Autor Tópico: Abduções  (Lida 1505 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Abduções
« Online: 06 de Janeiro de 2006, 23:27:02 »
Me envolvi em um debate num Fórum Ufológico abordando o tema Abduções.
A coisa enveredou para uma questão estatística, e eu confesso que não estou conseguindo elaborar um raciocínio satisfatório.
Reproduzo trechos abaixo, aguardando considerações de todos.

hsette:
Há algo que sempre me intriga nos relatos de abdução.
Normalmente, em tais relatos, abduzidos e abdutores estão no mesmo ambiente, ambos sem vestimentas especiais. Logo, sujeitos às mesmas condições de atmosfera, temperatura e pressão.
É de se supor que tais condições sejam próximas daquela que é natural do local de origem dos eventuais abdutores (analogamente, é o que nós humanos procuramos fazer em nossas naves tripuladas).
Como os abduzidos não reportam maiores desconfortos em relação a isto, então tais condições seriam semelhantes às da Terra.
Não seria uma coincidência astronômica demais???

Starkhyel:
(...) por menos provável que nos pareça, temos necessariamente de não colocar de lado a hipótese de que as condições do meio existente no espaço onde a interacção entre o abduzido e o abductor ocorre, sejam razoáveis para ambos.

hsette:
Quanto a determinadas condições serem adequadas para ambos, humanos e extra-terrestres, concordo que a hipótese não pode ser totalmente afastada, mas temos de convir que a possibilidade é baixíssima.
Além do mais, relatos de abdução envolvem mais de um tipo de seres extra-terrestres, o que leva a possibilidade, estatisticamente, praticamente a zero.

Starkhyel:
A hipótese pode ter baixa probabilidade de corresponder à Verdade, mas não deixa ser ser hipótese.
Quanto à existência de relatos que descrevem aquilo que parecem ser espécies diferentes de alienígenas: de facto existem - os relatos. A diversidade real permanece um mistério.
Mas decerto irás concordar com o seguinte: se, à semelhança da imensa diversidade que ocorre na Terra, a mesma exuberância de biodiversidade ocorrer noutros locais do Universo, então quanto maior essa diversidade, maiores as probabilidades de que existam quer espécies que necessitam de condições muito diferentes das nossas, quer também espécies que se dêem bem exactamente com as nossas.
Ora, perante o cenário de existência dos dois tipos, podemos considerar que a Terra seria um local preferencial de visita e estudo por parte das espécies que tendo a capacidade de tomar conhecimento do nosso planeta, evoluíram e habitam condições semelhantes.
Aliás, nós mesmos como espécie se nos tornarmos exploradores de outros planetas, pelo Universo fora, com certeza iremos dar prioridade de estudo àqueles planetas nos quais será mais fácil e menos tecnologicamente complicado, subsistir e visitar. Entre estudar um planeta que nos exige fatos especiais, sistemas de respiração artificiais, etc, e estudar um no qual podemos respirar uma atmosfera rica em O2 e com uma gravidade semelhante à do nosso planeta, iremos nem que seja por motivos meramente econômicos ou de conforto, dar prioridade ao segundo.
Surpreendidos e intrigados ficarão os habitantes desse planeta, que ao ler os estranhos relatos dos seus companheiros, irão interrogar-se como é possível uma espécie de outro planeta que não o deles, não necessitar de sistemas artificiais? Alheios como nós, á existência de uma escolha prévia por parte de quem visita.

hsette:
É uma bela argumentação!
Porém, em termos estatísticos, quanto maior o número de espécies envolvidas no fenômeno, menor a possibilidade de estas espécies, de forma comum, se adaptarem a condições similares.
Não nego a hipótese a priori, mas penso que ela deve ser submetida a critérios que temos em mãos.

