Autor Tópico: Wikibook sobre Lógica  (Lida 2821 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Wikibook sobre Lógica
« Online: 07 de Janeiro de 2006, 00:10:39 »
http://pt.wikibooks.org/wiki/L%C3%B3gica

Estou escrevendo este wikibook sobre lógica. Não está completo (e talvez demore a estar) mas já tem o suficiente para se tornar inteligível. Gostaria que quem tiver interesse dê uma lida e comente.

Só uma detalhe. Um certo browser feito pela Microsoft pode não abrir alguns símbolos lógicos, mesmo que estes estejam incluídos no Arial Unicode. Caso algum dos seguintes símbolos lhes parecem um quadradinho (e nenhum deveria ser), recomendo baixarem outro browser:

¬ ∧ ∨ → ↔ ↓

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re.: Wikibook sobre Lógica
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2006, 00:35:00 »
Li uns pedaços e achei bom. Só que é matematico demais, e pra certas pessoas tem quase fazer deseinho pra eles começarem a entender.
Mas ve se completa que eu quero usar isso quando começar minhas aulas de logica no colegio.
"The patient refused an autopsy."

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Re.: Wikibook sobre Lógica
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2006, 00:46:00 »
Citação de: Felipe
Li uns pedaços e achei bom. Só que é matematico demais, e pra certas pessoas tem quase fazer deseinho pra eles começarem a entender.
Mas ve se completa que eu quero usar isso quando começar minhas aulas de logica no colegio.

Mas como eu esclareci, lógica consiste numa ciência formal assim como a matemática. Aliás, ela é mais estudada por matemáticos do que por filósofos.
E eu prefiro mesmo esta abordagem do que a que vejo na maior parte dos artigos sobre lógica na net. Por exemplo, na maioria das vezes, quando vão tratar de falácias, dão um exemplo de argumento falacioso que pode enganar, e um contra exemplo de um argumento com a mesma estrutura mais evidentemente enganador. Não que isto esteja errado, mas obriga ao leitor decorar um monte de falácias, quando existem métodos simples de verificar a validade de qualquer argumento (tabelas de verdade, tablôs semânticos, dedução natural etc.).

Offline Falcão Peregrino

• Nível 02
  • *
Wikibook sobre Lógica
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2006, 02:10:03 »
gosto muito de lógica , mas meus conhecimentos sobre o assunto ainda são limitados . Mas nossa! quero dizer o cara esta escrevendo um livro de lógica( e pelo que pude ver não é o tipo de livro que passa em baixo da porta ) vc tem alguma formação em filosofia ou matemática , ou esta tirando essas ideas, que devem estar livro ( ainda não li ) ,da sua imaginação fértil ? Se essa for a opção tiro meu chapéu!
seu barriga " dona florinda ,a senhora sabia que somente as pessoas idiotas respondem uma pergunta com outra pergunta"
dona florinda" ora!!é mesmo?"

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2006, 11:54:16 »
Citação de: Dante, the Wicked
E eu prefiro mesmo esta abordagem do que a que vejo na maior parte dos artigos sobre lógica na net. Por exemplo, na maioria das vezes, quando vão tratar de falácias, dão um exemplo de argumento falacioso que pode enganar, e um contra exemplo de um argumento com a mesma estrutura mais evidentemente enganador. Não que isto esteja errado, mas obriga ao leitor decorar um monte de falácias, quando existem métodos simples de verificar a validade de qualquer argumento (tabelas de verdade, tablôs semânticos, dedução natural etc.).

É, mas eu estou em uma rodinha discutindo um assunto polêmico e então, após um argumento, eu paro e vou "fazer contas" para verificar a validade de um argumento? E em um debate na TV ou em uma universidade? Aliás, qual é o nome dos debates com platéia que  acontecem geralmente em universidades, é apenas debate mesmo?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2006, 12:12:51 »
Citação de: Marcelo Terra

É, mas eu estou em uma rodinha discutindo um assunto polêmico e então, após um argumento, eu paro e vou "fazer contas" para verificar a validade de um argumento? E em um debate na TV ou em uma universidade? Aliás, qual é o nome dos debates com platéia que  acontecem geralmente em universidades, é apenas debate mesmo?

