Não acredito no fim do Cristianismo num futuro próximo (pra mim isso quer dizer uns 100 anos), porque as Neopetencostais (desculpem se errei a escrita) estão ganhando muito espaço, principalmente aqui no Brasil, assim como religiões que não o catolicismo, esse sim eu acho que esteja fadado à extinção simplesmente pelo decréscimo constante no número de fiéis. A igreja só reverteria isso se modificasse princípios básicos de sua crença, como sacerdotismo feminino, complacência com métodos anti-concepcionais e, principalmente, uma visão mais coerente do mundo em si, de forma que a Bíblia perdesse grande parte de sua importância. Mas isso não vai acontecer, porque como foi dito acima, a Igreja se adaptou ao longo da História, como na contra-reforma, mas nunca algo tão radical a ponto de mudar suas bases. E não custa lembrar que com a contra-reforma veio a Inquisição (olha o Ratsinger aí!!!) e uma intolerância ainda maior.
Sendo assim,a cho que a ICAR tá fudida... nuns 150, 200 anos ninguém mais vai lá, e a gente vai visitar igrejas como quem visita um templo grego.