Autor Tópico: Fuga do editor da Revista UFO vira notícia Internacional  (Lida 2540 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Fuga do editor da Revista UFO vira notícia Internacional
« Online: 04 de Janeiro de 2006, 15:38:15 »
Postado pelo Kentaro Mori na lista do CA. Fiz uma tradução rápida do texto no link passado.

Ufólogos Brasileiros fogem de Desafio Cético
Artigo original do site chileno "Nave dos Loucos", nº 29 - Novembro de 2004.

Em setembro de 2004, ocorreu um episódio histórico. Ao menos para a ufologia brasileira. Tudo começou no dia 10, quando um membro do conselho editorial da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro para Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), desafiou Kentaro Mori, editor do site Ceticismo Aberto, na época da Sociedade da Terra Redonda, o maior grupo cético brasileiro. Começava então o choque entre os ufólogos e os céticos.

A isto se seguiu uma séria de desafios entre Mori e Ademar Gevaerd, presidente da CBPDV. Uma semana depois concordaram que a disputa deveria ser mediada por uma terceira parte. O grupo InterPsi, da PUC de São Paulo, foi convidado a cumprir essa tarefa e o coordenador do grupo, o psicólogo Wellington Zangari, enviou uma proposta de validação.

A comunidade ufológica, representada por Gevaerd, escolheria "um caso que, ao seu critério, ofereceria as melhores evidências da existência de vida inteligente fora da Terra", apresentando a documentação relacionada.

Ela seria analisada pela comunidade cética, representada por Mori, além da comunidade científica, representada por 5 cientistas independentes "das principais universidades brasileiras (como a USP, a PUC-SP e a UNICAMP), de diferentes áreas de conhecimento, por estarem acostumados a avaliar objetivamente as evidências". No dia 21, a proposta foi aceita por ambas as partes.

Entretanto, a avaliação durou pouco. Oito dias depois, Gevaerd simplismente abandonou a disputa. Em uma mensagem enviada a todos os envolvidos, mencionou três motivos para desistir. "Não me sinto na obrigação de oferecer provas de que os OVNIs existem a quem quer que seja", "Não sou o representante exclusivo da ufologia brasileira" e "Não tenho nenhum ânimo para fazer uma coisa como essa, e muito menos tempo". Gevaerd foi incentivado a desistir por Carlos reis, "mediador" da Revista UFO.

Incrivelmente, Reis, depois de afirmar que o desafio seria uma "perda de tempo", escreveu uma mensagem: "Eu, você (Gevaerd) e muita gente também sabe que a ufologia é frágil, nós não trabalhamos com provas, mas sim com indícios significativos de que estamos lidando com um fenômeno de natureza desconhecida. Só isso. Não podemos afirmar que existem seja extraterrestres, muito menos 'alienígenas', pois são apenas suposições, teorias, hipóteses, elucidações… Sabemos que a ufologia é muito mais que a soma de suas partes, e não temos todas as partes, e as que temos não sabemos por onde começar a estudá-las… Então, para quê entrar nesta bobagem de desafio?".

Zangari, da InterPsi, se declarou "absolutamente surpreso com o aviso do abandono… Assumir compromissos que envolvem a pessoas nos obriga a ter atitudes menos impulsivas, seja para aceitar, seja para abandonar qualquer atividade. O compromisso da mediação envolve a várias pessoas". E continua: "Considero a atitude de abandono, a esta altura, imatura, irresponsável… De fato, ninguém era obrigado a nada, a não ser ao que tenha dado a sua palavra".

Mori, representando os céticos, fechou o episódio: "Entendemos que o Gevaerd não só rejeitou a proposta, mas também falhou em não assumir o seu erro."

Link: Suplemento Magônia nº 59

A notícia mesmo é que este caso ainda está dando o que falar e agora saiu no Suplemento Magônia, com texto original em espanhol e tradução em inglês.

Kentaro Mori disse ainda na lista do CA que pretende publicar um artigo sobre o imbróglio.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
Re.: Fuga do editor da Revista UFO vira notícia Internaciona
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2006, 16:36:03 »
:lol:
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Fuga do editor da Revista UFO vira notícia Internac
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2006, 16:41:27 »
Citação de: Freddy Hazuki

Todas as vezes que eu leio o caso, eu me mato de rir. O Gevaerd deu mesmo essas desculpas para não debater! E olha que foi ele mesmo quem topou participar, dizendo que ia provar tudo!

Vou criar uma tese dizendo que fetos anencéfalos que não sofrem aborto viram criacionistas da Terra Jovem e ufologistas quando crescem.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2006, 12:21:24 »
:histeria:
Lembro bem disso no fórum da STR.

Mais engraçado seria ver as tais "provas".