Starkhyel:
A mim parece-me que quanto maior o número de espécies num Planeta ou no conjunto deles, maior a probabilidade de que haja(m) alguma(s) que coincidam nas condições que nos são favoráveis.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
Re.: Abduções
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2006, 00:08:28 »
Tem um problema com as suas premissas:
ambos sem vestimentas especiais.
Como saber? Talvez o corpo visível deles seja meramente uma roupa-orgânica adaptada àquela atmosfera "humana" simulada em dado compartimento da nave.

Eu daria o argumento por encerrado ali na segunda citação do Starkhyel.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2006, 00:25:29 »
Considerando alguns fatos como verdadeiros para propositos de discutir o ambiente somente:
1. Os alienigenas existem
2. Eles vem para a terra.
3. O ambiente (temperatura, atmosfera, etc.) são adequados para eles
Você disse:

Como os abduzidos não reportam maiores desconfortos em relação a isto, então tais condições seriam semelhantes às da Terra.
Não seria uma coincidência astronômica demais???

Eu não acho tão impossivel haver assim um planeta semelhenta a terra. Assim como ele falou eu tambem comento no proximo paragrafo
Apesar de normalmente eu só aceitar a primeira como verdadeira (não nescessariamente tecnologicamente mais avançada, nem mais "evoluida", pacifica, ou sequer vida "racional", considerando quaisquer criaturas complexas como alienigenas, e desculpa os palavrões, porra, o universo é grande pra caralho) e a terceira como plausivel (a terra desenvolveu vida afinal)

Bem o mais provavel no caso seria que seriam formas de vida de um planeta parecido com o nosso como starkhyel falou.  Caso tenha um planeta com ambiente igual ou quase igual ao nosso e a vida se desenvolva la, nós tambem poderiamos pelomenos por algum periodo de tempo sobreviver em tais condições e vice e versa.
Quanto a se desenvolver num planeta com as mesmas condições existe algumas possibilidades:

1. A vida em larga escala só pode se desenvolver em condições de extrema semelhança com a Terra.

2. Algum planeta com condições semelhentes a da terra criou vida (não é assim tão impossivel, afinal a terra desenvolveu) e eles explorando ao espaço procuram lugares que não nescessitem muita terraformação

3. O ambiente deles é diferente, mas com a tecnologia avançada deles eles podem fazer clones geneticamente alterados/robos/trajes organicos/campos de força/alguma coisa que permite que eles trabalhem de seres de ambientes diferentes. Por exemplo da visão classica dos alienigenas podem ser diferentes robos ou trajes para ambientes hostis.

O ambiente não é tão problematico quanto parace

Ou seja, para convencer os que acreditam que homenzinhos verdes vem para a terra em discos voadores o argumento do ambiente não é muito adequado.
"The patient refused an autopsy."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Abduções
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2006, 00:38:14 »
Quanto a se desenvolver num planeta com as mesmas condições existe algumas possibilidades:

1. A vida em larga escala só pode se desenvolver em condições de extrema semelhança com a Terra.

2. Algum planeta com condições semelhentes a da terra criou vida (não é assim tão impossivel, afinal a terra desenvolveu) e eles explorando ao espaço procuram lugares que não nescessitem muita terraformação

3. O ambiente deles é diferente, mas com a tecnologia avançada deles eles podem fazer clones geneticamente alterados/robos/trajes organicos/campos de força/alguma coisa que permite que eles trabalhem de seres de ambientes diferentes. Por exemplo da visão classica dos alienigenas podem ser diferentes robos ou trajes para ambientes hostis.
(...)
O ambiente não é tão problematico quanto parece.

Devo admitir que, dentro do contexto, são argumentos fortes.
"Por quê?"

Chaves

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2006, 00:50:04 »

Acho que isso é puramente egocentrismo, não conhecemos todas as possibilidades adversas do universo para saber em quais os genes/aminoácidos encontrariam forma de se desenvolver e criar vida. Explicando melhor, acho que essa conclusão é fraca dado que o universo de pesquisa é muito inferior ao universo total de possibilidades.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: Re.: Abduções
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2006, 00:53:51 »
Citação de: Tarcísio

Acho que isso é puramente egocentrismo, não conhecemos todas as possibilidades adversas do universo para saber em quais os genes/aminoácidos encontrariam forma de se desenvolver e criar vida. Explicando melhor, acho que essa conclusão é fraca dado que o universo de pesquisa é muito inferior ao universo total de possibilidades.

