CANTANDO A VIDA!
Ercília Ferraz de Arruda Pollice
"Viver é não ter a vergonha de ser feliz,
E, cantar e cantar e cantar...
A beleza de ser um eterno aprendiz!"
- Gonzaguinha-
Viver, a arte mais difícil entre todas as artes. Até Van Gogh, meu preferido, apanhou nesta arte.
A vida , não costuma fazer ,conosco, parceria nesta arte!
Pelo contrário, muitas vezes faz papel de advogado do diabo. Puxa nosso tapete!
E o poeta canta: ...não ter a vergonha de ser feliz! Vergonha, não temos , creio eu. Todos buscamos ser felizes.
O que temos nessa busca, é um complicador. nem sempre nossas buscas, coincidem com as chances que temos. E em outras vezes, ao alcançarmos uma meta perseguida, outra já nos faz cócegas...Ah! a alma humana, essa eterna insatisfeita.
Penso mesmo que esse eterno buscar é o que nos mantém vivos .acordados para o viver. Essa procura é a chama que ilumina nossa alma ensimesmada por tão grandes conflitos e tão escassas alegrias.
Nosso espírito, é um eterno garimpeiro de pedras preciosas que a vida nos deve ou nos promete; pérolas de amor, ametistas de respeito, rubis de carinho, brilhantes de amizade, topázios de saúde, esmeraldas de esperanças...
O poeta nos manda cantar o viver. será que o poeta não sabe, que esse cantar está se tornando cada dia mais complicado pra maioria de nós!
Há quem diga , que sempre foi complicado. Há quem diga que o ser humano, não dá conta de acompanhar a rapidez dos fatos.
Quem tem razão, não nos importa.
O que importa é que a vida é nossa, e a necessidade de administrá-la é nosso dever de casa. e embora nem sempre demos conta, essa conta é só nossa!
Cantar, mesmo que sem voz! .Ainda que nosso eu peça o silêncio das línguas cansadas, que nos fala a canção. Buscar mesmo que tudo nos pareça perdido.
E... ser sábio em aprender cada dia a apreender os fatos e as soluções .
Já que ninguém tem vontade de deixar de viver, vamos enxergar a beleza de ser um eterno aprendiz!