Offline Stern

• Nível 05
  • *
    • http://www.pesquisapsi.com
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2006, 13:26:35 »
Citação de: Rhyan

As provas iam ser selecionadas a partir do chamado relatório Prato ... mas nunca chegaram em nossas mãos.
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2006, 13:56:32 »

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2006, 19:10:15 »
Citação de: Stern
Citação de: Rhyan

As provas iam ser selecionadas a partir do chamado relatório Prato ... mas nunca chegaram em nossas mãos.

Ow, ow... o APOD tem os relatorios e algumas entrevistas.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Stern

• Nível 05
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2006, 21:23:13 »

Ow, ow... o APOD tem os relatorios e algumas entrevistas.

Não entendi ! Que relatórios e entrevistas são estas ? Quando me referi ao fato das provas que seriam selecionadas e enviadas, o nós se referiu ao comitê mediador criado pelo Inter Psi, da qual fiz parte.
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2006, 10:37:46 »
Ah, perdao. Quando você disse "nunca chegaram a nós", imaginei aos membros do CC. Nao sabia que você fazia parte da comissao, portanto, desconsidere por gentileza minha afirmaçao.

De qualquer forma nao perderam nada. A discussao seria infrutífera também, primeiro porque os documentos citados nao passam de papéis. Como atestar a veracidade dos mesmos? Cruzando-se os dados dos documentos com as entrevistas (inclusive algumas recentes) de testemunhas da época, inclusive da médica do posto de saúde de Colares, PA, aonde supostamente ocorreram os fatos sinistros, e a entrevista do coronel responsável pela operaçao, podería-se conseguir aí, no máximo, um grau de evidência bastante modesto, até ponderável. Mas provas, concretas, de modo algum.

O que parece fato é que aconteceu algo sinistro em Colares em 77/78, vitimando várias pessoas. Isso foi publicado em jornais locais. Também que uma "milícia" da força aérea foi acionada para investigar os fatos. Mas, que enfim, eram extraterrestres... daí nao há nada de concreto.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Stern

• Nível 05
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2006, 12:48:46 »
Citação de: Gustavo Latorre
Ah, perdao. Quando você disse "nunca chegaram a nós", imaginei aos membros do CC. Nao sabia que você fazia parte da comissao, portanto, desconsidere por gentileza minha afirmaçao.

Não há do que se desculpar, seria dificil de se imaginar que eu teria feito parte da comissão. Minha última mensagem foi mopvida apenas por curiosidade, por você ter mencionado dados que não chegaram em nossas (Inter Psi) mãos.

De qualquer forma nao perderam nada. A discussao seria infrutífera também, primeiro porque os documentos citados nao passam de papéis. Como atestar a veracidade dos mesmos?

Nos foi passado na época que haviam muitas fotos, vídeos e documento, que era muito material para ser avaliado pelos cientistas aos quais repassaríamos os dados.

O episódio como um todo me causou muita decepção, seria muito interesante que os ufólogos tivessem se esforçado para separar o que consideram boas evidências da existência de vida extraterrestre e ter o provilégio de acompanhar a avaliação dos cientístas e o desenrolar da história. No fim, desistiram de tudo, recebi vários xingamentos e até ameaça de processo ...

O que parece fato é que aconteceu algo sinistro em Colares em 77/78, vitimando várias pessoas. Isso foi publicado em jornais locais. Também que uma "milícia" da força aérea foi acionada para investigar os fatos. Mas, que enfim, eram extraterrestres... daí nao há nada de concreto.

De fato, o grupo de céticos representado pelo Mori não nega a existência de fatos inexplicados ou de objetos voadores não-identificados , a questão central da discussão era : entre um objeto não identificado e um extraterrestre há uma enorme diferença. Um dos principais motivos da discussão é que, segundo o grupo cético, Revista UFO estaria vendendo vídeos alegando que tratarem-se de provas da existência de extraterrestres e que na verdade tais provas não existem.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2006, 20:26:18 »
Eu lembro dessa, o episódio acabou sendo batizado de "Fuga das Galinhas".  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2006, 21:04:23 »
Um dos principais motivos da discussão é que, segundo o grupo cético, Revista UFO estaria vendendo vídeos alegando que tratarem-se de provas da existência de extraterrestres e que na verdade tais provas não existem.

Exato. Na verdade a UFO lançou no ano passado uma coletânia de DVDs (video cassetada? Pegadinha??). As provas sao aquelas... luzinhas piscando a distância, nuvens de vórtice... exatamente as mesmas provas da existencia de fantasmas (ruídos e borrões). E justamente por isso eu estava esperando anciosamente o debate. Eu mesmo ja havia cansado de dar nos dedos do tio Geva e cia... mas, sabe como é... trolls não escutam: suas convicções são demasiadamente fortes, e a humildade demasiadamente pobre.

Alias, se casualmente alguém sem mais o que fazer têm interesse na papelada da OP, eu tenho cópias, inclusive das entrevistas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2006, 21:06:47 »
Um dos principais motivos da discussão é que, segundo o grupo cético, Revista UFO estaria vendendo vídeos alegando que tratarem-se de provas da existência de extraterrestres e que na verdade tais provas não existem.

