Autor Tópico: Paradoxo dos ancestrais  (Lida 835 vezes)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Paradoxo dos ancestrais
« Online: 06 de Janeiro de 2006, 15:40:26 »
Toda pessoa viva na Terra teve/tem dois pais, quatro avós, 8 bisavós, 16 trisavós e assim por diante. Se você for aumentando o número de gerações, chega uma hora em que o número de ancestrais ultrapassa o número de pessoas vivas na época. Como estamos aqui, então?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re.: Paradoxo dos ancestrais
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2006, 16:26:59 »
Incesto?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2006, 16:59:17 »
10 irmãos tinham geralmente apenas 2 pais (e ainda temos essa situação em alugns lugares), como é que fica?
Snake, alguém pretende que isso que você escreveu aqui seja considerado um argumento?

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Re: Re.: Paradoxo dos ancestrais
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2006, 17:50:46 »
Citação de: Marcelo Terra
10 irmãos tinham geralmente apenas 2 pais (e ainda temos essa situação em alugns lugares), como é que fica?

Mas cada um tem 2 pais.

Snake, alguém pretende que isso que você escreveu aqui seja considerado um argumento?

Creio que não, eu só estava pensando na questão aqui e achei interessante.

Citação de: Oceanos
Incesto?

Poderia ser uma solução, mas segundo o autor desse artigo não resolveria o problema.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2006, 17:55:11 »
Citação de: Oceanos
Incesto?

Quase. Casamentos entre primos de primeiro, segundo, ... enésimo grau. Todas as pessoas do mundo são primas entre si em algum grau, então é claro que eu e a futura mãe de meus filhos, seja quem for, obrigatoriamente compartilharemos ancestrais comuns.

Digamos que eu me case com minha prima em segundo grau. Cada um de nós tem dois pais diferentes, no máximo seis avôs diferentes, e no mínimo dois avôs iguais. Ou seja, nossas árvores genealógicas se entrelaçam em certos pontos.

Pior ainda, a árvore genealógica de cada um se entrelaça com ela própria. Pore exemplo, e um de meus trisavôs deu uma puladinha de cerca e engravidou uma das minhas trisavós além de sua própria esposa? Nesse caso esse cara será meu trisavô duas vezes. Quanto mais regredimos no passado, mais comum será encontrar esses casos de parentesco múltiplo, uma mesma pessoa pode ser meu 48-avô quatro vezes e meu 47-tio-avô quinze vezes, por isso que eu não tenho necessariamente 1024 9-avô, mas, mais provavelmente, um número bem menor.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2006, 18:51:01 »
De mesma forma que um ancestral comum conseguiu fazer especies de macaco como o chipanzé, o gorila, o babuino, o homo sapiens  :twisted:  8-) ,etc.
"The patient refused an autopsy."

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2006, 18:57:27 »
Citação de: Snake
Citação de: Marcelo Terra

Mas cada um tem 2 pais.

Mas os 2 pais de cada um são os mesmos. EDITADO: Entendi o que você considerou como sendo o problema, está comentado no meu post seguinte.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2006, 19:07:13 »
Creio que não, eu só estava pensando na questão aqui e achei interessante.

Não tem nada de interessante nisso. É só um jogo de palavras. A situação está descrita de forma distorcida.

E não, não necessariamente uma pessoa tem 4 avós. Os pais podem ser, e em muitos casos são, primos. Não terá necessariamente 8 bisavós. Seus pais podem, e em muitos casos são, primos em segundo grau ou então alguns do seus avós, dentre os 4, podem ser primos. Cada geração de ancestrais que você retrocede é mais provável que eles sejam ancestrais comuns de mais de um dos antepassados descobertos anteriormente. E a cada geração que você voltar será mais provável que isso seja verdade. Traduzindo: Não há paradigma, problema ou questão algum a ser resolvido.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2006, 19:10:47 »
Poderia ser uma solução, mas segundo o autor desse artigo não resolveria o problema.

Depois eu leio... É o que? Alguém propondo isso como algo sério? Eu eu daqueles problemas-desafios do tipo que encontramos em algumas revistas?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!