Sim é egocentrismo, sim não é provavel, mas eu não disse que é a melhor hipotese, apenas que pode ser. Sem mais pesquisas não podemos afirmar nada sobre isso.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2006, 01:00:23 »

Realmente, há certo exagero na afirmativa ("só pode"), mas há quase que um consenso, pelo que eu acompanho do assunto, de que algumas condições são tidas como fundamentais, como por exemplo, a existência de água em estado líquido, o que condiciona outros fatores como temperatura, pressão, etc..
"Por quê?"

Chaves

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2006, 01:07:41 »
A sim, caso não tenha ficado muito claro. Eu não acredito que alienigenas visistem a terra, e quero mais que só relatos de um amigo de um amigo meu, mas tambem gosto de defender o lado contrario em certas discursões. É divertido pra mim essas discussões saudaveis, faz todos pensarem e melhora os argumentos dos envolvidos.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2006, 01:21:42 »
Citação de: hsette

Realmente, há certo exagero na afirmativa ("só pode"), mas há quase que um consenso, pelo que eu acompanho do assunto, de que algumas condições são tidas como fundamentais, como por exemplo, a existência de água em estado líquido, o que condiciona outros fatores como temperatura, pressão, etc..

Acho que já li sobre possibilidade de "sopa primordial" em metano líquido, mas já li muito em muitos lugares, não me recordando da fonte pode ser de qualquer lugar ;/

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2006, 08:56:47 »
Citação de: hsette

Acho que já li sobre possibilidade de "sopa primordial" em metano líquido, mas já li muito em muitos lugares, não me recordando da fonte pode ser de qualquer lugar ;/

De fato, deveríamos dizer que o fundamental seria a existência de um solvente, podendo-se especular então que o metano poderia exercer esta função. Naturalmente, para que o mesmo ocorra em estado líquido, as condições físicas reinantes devem ser outras.
"Por quê?"

Chaves

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2006, 07:21:16 »
Alguem ai leu o livro "A guerra dos mundos" de H. G. Wells?Nele os alienigenas morrem pq respiram o nosso ar, contaminado por bilhões de bactérias e virus , que para nós são inofensivos, mas para eles era mortal....Mesmo que eles modificassem a atmosfera dentro da nave, talvez ela se tornasse mortifera para os abduzidos, imagine quantos seres microscópios nós expiramos , e eles tb..... :o
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Janeiro de 2006, 13:09:24 »
Citação de: Lord Barata
Alguem ai leu o livro "A guerra dos mundos" de H. G. Wells?Nele os alienigenas morrem pq respiram o nosso ar, contaminado por bilhões de bactérias e virus , que para nós são inofensivos, mas para eles era mortal....Mesmo que eles modificassem a atmosfera dentro da nave, talvez ela se tornasse mortifera para os abduzidos, imagine quantos seres microscópios nós expiramos , e eles tb..... :o

Não daria tão certo assim. Os virus não seriam adptados a fisionomia dos alienigenas. Eles teriam que ser MUITO parecidos com os seres da terra para fazer intercambio de virus. Alem disso eles podem muito bem usar trajes especiais como foi dito antes.

Offline Ronin

• Nível 07
  • *
    • http://www.forjadoirreal.blogspot.com/
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2006, 03:05:44 »
Realmente, eu acho que uma civilização que teve a capacidade de chegar aqui na Terra seja lá de onde for não veria maiores problemas em coisas, comparativamente à viagem, aparentemente triviais como ambiente ou microorganismos. Provavelmente, assim como o faz o ser humano, a Terra seria pesquisada por máquinas ou afins antes de um contato direto.
by Ronin

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!