Se chamam seminários.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Wikibook sobre Lógica
« Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2006, 12:15:23 »
Citação de: falcão peregrino
gosto muito de lógica , mas meus conhecimentos sobre o assunto ainda são limitados . Mas nossa! quero dizer o cara esta escrevendo um livro de lógica( e pelo que pude ver não é o tipo de livro que passa em baixo da porta ) vc tem alguma formação em filosofia ou matemática , ou esta tirando essas ideas, que devem estar livro ( ainda não li ) ,da sua imaginação fértil ? Se essa for a opção tiro meu chapéu!

Eu sou graduando em filosofia pela Unicamp e estarei semestre que vem estudando o projeto de Frege para fundamentação da aritmética sobre a lógica clássica.

Offline Emperor

• Nível 12
  • *
Wikibook sobre Lógica
« Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2006, 17:38:07 »

estarei semestre que vem estudando o projeto de Frege para fundamentação da aritmética sobre a lógica clássica.

Belo tema. Parabéns!  :ok:
Que bibliografia você indica para quem está começando a estudar Lógica de uma maneira vamos dizer...diletante?
Eu tenho o Fundamentos de Matemática Elementar Vol.1 do Iezzi que aborda Lógica de uma maneira bem elementar, além de alguns textos de Leônidas Hegenberg e do Elon Lages Lima.
A propósito, estou dando uma olhada no seu Wikibook e está me parecendo excelente.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Wikibook sobre Lógica
« Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2006, 17:58:14 »
Citação de: Emperor

estarei semestre que vem estudando o projeto de Frege para fundamentação da aritmética sobre a lógica clássica.

Belo tema. Parabéns!  :ok:
Que bibliografia você indica para quem está começando a estudar Lógica de uma maneira vamos dizer...diletante?
Eu tenho o Fundamentos de Matemática Elementar Vol.1 do Iezzi que aborda Lógica de uma maneira bem elementar, além de alguns textos de Leônidas Hegenberg e do Elon Lages Lima.
A propósito, estou dando uma olhada no seu Wikibook e está me parecendo excelente.

Na verdade eu já fiz a matéria Introdução à Lógica no curso de filosofia. Agora semestre que vem eu farei estudo dirigido sobre fundamentação da aritmética sobre a lógica clássica.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2006, 14:31:20 »
Como ta indo o wikibook?
*lançando magia de ressureição no tópico*
"The patient refused an autopsy."

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2006, 22:25:49 »
Citação de: Felipe
Como ta indo o wikibook?
*lançando magia de ressureição no tópico*

Eu criarei um apêndice para tratar de coisas como "problema da indução" e algumas perplexidades lógicas. Depois eu começo a escrever sobre o Cálculo Quantificacional Clássico.

Aos que estão lendo o wikibook, tudo ok? Alguma dúvida?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2006, 01:59:32 »
Está ótimo.  :)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2006, 14:22:26 »
Escreva um sobre Gottlob Frege depois.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2006, 19:03:49 »
vou dar uma olhada, parece interessante ...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2006, 19:10:15 »
usando o firefox:
[...]Ou ainda que dado um conjunto Γ de fórmulas[...]

era pra ter alguma coisa no lugar desse quadradinho?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2006, 19:26:38 »
Adorei. Está ótimo. :wink:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2006, 19:26:55 »
Citação de: bruno
usando o firefox:

É verdade, apareceu isso no Opera também.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Janeiro de 2006, 20:03:43 »
Acho que o caractere está correto, pois se fosse numa codificação que o Firefox não entendesse apareceria um retângulo com quatro números.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2006, 23:09:35 »
Citação de: bruno
usando o firefox:

Era para aparecer a letra grega "gama" em maiúscula:

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2006, 23:17:29 »
Citação de: Fernando
Escreva um sobre Gottlob Frege depois.

Falarei alguma coisa sobre ele num tópico do apêndice tratando de notação alternativa. Olha como era a notação do cara:

Sem falar que ele só usava estes símbolos. As outras funções de verdade ele expressava por meio da implicação e negação. Olha que coisa linda ficavam as fórmulas:

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2006, 23:34:30 »

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #21 Online: 18 de Janeiro de 2006, 14:04:21 »
sem noçao ae
so num te dou outra pq

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!