida externa líquida está acabando. "Somente em dezembro, o Bando Central comprou US$ 4,25 bilhões no mercado interno de câmbio à vista. Quando o BC compra moeda, as reservas internacionais (o caixa externo do país) crescem. É esse caixa, mais outros ativos no exterior, como colaterais, que são deduzidos da dívida externa, resultando na dívida líquida do Tesouro e do BC, de US$ 24,5 bilhões em dezembro. Para se ter um parâmetro de comparação, no fim de 2002 essa dívida externa líquida era de US$ 56 bilhões", explica o jornal.
Editorial - O jornal Valor Econômico reservou o editorial desta segunda-feira para elogiar a atuação do governo brasileiro na redução da dívida em dólar. Na opinião do jornal, a zeragem da dívida "será um marco no gerenciamento do passivo internacional, revelando oportunismo do governo em aproveitar a farta liquidez para fortalecer a solvência do país".
Segundo o jornal, o governo "tem sido diligente" na tarefa de reduzir o passivo em dólares. "Juntos, Tesouro e BC compraram US$ 35 bilhões no mercado pronto de dólar em 2005, absorvendo boa parte do excesso de oferta de moeda produzido pelas exportações. O BC vem atuando pesadamente também no mercado futuro", reconhece publicação.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Roberto

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.021
Re: Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #16 Online: 10 de Janeiro de 2006, 10:03:58 »
Citação de: hugo
Engraçado... se tem um desempenho ruim, é culpa do Palocci. Se tem um bom desempenho, é devido a conjuntura favorável da economia. Assim não dá, assim não dá... (usando as palavras de FHC)  :wink:


Botando os pingos nos is, Hugão: o Brasil, durante o governo Lula, ainda não passou por graves crises internacionais, como as que ocorreram durante o governo FHC. Pelo contrário, a economia mundial navega em águas tranqüilas, com crescimento médio, diga-se de passagem, maior do que o Brasil vem obtendo. E não custa lembrar também que o primeiro ano do governo Lula (2003) foi mais difícil justamente porque ele teve que recuperar a credibilidade do país junto aos mercados, abalada não pela herança maldita de FHC, mas pelas próprias posições anteriormente defendidas pelo PT, quando na oposição.

O grande mérito do governo Lula (e não é pouca coisa, considerando o histórico do partido), ao menos neste primeiro mandato (eu ainda acho que Lula será brindado com um segundo), foi manter-se fiel ao realismo político e econômico, não embarcando em aventuras populistas.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.021
Re: Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #17 Online: 10 de Janeiro de 2006, 10:07:30 »
Citação de: hugo
Ué... ele está sendo sincero apenas... que mal tem nisso?  :D


Chamar aquela sua amiga gorda e feia de baleia com cara de buldogue também é ser sincero... mas não pega muito bem, né :D ?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #18 Online: 10 de Janeiro de 2006, 10:15:33 »
Citação de: Roberto
Citação de: hugo
Engraçado... se tem um desempenho ruim, é culpa do Palocci. Se tem um bom desempenho, é devido a conjuntura favorável da economia. Assim não dá, assim não dá... (usando as palavras de FHC)  :wink:


Botando os pingos nos is, Hugão: o Brasil, durante o governo Lula, ainda não passou por graves crises internacionais, como as que ocorreram durante o governo FHC. Pelo contrário, a economia mundial navega em águas tranqüilas, com crescimento médio, diga-se de passagem, maior do que o Brasil vem obtendo. E não custa lembrar também que o primeiro ano do governo Lula (2003) foi mais difícil justamente porque ele teve que recuperar a credibilidade do país junto aos mercados, abalada não pela herança maldita de FHC, mas pelas próprias posições anteriormente defendidas pelo PT, quando na oposição.

O grande mérito do governo Lula (e não é pouca coisa, considerando o histórico do partido), ao menos neste primeiro mandato (eu ainda acho que Lula será brindado com um segundo), foi manter-se fiel ao realismo político e econômico, não embarcando em aventuras populistas.


Concordo com voce. Eu sempre tive a expectativa que o primeiro governo do Lula seria para fazer o dever de casa e passar por média. O segundo é para passar com louvor... espero sinceramente.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re.: Viagens de Lula somam 5 voltas ao redor do planeta
« Resposta #19 Online: 10 de Janeiro de 2006, 11:35:24 »
Hugo, eu disse que o bom desempeno da nossa economia não era totalmente graças á competência de Antônio Palocci, já que a boa fas da economia mundial ajuda. Mas depois você viu que eu o elogiei, classificando-o como uma ilha de competência nesse governo desastroso do presidente Lula. Não fosse por ele seriam quatro anos perdidos pelo Brasil. De mais eu concordo com o Roberto, por quantas crises a economia mundal passou durante o governo FHC? Crise no México, na Tailândia, na Rússia... O cenário hoje é mais favorável que em boa pare da era FHC.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!