Autor Tópico: Brasil abandona índios, diz Anistia Internacional  (Lida 753 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Brasil abandona índios, diz Anistia Internacional
« Online: 06 de Janeiro de 2006, 21:39:25 »
Brasil abandona índios, diz Anistia Internacional
06 de janeiro, 2006 - 18h36 GMT (16h36 Brasília)

Crianças Guarani-Kaiowá protestam durante a expulsão

A Anistia Internacional criticou nesta sexta-feira a atuação do governo e da Justiça brasileiros em relação aos povos indígenas, dizendo que o país fracassa "na proteção dos direitos constitucionais à terra".

Em um comunicado intitulado "Brasil: Governo e Judiciário abandonam povos índigenas mais uma vez", a organização não-governamental critica a "expulsão" de um grupo de índios guarani-caiowá de terras no Mato Grosso do Sul.

A retirada dos índios foi realizada pela Polícia Federal após uma série de batalhas legais com proprietários de terras, que culminou com uma decisão do Supremo Tribunal Federal contrário aos índios.

Segundo a Anistia, a decisão do STF "suspendeu o direito constitucional dos guarani-caiowás às suas terras tradicionais".

Mortes

O comunicado, distribuído para a imprensa internacional, diz que 38 ativistas indígenas foram mortos no Brasil em 2005, "considerado o pior ano da última década pelo Conselho Indigenista Missionário".

A última morte aconteceu nove dias depois do despejo da comunidade guarani-caiowá no dia 16 de dezembro de 2005.

Dorvalino Rocha, de 39 anos, era um dos membros da comunidade e teria levado um tiro no peito e morrido na entrada da fazenda Fronteira, em Mato Grosso do Sul.

Os índios estão acampados na beira da estrada MS 384, com pouca comida, sem condições sanitárias e em precárias condições de acomodação.

De acordo com Patrick Wilcken, da Anistia Internacional, "a decisão teve conseqüências catastróficas para a comunidade indígena".

Ela afirma que uma índia grávida de sete meses sofreu um aborto durante a expulsão e uma criança de um ano morreu logo depois, de desidratação provocada por diarréia.

BBC

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
Re.: Brasil abandona índios, diz Anistia Internacional
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2006, 03:23:55 »
É vergonhosa esta Situação. Eu sempre pensei que terras indígenas fossem protegidas tanto ambientalmente, quanto de qualquer tipo de desapropriação. :?
Ciência da Computação!

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2006, 03:30:52 »
Não gosto de "reservas para índios". Parece que eles são animais, diferentes de nós. Deveriam levar a nossa cultura até eles, trazer para o mundo "branco".

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Brasil abandona índios, diz Anistia Internacional
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2006, 08:58:08 »
Citação de: Ricardo M
Não gosto de "reservas para índios". Parece que eles são animais, diferentes de nós. Deveriam levar a nossa cultura até eles, trazer para o mundo "branco".

Podem estranhar, mas eu concordo com o Mioto. Separar índios em reservas não me parece ser o mais sensato. Eles não querem ter suas culturas preservadas ou morar no meio do mato. Eles querem fazer parte da civilização e ter acesso às nossas facilidades. Para isso eles vivem permitindo extração de madeira ilegal em suas reservas e fazem garimpo improvisado eles mesmo. Índio não mora mais em oca de palha, mas sim numa casa de tijolos, muitas vezes com energia elétrica e água encanada.

É melhor que as pessoas parem com essa besteira de dar reservas para índios só por serem índios que eu acho que isso não cola. No máximo precisaria ver se eles querem mesmo ficar lá.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2006, 15:19:34 »
Citação de: Ricardo M

Concordo em parte com vc. Mas acho que reservas foram a solução para que não se criassem "favelas indígenas".
Desapropriar os índio, sem dar preparação  para que eles mesmos concigam comprar as térras ou se mudar, não é uma coisa que de orgulho...
Ciência da Computação!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2006, 18:24:35 »
Citação de: Paulo José
É vergonhosa esta c[/color]ituação.

Vergonhosa mesmo.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2006, 14:36:30 »
É mentira. Eu trabalho no Ministério Público Federal, órgão responsável pela proteção indígena e pelo menos aqui no Paraná, eles têm muitas terras e muitos direitos e dinheiro. É fato notório que rola muita corrupção entre as lideranças indígenas e muitos conflitos. Normalmente são eles próprios que cavam a própria sepultura. Não sei como é esta estória do Mato Grosso, mas não duvido nada que eles tenham invadido a área e alegado que a uns 100 anos atrás era terra Guarani ou coisa semelhante e daí a Funai tentou desapropriar.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2006, 01:34:03 »
Citação de: Fernando
Citação de: Paulo José
É vergonhosa esta c[/color]ituação.

Vergonhosa mesmo.

:oops:
Ciência da Computação!

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2006, 07:47:36 »
eu não acho que tenhamosque levar a nossa cultura para lá.
mas sim desenvolver a cultura deles de acordo com a tecnologia do mundo atual, com respeito as suas tradições, costumes etc etc.

Por exemplo, ao invés de ensiná-los o portugues, deveríamos desenvolver uma escrita para a língua própria deles, traduzir livros, aparelhos eletronicos e usar o português como lingua secundária apenas.

abraços.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!