Existem muitos homens... proclamando que seu islamismo é O Islamismo. Esse é o problema. É exatamente como o Cristianismo, só que de forma mais velada, mais envergonhada.
Não é como o cristianismo coisa nenhuma, o problema de um ocidental é estar preso aos clichês cristãos, onde até eu tenho dificuldade em fugir, só temos o cristianismo como referência comparativa
Os muçulmanos são contra inovações, daí um só islão, só que a religião requerer-se equilibrada, onde existe equilibrio existe espaço a que se façam interpretações meio divergentes.
Um ponto fundamental do islão é evitar-se fitna (divisões) na comunidade islamica, os muçulmanos mesmo divergindo devem manter um dialogo constante para encontrar um meio de bom convivio...obviamente que certos grupos decidem pura e simplesmente tentar impôr a visão deles pela força ( alqaeda e semelhantes)...
Sou por um islão tradicionalista, penso que o mesmo sucede com a maioria dos muçulmanos. Existem hoje tentativas de tornar o islão em nada, ou seja em cristianismo não praticante, e isso para mim não é aceitável.
Cada ser humano tem uma percepção diferente da realidade, nós NÃO SOMOS OVELHAS, pensamos e agimos individualmente, por isso que no islão o acreditar não basta para ser salvo como sucede no cristianismo, não existem soluções mágicas, é através da acção concreta que se pode ser salvo e mesmo assim nada é garantido, tudo depende de Deus....
O ser humano deve agir seguir o bem para proveito própio e não porque pode ir para o paraíso, porque esse destino final é decidido por Deus, por isso pouco importa...
aprecio muito dar o seguinte exemplo,
existem três níveis de fé:
1 - O que faz o bem sem esperar recompensa alguma.
2 - O que faz o bem que nem comerciante, ou seja em troca de favores
( promessas)
3 - O que age por temor do castigo.
Na minha opinião a maioria da população humana encontra-se nos tipo 2 e 3.
E penso que ficou claro o facto, quem conhece um muçulmano não pode dizer conhecer o comportamento dos mesmos.
É neste ponto que irrita o insistir-se que deveriamos todos ser iguais, por parte dos não muçulmanos essencialmente.
Se olharem os muçulmanos enquanto individuos e não como um rebanho que segue cegamente seu pastor, muitos dos preconceitos acabarão...
esta visão é essencialmente sunita, porque xiitas segundo me é dado a conhecer acreditam na infalibilidade dos seus líderes...
válido para todos os grupos sociais incluindo ateus.