Exato. Na verdade a UFO lançou no ano passado uma coletânia de DVDs (video cassetada? Pegadinha??). As provas sao aquelas... luzinhas piscando a distância, nuvens de vórtice... exatamente as mesmas provas da existencia de fantasmas (ruídos e borrões). E justamente por isso eu estava esperando anciosamente o debate. Eu mesmo ja havia cansado de dar nos dedos do tio Geva e cia... mas, sabe como é... trolls não escutam: suas convicções são demasiadamente fortes, e a humildade demasiadamente pobre.
E a grana que isso dá também é demasiadamente forte…

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2006, 17:53:48 »
Engraçado mesmo foi o Gevaerd descendo o nível drasticamente e atacando o Zangari com palavras de baixíssimo calão na lista de discussão do CA.

Offline Ronin

• Nível 07
  • *
    • http://www.forjadoirreal.blogspot.com/
« Resposta #14 Online: 10 de Janeiro de 2006, 02:53:02 »

Não há do que se desculpar, seria dificil de se imaginar que eu teria feito parte da comissão. Minha última mensagem foi mopvida apenas por curiosidade, por você ter mencionado dados que não chegaram em nossas (Inter Psi) mãos.

De qualquer forma nao perderam nada. A discussao seria infrutífera também, primeiro porque os documentos citados nao passam de papéis. Como atestar a veracidade dos mesmos?

Nos foi passado na época que haviam muitas fotos, vídeos e documento, que era muito material para ser avaliado pelos cientistas aos quais repassaríamos os dados.

O episódio como um todo me causou muita decepção, seria muito interesante que os ufólogos tivessem se esforçado para separar o que consideram boas evidências da existência de vida extraterrestre e ter o provilégio de acompanhar a avaliação dos cientístas e o desenrolar da história. No fim, desistiram de tudo, recebi vários xingamentos e até ameaça de processo ...

De fato, o grupo de céticos representado pelo Mori não nega a existência de fatos inexplicados ou de objetos voadores não-identificados , a questão central da discussão era : entre um objeto não identificado e um extraterrestre há uma enorme diferença. Um dos principais motivos da discussão é que, segundo o grupo cético, Revista UFO estaria vendendo vídeos alegando que tratarem-se de provas da existência de extraterrestres e que na verdade tais provas não existem.

Só não entendi porque um membro da comissão julgadora quase foi processado...

Agora, tem gente que realmente prova que é picareta. Porque se o cara realmente acreditasse nos materiais que ele diz ter, se ele realmente fosse um ufólogo que tenta achar evidências concretas de vida alien, ele teria algo a mostrar. Se isso seria suficientemente convincente ou não, aí já é outra história. Mas o cara daria a cara pra bater, se me desculpam o trocadilho...
by Ronin

Offline Stern

• Nível 05
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Janeiro de 2006, 14:04:35 »
Citação de: Ronin
Só não entendi porque um membro da comissão julgadora quase foi processado...

Agora, tem gente que realmente prova que é picareta. Porque se o cara realmente acreditasse nos materiais que ele diz ter, se ele realmente fosse um ufólogo que tenta achar evidências concretas de vida alien, ele teria algo a mostrar. Se isso seria suficientemente convincente ou não, aí já é outra história. Mas o cara daria a cara pra bater, se me desculpam o trocadilho...

A ameaça surgiu por causa deste email enviado à lista Ceticismo Aberto

http://br.groups.yahoo.com/group/ceticismoaberto/message/16810

Gevaerd, achou a mensagem ofensiva e resolveu ameaçar judicialmente os responsáveis pela lista alegando que temos responsabilidade cível e criminal sobre o conteúdo enviádo à lista.

Acreditaria que a ameaça não tinha nada haver com o chamado "desafio ufológico" e seria mais um ataque direcionado ao Mori  (criador da lista) que "respingou" em mim  se não fosse por este email, dirigido ao Zangari, 2 dias depois :

http://br.groups.yahoo.com/group/ceticismoaberto/message/16823

Offline Ronin

• Nível 07
  • *
    • http://www.forjadoirreal.blogspot.com/
« Resposta #16 Online: 10 de Janeiro de 2006, 16:25:16 »
E aí? Acabou como essa pendenga?
by Ronin

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 10 de Janeiro de 2006, 16:27:55 »
O Gevaerd é um cagão que desistiu do desafio. Isso é fato e não difamação… :hihi:

Acho que se ele fosse sincero, se disporia a entrar no debate e mostraria tudo o que tem. Como não quer, é de se supor uma forte possibilidade de charlatanismo. Ele devia ser processado só pela revista dele!

E depois fica xingando os outros de tudo quanto é nome, usando de diversas falácias para mostrar que é o bonzão e tudo mais. É um mela-cueca, isso sim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!